O bullying pode acontecer com todos, mas ocorre com intensidade diferente com cada um. Nem sempre você vai ficar ou se sentir excluído. Tem gente que consegue parar com os maus tratos respondendo de volta, seja através de palavras, ou de ações (tipo o Kyou que pegava os outros no soco), mas outras pessoas que não conseguem reagir e trancam tudo dentro de si.

Não é uma situação muito fácil de se encarar, ainda mais quando se está em fase escolar. Nem sempre os outros vêm o que é diferente com bons olhos, tanto em questão de gostos, como em questão de aparência. É importante que, quando o bullying acontece, estejamos sempre atentos aos sinais quando alguém está sofrendo maus tratos.

Tanto Kisa quanto Yuki passaram pela mesma coisa, mas em intensidades diferentes. Os dois sofreram com situações que envolviam o psicológico. Como não quero criar uma “competição de quem sofreu mais”, serei mais sucinta. Como a tigresa estava sofrendo na escola, acredito que sua situação seja mais próxima de nossa realidade.

Pode não parecer, mas bullying é mais antigo que imaginamos. Quem fala “ah, mas na minha época nem existia isso!” é porque nunca lhe ocorreu uma situação parecida. Boa parte dos membros dos doze signos sofre por conta de sua aparência diferenciada, principalmente por conta da cor do cabelo. Tem gente que consegue se defender, porém de maneira brusca, mas Kisa resolveu se calar e fugir de casa.

Como Kisa conseguiu se comportar com gente que chegava perto.

O que mais preocupa com essa situação é que os danos psicológicos podem ser tão fortes que as pessoas que sofrem bullying podem vir a se matar, já que estão em um ambiente escuro e fechado que criaram em suas mentes e não sabem mais lidar com isso. E os maus tratos não ficam apenas dentro dos filhos, mas também os pais são afetados. Não é à toa que a mãe da Kisa ficou tão mentalmente cansada.

Por conta da explicação de Tohru, a mãe de Kisa entendeu, mas parece que a professora e os outros alunos não entenderam nada do que aconteceu. Em animes/mangás, infelizmente boa parte das vezes é normal que os professores estejam alheios à situação que está ocorrendo, então falam como se fossem mestres no assunto e deixam a solução chegar sozinha.

Quando alguém finalmente conseguiu entender com perfeição a situação, Kisa finalmente conseguiu se abrir aos poucos.

Quem sofre/sofreu bullying sabe que não é fácil se abrir, e mesmo que consiga, vai tentando aos poucos contar sobre a situação. O grande problema é quando isso se repete durante anos a fio e vai consumindo a alma. A intensidade do sofrimento de Kisa não é o mesmo de Kyou, por exemplo, então ele não entendeu muito bem como ela não estava conseguindo mais falar nem o que comia. Hatsuharu também sofre bullying de vez em quando, mas prefere resolver no soco. Bom, cada um consegue se desvencilhar da maneira que pode.

Kisa, ao final do episódio, conseguiu dizer algumas palavras que foram importantíssimas para o seu desenvolvimento, principalmente porque precisava dar um passo inicial. Ela não poderia ficar parada para sempre, sem fazer nada. Resolveu enfrentar as suas dificuldades, mesmo que os outros a excluíssem e não olhassem mais para a sua cara. Kisa queria tentar e resolveu dar o primeiro passo depois de muito tempo.

Enfrentando uma nova vida.

Yuki também percebeu que ainda precisava mudar muitas coisas em si mesmo e decidiu que era importante se livrar da escuridão do seu passado. Não é à toa que resolveu ser o novo presidente do Conselho Estudantil no próximo ano e se tornar alguém muito mais forte do que é hoje.

Acredito que os passos da aceitação de si mesmo são dados quando nos damos conta de que temos coisas a melhorar em nós próprios, e o ter outra pessoa nos amando é importante para que nos amemos na mesma intensidade.

Muito obrigada por ler este artigo até aqui, e nos vemos no próximo! o/

Comentários