Kakeru e Haiji

Bom dia!

Não estou tentando ser filosófico com o título desse artigo. Isso não é uma variação da alternativa shakespeariana “Correr ou não correr, eis a questão”. São duas perguntas que estou fazendo literalmente para os dois personagens mais importantes do anime.

Por que Haiji quer tanto correr? Apesar da terrível cicatriz em sua perna. Por que Kakeru é tão contra correr? Ele parece ter algum tipo de cicatriz psicológica.

Depois das primeiras impressões da Tamao-chan, vou cobrir Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru, adaptado de original da mesma autora de Fune wo Amu, aqui no Anime21!

 

Haiji e Kakeru

 

Como não fui eu quem escrevi as primeiras impressões, volto desde o primeiro episódio para dizer só uma coisa: como esse anime é bonito, não é?

Bonito e bem animado. E animado de formas diferentes, até mesmo com técnicas diferentes (rolou animação 3D na primeira cena do Kakeru correndo roubando pão, por exemplo). Para cada cena, o tratamento mais adequado. Não estão economizando nada. Se tem dois animes nessa temporada que de tão bonitos deveriam ser filmes, um deles é Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (e o outro é Yagate Kimi ni Naru, um delicioso romance, que o Frisk está cobrindo).

Já são três episódios sem erro. Mas o quarto é que costuma ser chave para saber se o anime vai manter a qualidade durante toda a produção. Será que Kaze Fui escapa da maldição do quarto episódio?

Para um anime de esporte isso é fundamental. Hanebado, da temporada anterior, simplesmente não seria a mesma coisa sem a animação incrível que teve. Eu confesso que nem pretendia assistir, mas daí ouvi falar “daquele anime de peteca que teve um primeiro episódio super bem animado” e fui checar. Era super bem animado mesmo! E era bem mais do que isso.

Creio que também há de ser o caso aqui. Não era uma história sobre escrever um dicionário que Shion Miura quis contar com Fune wo Amu. Também não espere que Kaze Fui seja apenas uma história sobre um bando de patetas amadores correndo na mais famosa maratona universitária japonesa.

Drama. Se esforçar para superar o impossível, descobrindo no caminho que talvez o maior obstáculo estava dentro de você mesmo. Acho que vai ser isso. Pelo menos combina com os personagens todos.

Quero dizer, a parte sobre ser impossível com certeza combina. Pergunte para o Príncipe Akane.

 

Eu

Eu

 

E tem drama também. Shindo parece ter algum problema em seu relacionamento com a família. Yuki sabe que quando terminar a faculdade pode até ter sucesso e encher as burras de dinheiro, mas tem muita coisa que ele nunca mais vai poder fazer ou experimentar. E talvez seja por motivo semelhante que Nico não se forma nunca?

Grandes dramas ou pequenos dramas, Haiji está explorando todos eles. O “capitão” da equipe de atletismo da Universidade Kansei está usando todos os métodos possíveis, éticos ou anti-éticos, para realizar seu objetivo de correr a Hakone Ekiden. Na verdade, acho que ele está basicamente usando só os métodos anti-éticos mesmo. O tempo joga contra ele.

Dá para entender. Não dá para perdoar. Eu não tenho raiva dele, mas vários daqueles jovens têm muitos motivos para ter. E mesmo se no final todos acabarem amando maratonas, nada muda o fato de que o Haiji jogou sujo, muito sujo. Espero que, assim como o anime tem sido consciente com a questão do preconceito que o Musa sofre (ele próprio aponta em cada instância), em algum momento seja feita uma crítica à manipulação e chantagem que Haiji está fazendo.

E já que estou apontando comportamentos socialmente problemáticos, usar uma colegial para estimular um bando de universitários não é muito legal também. Tenho certeza que ele tem a melhor das intenções com relação à Hanako e que ela tem a cabeça boa o bastante para não se meter em furada, mas que o Haiji a está usando, ah, ele está.

 

Hanako, auxiliar de treino e colírio para os olhos masculinos da equipe

 

Mas isso não torna menos intrigante, bem ao contrário na verdade, a motivação dele para tudo isso. Por que Haiji quer tanto correr essa maratona? É apenas pelo mesmo motivo que Yuki quer ir pro baile todas as noites? Tem algo mais? Por enquanto, não há pistas para responder a sua pergunta.

Por que correr?

Ao avesso do Haiji está o Kakeru. Como Haiji, um atleta. Ao contrário dele, não quer nem pensar em correr em equipe – e talvez não queira nem pensar em correr de forma alguma? Exceto para fugir, claro, diria Haiji.

Algo aconteceu no colégio. A única cena que vemos é um aluno ferido, prostrado aos pés do treinador, que supostamente o está admoestando. Kakeru está apenas assistindo a tudo isso.

 

Algo ruim aconteceu na equipe de atletismo colegial do Kakeru

 

Será que o garoto está sendo expulso da equipe porque se feriu, e portanto não é mais “útil”? Será que ele cometeu um erro em alguma prova ou treinamento por conta da pressão que sofria, e por isso acabou ferido? Alguma outra hipótese? O que quer que seja, Kakeru não gostou do que viu.

E não gosta mais de equipes até hoje. Ele tem boas razões para duvidar que esse bando de amadores seja capaz de sequer passar pelas qualificatórias para o Hakone Ekiden. Mas como os gêmeos bem colocaram, por que se opõe tanto a que os demais tentem?

Claro, o mais provável é que não consigam. Mas se eles querem tentar, o que Kakeru tem a ver com isso? Ele só tem que fazer a sua parte, e é no momento o mais habilitado a isso. Será que ele tem medo que eles consigam chegar lá? Ou seu medo é sofrer por eles não conseguirem?

Como Haiji, só podemos especular por enquanto. Diferente de Haiji, parece que já no próximo episódio teremos uma boa ideia sobre o passado do Kakeru e talvez possamos responder por ele a sua pergunta.

Por que não correr?

 

Alguém do passado do Kakeru?

Comentários