Bom dia!

Mais um ano, menos um ano, mais dezenas de animes e você talvez esteja se perguntando, “tá, mas o que que vale a pena eu assistir?” enquanto examina assoberbado a lista de todos os animes do ano de 2020. Provavelmente não.

Em todo caso, para eleger quais, dentre todos os animes de 2020, foram os melhores, reunimos mais uma vez a melhor equipe de especialistas em anime que pudemos: nós mesmos.

Com a pandemia, adiamentos e cancelamentos de animes, além do impacto na produção nos animes que efetivamente foram lançados, essa tarefa foi um pouco mais ingrata do que de costume, mas acreditamos ter produzido resultado à altura do desafio.

Começando hoje e seguindo ao longo dos próximos dias publicaremos os melhores animes por gênero, culminando no ranque de melhores animes do ano.

Hoje, animes de romance.

Romance é o gênero dos relacionamentos amorosos. Alguns são mais dramáticos, alguns são mais leves ou engraçados, alguns podem envolver triângulos amorosos ou formas geométricas ainda mais complicadas, em particular a forma radial dos haréns está bem estabelecida como um subgênero popular.

Em romances puros, os personagens sonham em ter aquela pessoa especial. Em outros eles só querem se pegar loucamente. O importante é: no romance o protagonista quer ficar com alguém e é disso que a história se trata.

Em 2020, esses foram os melhores animes de romance:

 

5. Kanojo, Okarishimasu

Texto por Kiraht

Sabe aquelas histórias de amor onde tudo coopera para que um mal entendido permaneça vivo e os envolvidos não conseguem mudar isso? Pois bem, aqui temos uma história similar onde nosso querido protagonista parece gostar de se enrolar nesse tipo de coisa.

Numa comédia romântica bem atual, Miyajima Reiji, o autor da obra, escreve sobre Kazuya, um universitário com quem você pode facilmente se identificar ou talvez entender (em algum nível). O pobre garoto tomou um pé na bunda de sua namorada e num ato desesperado contratou uma namorada de aluguel, serviço relativamente incomum mundo afora mas bem conhecido nas terras nipônicas.

E aí, caro(a) leitor(a) é que a confusão começa. Ele acaba mentindo para sua avó (coitada da véia, acreditou que o seu querido neto imprestável finalmente achou uma namorada) e a partir daí percebe que o buraco em que se meteu é bem mais fundo. E claro, azar da vítima da vez: Chizuru, a tal da “namorada”.

São 12 episódios com muito fanservice de garotas bonitas e com roupas bonitas ao lado de um sujeito que apesar de tudo tem suas qualidades. Kanojo, Okarishimasu (Rent-A-Girlfriend) é uma boa pedida se você gosta de obras desse gênero por ser divertido e ter heroínas ótimas, seja visualmente ou na personalidade.

Primeiras impressões de Kanojo, Okarishimasu

 

4. Adachi to Shimamura

Texto por Kakeru17

Na história de Adachi to Shimamura acompanhamos Adachi e Shimamura, duas colegiais que fazem amizade enquanto matam aula e jogam ping-pong. À medida que se aproximam crescem os sentimentos que têm uma pela outra.

Adachi to Shimamura é um shoujo ai leve que foca no desenvolvimento da amizade de suas heroínas e no dia a dia das duas, seja na escola ou interagindo com as amigas. O anime é produzido pelo estúdio Tezuka Productions e possui 12 episódios.

Primeiras impressões de Adachi to Shimamura

 

3. Yesterday wo Utatte

Texto por Kakeru17

Na história de Yestarday wo Utatte acompanhamos Rikuo Uozumi, um recém graduando que mantém o emprego de meio período para pagar as contas e se contenta apenas com isso, não buscando trabalho em sua área de formação. É no dia a dia da loja de conveniência em que trabalha que ele conhece Haru Nonaka, uma peculiar colegial, e se reencontra com a amiga de faculdade, a agora professora Shinako Morinome, pela qual nutria uma paixão – que reacende. É ao confrontar seus sentimentos que Rikuo mudará a si?

Yesterday wo Utatte adapta um mangá de 11 volumes iniciado nos anos 1990 que aborda o romance com uma pegada mais sóbria, puxando mais para o slice of life e o drama envolvendo questões existenciais, mas também afetivas. O anime é produzido pelo estúdio Doga Kobo e possui 12 episódios, além de contar com 6 especiais curtos que complementam um pouquinho a trama.

Primeiras impressões de Yesterday wo Utatte

 

2. Oregairu 3

Texto por Kiraht

Oregairu 3 é nada mais e nada menos que a conclusão da obra. Em todos os sentidos possíveis. Aqui, continuando diretamente da segunda temporada, o trio de desajustados composto por Hikigaya, Yukino e Yui chega com tudo para concluir esse capítulo de suas vidas.

O amadurecimento deles e daqueles ao seu redor é cada vez mais notório. Além disso, temas como o medo de não ser aceito, o auto-sacrifício em benefício do próximo e a busca por algo verdadeiro são alguns dos mais presentes durante os 13 episódios. Cada um deles é desenvolvido de maneira única, algo típico do autor.

Já o final – independente de agradar ou não no tocante a escolha do Hikigaya – é fechado com chave de ouro, passando longe de trair as expectativas por ser bem construído ao longo da temporada, fazendo valer a espera de 5 anos pela finalização da história.

Resenha de Oregairu 3

 

…e o Melhor Anime de Romance de 2020 é…

 

1. Tonikawa: Over The Moon For You

Texto por JG21

Acredito que muitos gostam de um bom romance para aquecer o coração, mas dentro dessa vertente existe quem prefira quando não conta com todas aquelas confusões, polígonos amorosos e outros empecilhos que muitas vezes não levam a qualquer lugar no fim da história. Pois Tonikawa: Over The Moon For You – ou Tonikaku Kawaii -, veio com a missão de encantar quem busca esse amor descomplicado e genuinamente fofo.

Contando a história de um casal inusitado e que se envolveu de uma forma absurda, com inspirações no Conto do Cortador de Bambu (aquele da Princesa Kaguya, que veio da Lua), o anime não abusa da nossa paciência e esbanja no humor e doçura que cercam esses dois, mostrando como essa relação que surgiu abruptamente vai se solidificando e desenvolvendo com a convivência e o tempo que passam juntos.

Aqui não existem conflitos pesados, nem antagonistas “aborrecentes”, mas nem por isso o enredo fica desinteressante, ao contrário, toda a delicadeza e calor da obra são tão bem empregados que prendem quem assiste a dupla e sua adaptação à vida a dois, junto a seus amigos e família – que convenhamos, são um show a parte nessa jóia da animação.

Como a ótima comédia romântica que é, esse anime vale a pena para quem procura por um romance menos desgastante, mas que cresce, é saudável e transmite a mensagem de um amor romântico na sua forma mais pura e divertidamente açucarada.

Primeiras impressões de Tonikawa: Over The Moon For You

 

Esses foram os Melhores Animes de Romance de 2020 segundo a Equipe do Anime21. Amanhã tem os melhores slice of life!

Comentários