Persona 5: The animation é uma adaptação de um jogo produzido pela Atlus, lançado em setembro de 2016 no Japão e em abril de 2017 no resto do mundo. Foi premiado como o melhor RPG no The Game Awards 2017 e foi amplamente elogiado pela crítica. Mesmo que alguns animes baseados em jogos sejam muitas vezes mal adaptados e criticados pelo público, Persona 5 é uma das maiores expectativas nessa temporada de abril.

A história se passa na Tokyo atual e segue Ren Amamiya após sua transferência para a Shujin Academy, em liberdade condicional por ser acusado de um crime que não cometeu. O personagem acaba descobrindo um universo paralelo chamado metaverse (um reino sobrenatural que consiste na manifestação física dos desejos subconscientes da humanidade). Após descobrir seus poderes “persona”, ele forma um grupo de vigilantes secretos para invadir o metaverse buscando converter as intenções malignas de algumas pessoas.

A franquia Persona é historicamente bem difícil de ser adaptada pelo modo em que o enredo vai se desenvolvendo nos jogos e também por ser um jogo extenso fazendo o jogador ter muitas horas de gameplay. A última animação inspirada na franquia foi Persona 4: The Golden Animation, que não foi muito elogiada.

Eu reconheço todas as dificuldades que o estúdio e a staff tiveram que passar para adaptar Persona 5, mas uma coisa me incomodou nesse primeiro episódio, muitas das pessoas que tiveram o primeiro contato com a franquia agora talvez tenham ficado um pouco perdidas ao assisti-lo, pelo ritmo rápido que ele tomou, diferente do jogo, que teve um ritmo mais cadenciado no início facilitando a compreensão do enredo. Adaptar em pouco mais de 20 episódios uma obra com mais de 80 horas de jogo é algo realmente difícil, então é muito normal que o ritmo esteja bem acelerado, porém eu acho que seria bem melhor deixar as coisas um pouco mais lentas no início.

Isso foi uma parte um tanto confusa para quem está tendo o primeiro contato com a obra.

Eu não tenho muito sobre o que comentar em relação ao visual dos personagens, eles estão bem semelhantes com o visual presente nas animações dentro do jogo. Também é notória a superioridade da animação do anime em relação as do próprio game.

Em algumas cenas, achei que os focos de iluminação foram bem trabalhados.

Em relação a trilha sonora, as poucas que não foram reutilizadas do jogo tentaram manter o mesmo padrão dele. A ending também nos deu a ideia de como será a direção artística, é mesma voz das músicas presentes na obra original, além de ser o mesmo compositor, e todo estilo artístico marcante presente no jogo provavelmente estará em algum momento no anime, como já vimos na própria ending.

Eu honestamente não gosto muito dessa dublagem.

Eu recomendo muito que Persona 5 seja acompanhado durante essa temporada, acredito que vai ser muito interessante ver como o estúdio e a staff vão se sair ao fazer uma animação até um tanto ambiciosa. Também acredito que as pessoas que já tiveram um contato prévio com a obra terão uma experiência mais completa, mas nada impede qualquer pessoa de ter uma boa experiência com a obra, então é altamente recomendável para todos.

Fora o próprio Ren, nenhum dos personagens tiveram qualquer foco ou desenvolvimento.

É realmente difícil prever como o anime vai se sair aos longos dos próximos 23 episódios, eu pelo menos fiquei contente com o resultado desse primeiro capítulo. Como não fiquei decepcionado, posso dizer que toda a minha expectativa está mantida e acredito que o resultado pode ser bem diferente de outras obras baseadas em jogos (alguns da própria franquia Persona) que falharam e foram esquecidos. Mesmo que seja bem complicado de ser adaptada, creio que no final teremos um resultado excelente.

Vamos esperar como serão os próximos capítulos!

  1. Oi Flávio! Olha sei que é Difícil,mas Alguns ANIMES baseados em Games que vi Foram Bem Adaptados….
    Esse é o Caso de Persona 4,Senran Kagura,HyperDimension Neptunia que muitos Elogiaram pela Adaptação…Até que Gostei desses Animes,Incluindo DanganRonpa,Sonic-X,Street Fighter,Sengoku Basara e…..Ufa….

    Esses ANIMES q vi são Nota 10! agora o Persona 5,nossa está Lindo! Tá igualzinho ao Jogo….tirando o Rei Amamiya,o nome do Protagonista tudo tá legal! Vou Ver para da minhas Impressões

Comentários