Angolmois – ep 7 – Estudar compensa
Bom dia!
Um conselho? Estude sempre! Estude tudo! Estude por qualquer motivo! Assistir Angolmois por exemplo é um excelente motivo para estudar. Escrever sobre Angolmois então é um motivo melhor ainda, e por isso tenho preenchido esse espaço com tanto ou mais resumos sobre a história japonesa da época do anime do que com análises dos episódios em si. Colocado dessa forma parece algo ruim (não estou analisando os episódios então?), mas dada a forte e óbvia ligação que as duas coisas têm é claro que não é ruim.
E assistir esse episódio me deixou ainda mais convicto de que estou adotando a abordagem correta. Suponho que para um japonês adolescente ou jovem adulto médio, o público-alvo original de Angolmois, eu não esteja escrevendo nenhuma novidade. Na verdade talvez esteja até sendo grosseiro em minhas imprecisões. Mas não é para japoneses que estou escrevendo. Brasileiros com certeza não costumam ter esse nível de conhecimento sobre a história japonesa, e suspeito que portugueses também não. Nossos irmãos africanos, talvez? A pergunta é retórica.
Angolmois é uma história alternativa. Ele se baseia em fatos históricos reais e os modifica para contar sua própria versão “e se…” da história. Desse modo, parte do entretenimento de assisti-lo é conhecer a história real e notar as mudanças que o anime está fazendo. Mas nós não conhecemos! Por isso eu estudo. Por isso, se você está assistindo Angolmois e lendo meus artigos no Anime21, você não fica na mão.