Bom dia!

Um artigo às seis da manhã já é novidade em si só, não é? E é só o começo.

Mais do que só animes: mangás, light novels, doramas, filmes. Alguns desses já foram timidamente publicados aqui, os demais vamos começar agora. Animes continuarão sendo o nosso foco, até porque é o tipo de conteúdo que nós da equipe mais consumimos e com o qual temos mais familiaridade, mas pretendemos publicar sobre outras mídias reduzindo nossa publicação sobre animes.

Colunas: um artigo fixo por dia, publicado cedo assim, junto com o galo cantando.

Novo layout: em fase final de desenvolvimento. Já estava na hora!

Continue lendo para saber mais detalhes.

 

Breve histórico

O Anime21 tem pouco mais de quatro anos, e quando o lancei planejava publicar apenas sobre animes. Experimentei com alguns tipos de conteúdos diferentes, mas o objeto dos artigos aqui sempre foi animes. A motivação era muito simples: eu gosto de animes e quero que mais pessoas gostem de animes. Se possível, quero conhecer essas pessoas também – com mais pessoas gostando de animes, deve ficar mais fácil eu conhecer outros fãs.

Assim foi que, quando decidi escrever sobre mangás, por coerência tive que criar outro blog – e muito criativamente o chamei Mangá21. Ele foi mantido por alguns meses e, como experiência, foi um sucesso. Mas ter dois blogs paralelos não é eficiente nem eficaz, então um ano depois começamos a publicar mangás por aqui mesmo.

 

Mais do que apenas animes

Muito timidamente, começamos mais recentemente a publicar também sobre light novels. Isso me levou a pensar sobre onde estabelecer essa fronteira. Vai ser um parto assim sempre que quisermos publicar sobre um tipo de conteúdo novo? Ainda que estejamos falando de empresas diferentes e até mesmo públicos diferentes, há sinergias inegáveis entre os diversos ramos do entretenimento japonês.

Foi então que tive uma epifania: vamos publicar tudo! Ou quase tudo. Não vamos escrever sobre música, por exemplo. O foco serão as mídias narrativas: anime, mangá, filmes, doramas, light novels, isso para começar, mas até mesmo livros, tokusatsus e outras mídias se tivermos oportunidade. Mesmo que eu pessoalmente (não falo por toda a equipe nisso) goste mais de animes do que qualquer outra coisa, vejo benefício claro em ajudar a divulgar também as demais formas de arte. Se mais nada, ter um entendimento mais amplo da produção cultural japonesa vai ajudar a entender e apreciar mais e melhor os animes que tanto gosto.

Claro que não é algo da noite para o dia. Como escrevi no começo, os animes vão continuar dominando. Não conhecemos o suficiente de quase nada, a gente é bom em anime e alguns de nós em mangá, mas vamos nos esforçar. Já estamos nos esforçando há alguns meses, em preparação para esse momento.

 

Colunas

Para diversificar não só o tipo de obra, mas também o tipo de conteúdo que publicamos, além de oferecer âncoras para algumas mídias que ainda estamos longe de dominar, o Anime21 passará a ter também colunas, como esse próprio editorial.

Serão artigos fixos que sairão todos os dias às 6 da manhã, marcando o início de mais um dia de artigos no nosso blog. Elas serão publicadas durante a temporada de animes inteira, que continua pautando a nossa programação editorial.

Na transição entre temporadas, por causa da carga extra sobre os nossos redatores (resenhas da temporada que está acabando mais primeiras impressões da que está começando), algumas colunas podem ser temporariamente suspensas ou ser substituídas por colunas que durarão apenas o período de transição. Colunas também podem acabar e ser para sempre substituídas por outras colunas.

A programação de colunas para o resto dessa temporada é:

 

Editorial (segunda-feira): Artigos como esse aqui, escritos sempre por mim. Vou tratar de assuntos do próprio Anime21 ou de temas mais gerais do mercado ou dos animes (ou outras mídias) que estamos cobrindo.

