Por essa eu não esperava! Eis que o Haruto virou o núcleo de um harém. Até a garota que morreu resolveu ficar por aí pra rever seu grande amor. Você tem noção disso? Tudo bem que eu sou um péssimo partido para começo de conversa, mas eu pelo menos estou acordado, as pessoas sabem quem eu sou, podem entrar em contato comigo. O Haruto, por outro lado, tá de boa na lagoa, suave na nave, sem drama na cama (literalmente), e no entanto elas estão tão na dele.

Mas Haruto não quer saber de ser ajudado, acordar, escolher uma garota não. Se eu me convencer de que tô à pampa na rampa aqui na minha e nem quero saber dessas coisas também não, posso chegar pro Haruto e falar aquele velho meme: É nóis que voa, bruxão!

Yuko, Nene (na tela) e Misaki

Sacanagem gratuita à parte, não foi bem isso que aconteceu (mas foi). Estou só sendo chato com o anime porque sem suas camadas de significado, suas metáforas excessivamente complexas e sua lacração, 18if que ficou meio chato, né? Não que tenha sido um episódio ruim, mas depois de tudo o anime quer contar uma história maior e ela parece bem menor que as histórias individuais, mesmo as mais fraquinhas. Como eu deveria absorver isso?

Não resta nenhum mistério de que é Lily quem está falando a verdade (ou falando menos mentira) sobre a Eva. Quero dizer, não é como se houvesse grande dúvida desde o começo porque nunca pareceu que teríamos qualquer motivo para duvidar dela, e além disso o maluco da seita é, bem, um maluco de uma seita. Mesmo assim esse episódio fez questão de esclarecer: Eva é má, ela controla outras garotas, tem uma fortaleza militar e tentáculos gigantes carnívoros, portanto é impossível que ela seja a salvadora que sua seita defende. As expressões lunáticas que o cara fez durante o episódio, culminando com sua êxtase enquanto é banhado por sangue, terminam o serviço. Não que 18if tenha sido moralmente ambíguo em qualquer episódio que eu me lembre, mas como eu já disse, as demais histórias tinham sua graça porque eram mais profundas. A história de Eva talvez até se revele uma história mais complexa no final, mas até agora é só uma vilã. Sem ambiguidade, sem moralidade.

Uma vilã que parece terrivelmente relacionada com Lily. Quem será Eva? No artigo do episódio anterior eu especulei que ela pudesse ser uma segunda forma da própria Lily. Eu ia dizer que já que Eva atacou Lily e Lily está indo ao encontro de Eva isso parece impossível, mas depois de descobrir que existem fantasmas nesse anime eu não vou assumir mais nada. Por mim a Lily pode muito bem ser a própria Eva. Ou talvez uma garota que já foi a guardiã de Eva, controlada como a Yurina, a irmã do Professor Kanzaki, e que em algum momento escapou do controle dela. O tema “lírio” não deve ser à toa, ou será que é? Em uma nota lateral, lírios são associados à pureza sim, mas não só isso, lírio em japonês é yuri, e sim, é aquele yuri mesmo, romance lésbico. Acho que não tem nada a ver, mas quando a gente tem pouca pista a tendência é especular loucamente para todos os lados, né?

E por que o Haruto é “o único” que pode derrotar Eva? Ele tem alguma ligação pessoal com Eva, quem quer que ela seja? Pelo flashback dele, nenhuma garota notável apareceu. Ele cresceu como alguém maltratado, negligenciado e menosprezado por todo mundo, e um dia foi atropelado e entrou em coma. Ou tentou se matar, sei lá, o flashback só mostrou um carro voando na direção dele. Supondo que tenha sido um acidente, foi um pouco demais, eu acho? Algumas garotas adormeceram por muito menos do que Haruto sofreu, e ele no entanto precisou ser atropelado e entrar em coma para adormecer. Se Lily o escolheu e o prende naquele mundo propositalmente, e dado que as garotas no mundo dos sonhos podem exercer controle sobre a realidade, talvez ela tenha feito isso com Haruto?

Ou talvez foi a Eva, tentando matá-lo mesmo, porque ele seria “o único” que poderia derrotá-la para começo de conversa? Ah, isso tá confuso demais. Mas gostei de rever todas as garotas, embora a Hanako tenha ficado horrorosa (sem ofensas!). E apesar de ter sido um enorme asspull, adorei rever a Kayo. Espero que ela continue por aí até reencontrar o Haruto.

Comentários