O Japão é muito conhecido por suas lendas envolvendo monstros e fantasmas. Inclusive está passando o anime Gegege no Kitarou, que está em sua sexta versão, atualmente em sua segunda temporada, mostrando as aventuras de um youkai, último membro de um clã de fantasmas, que passa os seus dias recebendo correspondências no mundo onde vive para derrotar alguns youkais para restaurar a paz dos humanos.

Inclusive, tem um episódio em específico de Gegege no Kitarou que fala das sete lendas presentes nos colégios japoneses. Uma delas é sobre a Hanako-san, mais conhecida aqui no ocidente como “a loira do banheiro”, e esta história será um pouco diferente, já que, no banheiro feminino, tem um fantasma, sim, mas ele é um menino e não é louro.

A história se difere um pouco do tradicional japonês, e relembrando o episódio de Gegege no Kitarou que me referi logo acima, acredito que ele seja uma mistura de Hanako (a menina do banheiro feminino) com Yosuke (o menino do banheiro masculino). E ainda tenho a opinião de que seria mais do mesmo se, quem atendesse ao pedido da Nene, fosse mesmo uma menina.

Claro, todo mundo deseja muita coisa. Eu mesmo queria realizar diversos desejos que são difíceis de concretizar, mas não seria nem um pouco adepta a pedir ajuda a forças sobrenaturais para ter o que quero. Nene foi louca o suficiente para pedir ao Hanako que seu desejo fosse realizado. No caso dela, ela queria que o menino que achava que era louca de amores também sentisse o mesmo por ela.

No entanto, Hanako não é muito requisitado por muitas meninas (não sei se tem meninos que já entraram no banheiro para pedir algo ao fantasma), e ele é um novato em seus afazeres, principalmente amorosos, então teve que se desdobrar para tentar realizar o pedido da menina.

Porém, em uma cena do episódio, Nene mostra que pode ser feminina, mesmo mexendo com uma inchada em um clube de jardinagem, e queria mostrar isso ao menino que gostava antes de seu “amor” atual. Depois de ser rejeitada, pulou para um novo amor, que é o presidente do conselho estudantil. Ou seja, Nene nunca teve certeza de seus sentimentos por nenhum desses meninos, e Hanako percebeu na hora.

“Então qualquer um serve, certo?”

Como último recurso, Hanako mostrou a ela o que é chamado de “escama de sereia”, que cria uma espécie de ligação entre duas pessoas, já que uma anula a maldição da outra. Esta transforma a pessoa em peixe quando engole a escama, tornando tudo mais perigoso para a pessoa amada, já que peixes são servos de sereias, e as sereias estão ávidas para buscar seus escravos.

Após ter salvo Nene, Hanako decide engolir outra “escama de sereia”, tornando parte do desejo da menina realidade. Isso porque ela afirmou, depois de muito pensar, que qualquer um servia, e como o menino não tem experiência em casos amorosos, decidiu resolver o problema de forma incomum, e assim passa a se tornar palpável para ela.

Na verdade, Hanako realizou um desejo dela: voltar a ser humana. O que será que Hanako fará para que o primeiro desejo originalmente feito se torne realidade?

Eu gostei muito do anime, principalmente por me lembrar de Gegege no Kitarou que, para mim, é uma excelente obra. O traço de Jibaku Shounen Hanako-kun é um pouco diferente, mas não atrapalhou em nada a experiência. Para mim, até trouxe uma pouco mais de fluidez em certos movimentos dos personagens (quer dizer, teve umas partes que faltou um pouco mais disso) e considerei bem divertido.

A paleta de cores eu achei bem legal. O ambiente é colorido, os personagens também, aliviando um pouco o clima de tensão trazida em histórias sobre fantasmas e outras lendas.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários