Kouya no Kotobuki Hikoutai – ep 4 – A Queda das Indústrias Elite
Bom dia!
A venda de uma obra de arte falsificada não foi só um detalhe do negócio fraudulento dos piratas das Indústrias Elite: é o principal negócio deles.
Veja você, o chefe pirata tem uma garota (não ficou clara a relação entre eles) que gosta de arte, e pela quantidade de telas em seu quarto parece que ela fica o tempo todo pintando telas de ukiyo-e.
Bom, ela é obviamente uma amadora, ainda que uma amadora bastante talentosa, porque ukiyo-e é uma técnica de impressão, não pintura. Os artistas entalham os moldes em madeira, passam tinta neles, e comprimem (daí o termo “impressão”) contra um pedaço de papel. É uma arte reprodutível, um número indefinido de telas pode ser produzida a partir dos mesmos moldes. Mas isso não importa.
A garota gosta do estilo, mais do que do método (que talvez desconheça ou não tenha equipamento ou treinamento adequado), e pinta os seus. Não é à toa que é tão fácil notar que são falsos. Mas o chefe pirata gosta dela e a incentiva e a elogia, mesmo que ele próprio pareça entender nada de arte. O pináculo de seu incentivo é sua determinação em fazer suas telas ficarem conhecidas no mundo.
Mas é claro que em uma covil de piratas são poucos os que realmente se devotam à arte.