 

Duas visões (terça-feira): Coluna sob responsabilidade da Tamao-chan, na qual quase sempre ela, mas eventualmente algum de nossos outros redatores, irá tratar sobre a experiência de assistir um anime uma vez há muito tempo e reassistir agora. Algo como um “teste dos 15 anos”. Já temos o seguinte artigo publicado, que servirá de molde para essa coluna:

– Duas visões sobre Honey & Clover

 

Mangá vs Anime (quarta-feira): Ou Light novel vs Anime, ou qualquer coisa nesse sentido. Coluna sob responsabilidade do Kiraht, na qual ele ou eventualmente outro redator irá escrever artigos comparando o original de uma obra com uma sua adaptação ou com mais de uma adaptação, ou até mesmo adaptação contra adaptação. Já temos os seguintes artigos publicados, que servirão de molde para essa coluna:

– Mangá vs Anime – Koi to Uso – Como continua? De onde eu começo a ler?
– Mangá vs Anime – Tsugumomo – O anime aliviou no ecchi

 

Light novel (quinta-feira): Coluna sob responsabilidade do Kakeru, na qual ele ou eventualmente outro redator irá escrever uma resenha, primeiras impressões ou análise de arco ou de volume de uma light novel. É o nosso artigo fixo de light novel, por enquanto. Já temos os seguintes artigos sobre light novels no blog:

– 86 (Light novel) – A verdadeira liberdade – Primeiras impressões
– Log Horizon (Light novel) – Grave sua vida nestas terras que são como páginas em branco – Primeiras impressões

 

Lista (sexta-feira): Coluna sob minha responsabilidade, na qual quaisquer redatores do blog, em alguns casos mais de um em um mesmo artigo, redigiremos listas temáticas sobre animes, mangás, etc. Já temos várias listas sobre animes e algumas sobre mangás, como por exemplo as seguintes:

– 10 Animes Isekai – Vamos conhecer novos mundos?
– Recomendação – 4 mangás isekais diferentes do usual
– 16 Animes que definiram o gênero Garotas Mágicas

 

Live action (sábado): Coluna sob responsabilidade do Kiraht e do Kakeru, no qual um dos dois ou eventualmente algum outro redator do blog escreverá resenhas, primeiras impressões ou análises de arcos ou episódios de filmes ou séries (doramas e tokusatsus) japoneses com atores reais. De vez em quando talvez coreanos também? Esse é um conteúdo totalmente novo, não temos nada publicado ainda.

 

Sessão anime especial (domingo): Coluna sob minha responsabilidade na qual qualquer redator do blog publicará artigos com resenhas principalmente, mas quando couber também primeiras impressões e análises de arco ou episódio, de filmes animados, OVAs, e outros formatos de produção de anime que não o seriado para TV ou semelhante. Essa coluna é a sucessora espiritual do antigo Cineclube, que irá substituir. Exemplos de artigos do Cineclube:

– Túmulo dos Vagalumes – Um sincero relato dos que ficaram
– Kono Sekai no Katasumi ni – É permitido sonhar sob os escombros
– Perfect Blue – Vermelho distorcido

 

E é isso para as colunas por enquanto. Os artigos em formato diferenciado que hoje já existem (Café com Anime e A Semana é Curta) continuarão sendo publicados normalmente.

 

Novo layout

Estou terminando o desenvolvimento de um novo layout para o blog. Esse aqui está desde quando, acho que 2016? E com o tempo e as diversas mudanças pelas quais o blog passou ele ainda se tornou uma colcha de retalhos, sinceramente. Há muito tempo ele não me satisfaz, mas nunca tive tempo para trocá-lo.

Mas agora vai. Só peço mais uma ou duas semanas. Prometo que irá gostar do resultado!

 

E essas são as novidades do blog. O que achou? Comente, por favor, o retorno de nossos leitores é a parte mais importante e gratificante do nosso trabalho. Como escrevi acima, conhecer mais pessoas que gostam de animes (e agora outras mídias também) é um dos objetivos do Anime21.

