Um episódio lento, morno mesmo, mas ainda assim interessante. Given, aliás, tem muitos momentos assim. Acho melhor que animes que aceleram demais para vender seu peixe, mas quando se tem poucos episódios acaba sendo mostrado pouco do que a trama tem a oferecer. É hora de Given no Anime21!

Não sei muito o que comentar sobre o primeiro terço desse episódio, talvez que ficou claro que o Ugetsu não tem nada com o Akihiko, ou que a semana sem ensaios me pareceu adequada para que a vanguarda do The Seasons colocasse seus sentimentos no lugar?

A chuva contribuiu para criar uma atmosfera melancólica em torno dos personagens e do cotidiano deles e isso ajudou a encorpar a sensação de solidão, de sentimentos à deriva.

O que foi bom para o Mafuyu, afinal, ele precisava de tempo e silêncio para compor. Aliás, no final do episódio deu-se a entender que ele não compôs nada, mas eu duvido disso, ainda mais após a visita indesejada que recebeu.

Chuva em anime quase sempre leva a melancolia, não tem jeito.

Hiiragi quer ser perdoado, principalmente pelo Mafuyu. Por quê? Por que foi omisso? Por ficar calado quando uma palavra sua poderia mudar completamente a situação? Se for esse o caso eu entendo o arrependimento do garoto, mas o episódio não deu essas respostas, apenas apresentou o problema.

Fato é que ele é um dos amigos de infância do Mafuyu e aquele que viu o desabrochar da relação amorosa entre ele e o Yuuki. É claro que ele não sabe como o Mafuyu se sente, mas nem mesmo o Mafuyu sabe ao certo, então não consigo enxergar sua ânsia por perdão como algo tão “nocivo” ao co-protagonista.

Errei na especulação, não foram os amigos de infância e companheiros de banda do Yuuki que criaram um ambiente propício ao suicídio em torno dele. O estopim foi uma briga boba com o Mafuyu, mas certamente não o único problema.

A distância com a entrada no colegial, para dois amantes que foram criados juntos, com certeza é um dos fatores, mas seria o único? Ciúmes estariam envolvidos? E problemas familiares?

Ambos Mafuyu e Yuuki são filhos de mãe solteira, e no caso do Mafuyu o pai o batia quando criança. Isso inclusive deve ter ajudado a moldar sua personalidade introvertida, e no caso do Yuuki, seu total oposto, será que problemas familiares também não o incomodavam?

Nem tu faz, ao menos não fazia até esse momento, de certa forma.

Acabam o trecho revelador informando que ele começou a beber após brigar com o Mafuyu, mas esse ter sido o fator preponderante para o suicídio acho difícil. Tem que ter tido algo a mais, chocante, forte, para justificar esse ato.

E isso com certeza tem relação com o Mafuyu. Será que ele se sente culpado pelo que aconteceu? O Hiiragi se culpa por não ter feito nada, o Mafuyu por ter feito o que não deveria?

Cenas para os próximos episódios e, na moral, acabo achando apropriado esparramar o conteúdo desse arco nesses 11 episódios. Assim deve-se fechar um arco narrativo ao fim do anime. Acelerar para “sobrar” episódios seria uma idiotice.

Não curto tanto esse “vazio” que fica em certos momentos do anime, mas também posso pensar neles como apenas o cotidiano em curso. Nem todo minuto de uma série de ficção precisa existir para agregar diretamente a trama. O dia a dia, aliás, pode agregar de forma sucinta. Acho que em Given rola um pouco disso.

Uma pequena briga. Uma grande tragédia.

Enfim, o terço final do episódio foi quase só isso, mas eu entendi a estratégia de deixar o show e seus desdobramentos para o próximo episódio, até acho melhor assim. Pelo menos o episódio acaba com a proposição do conflito. A corda quebra como que a simbolizar a ruptura de algo entre os guitarristas. Será reparado a tempo do show que se aproxima? Veremos!

O importante é que a equipe de produção do anime encontre o clímax certo para fechar esse arco narrativo, estabelecendo Mafuyu como integrante da banda, curando ao menos a primeira camada de suas feridas emocionais e colocando os sentimentos de Uenoyama no lugar.

Aliás, quase não falei do Ue nesse artigo, né? No próximo ele deve aparecer mais, é a tendência.

Time Is Running Out é uma canção da banda inglesa Muse, a música compõe o terceiro álbum de estúdio do grupo e é um rock energético e sensual que eu ouço desde a adolescência. Por quê? Porque Muse é a minha banda favorita!

Foi uma grata surpresa vê-la sendo referenciada em um anime que eu comento. Um dia espero que usem uma música da banda para abertura de anime, já usaram do Oasis e do Alt-J, por que não do Muse, né?

Não consigo dizer adeus, ainda estou à deriva com seus ecos.

Até a próxima!

Aquele friozinho na barriga que não é causado pelo ar-condicionado.

P.S.: Você que shippa Uenoyama e Mafuyu ficou mordido com o beijo do Yuuki nele? Eu já esperava, não espero é que os protagonistas se beijem até o fim do anime, mas vai que rola uma surpresa, né? Ficaremos de olho!

Comentários