 

  1. Avatar

    quantas mudanças hein, parabéns pela iniciativa a todos do blog por tentarem abranger ao máximo as mídias, adorei a parte sobre a cobertura de live actions, pois vira e mexe sempre tem alguma saindo (to interessada na comparação do live de koi wa ameagari sim hehe).
    Eu dei uma sumidinha dos comentários mas eu juro q li tudo das primeiras semanas, só que pra mim, e pra vc Fábio (lembro q vc também achou isso) essa temporada ta meio fraca, sinceramente eu só estou acompanhando uns 5 animes, mas vou voltar a discutir aqui em breve.
    Até mais, e um abraço a todos 😏

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Hayssa, tá boazinha?

      Que bom que não nos abandonou! Fico feliz, 😊

      Acho que o Kakeru vai querer escrever essa sobre Koi wa Ameagari, se tiver legendado em algum lugar, claro. E note como esse tipo de material é um dos maiores motivos para fazermos essa ampliação editorial: é uma obra original em mangá com adaptações em anime e filme com atores. É ou não é interessante acompanhar tudo? Analisar tudo? Comparar? Há outros motivos também, mas esse é o mais óbvio.

      Sobre a temporada, o que eu notei é que não é exatamente que ela está fraca, mas sim que teve bem menos estreias que a temporada anterior, ou mesmo que a temporada equivalente do ano passado. Em janeiro de 2018, retirando animes curtos que ninguém assiste, o hentai da temporada e Precure (que é anual), estrearam 43 animes. Em outubro de 2018, pelos mesmos critérios, 57. Nessa temporada, míseros 35. Se quiser total de animes novos, porque os meus critérios de exclusão podem ser diferentes dos seus, foram respectivamente 50, 64 e 42 animes novos.

      Com menos animes totais, mesmo se a proporção de bons animes se mantiver, haverá menos animes bons. Ainda acho que houve queda de qualidade sim, mas ela não foi tão acentuada quanto a queda na própria produção.

      Mas enfim, isso é especulação no final das contas. Quais animes está assistindo?

      E obrigado pela visita e pelo comentário!

  2. Avatar

    Chega a dar uma pequena emoção a este humilde leitor, ver que o blog dará um avanço a uma nova era.

    A novas categorias vão enriquecer ainda mais o blog, pessoalmente gosto mais de anime e um pouco de mangá, mas será interessante ver artigos relacionados com live action, ver listas com várias recomendações e por ai vai. Uma das novas categorias que me chamou a atenção foi Mangá vs Anime, acredito que muitas dúvidas que tive e tenho a determinadas adaptações serão muito bem esclarecidas pelo(s) redactores responsáveis por essa categoria.
    Outra nova categoria que me chamou à atenção e me deixa extremamente feliz é Sessão anime especial, que dará atenção a formatos menos visíveis.

    Por fim, a informação do novo layout, só consigo me sentir feliz por essa mudança (pessoalmente tenho um carinho especial pelo layout actual, mas é preciso inovar).

    Desejo tudo de bom para a nova fase que se avizinha e que eu possa ler e comentar mais artigos por aqui.

  3. Avatar

    To vendo Dororo, Mob pyscho 100 II, booguiepop, kaguya-sama e The promissed neverland (previsível, não? ) no geral foi o que mais me chamou atenção, nem tanto pelo hype até porque eu ja conheço algumas obras por mangá.
    Da temporada passada estou vendo o karakuri circus, tenho q admitir que é meu guilty pleasure, é um anime que eu não to levando a sério, mas me diverte bastante, é uma pena todo o rush que ele teve pois algumas coisas ficam sem sentido ou forçadas demais. É isso, ainda estoi pensando se pego mais animes da temporada.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Ah poxa, você já está vendo os melhores, assim fica até difícil recomendar alguma coisa 😜

      Sei lá, experimenta Kouya no Kotobuki Hikoutai, tá bem legal, juro!

Comentários