Bom dia!

Kemurikusa é um anime original, criado e dirigido por Tatsuki, o diretor por trás do improvável sucesso da primeira temporada de Kemono Friends.

Após tamanho sucesso, era lógico que não faltaria trabalho para Tatsuki, mas para o bem ou para o mal, a jornada entre aquele anime e esse não foi tão simples. Para o mal porque o esperado era que Tatsuki escrevesse e dirigisse também a continuação de Kemono Friends, mas por razões mal explicadas, ele foi excluído do projeto. Para o bem porque Kemurikusa é um projeto pessoal antigo do diretor.

De fato, ele já havia animado sozinho um curta em dois episódios em 2012 com os mesmos personagens e um mundo bem parecido, e que já se chamava Kemurikusa. Se entende inglês, pode assistir aqui. A história desse Kemurikusa, porém, segue um caminho totalmente diferente.

 

Rin e Wakaba

 

Como em Kemono Friends, o motor por trás do enredo de Kemurikusa são seus mistérios, grandes e pequenos. Os pequenos mistérios envolvem os objetivos dos personagens, o que eles sabem, e o que eles procuram saber. Com um pouco de atenção e vontade é possível desvendar ou chegar bem perto de desvendar esses pequenos mistérios assistindo ao anime.

Os grandes mistérios dizem respeito à própria natureza do mundo, que é muito diferente de tudo o que conhecemos, seja na realidade, seja na ficção. Há vários indícios ao longo da história de que algo aconteceu e afeta o mundo até hoje, mas não é possível simplesmente deduzir os segredos do mundo e o seu passado apenas assistindo.

Grandes e pequenos mistérios se entrelaçam conforme os personagens partem em uma jornada, e a narrativa segue o ritmo de um thriller, com momentos de calmaria se alternando com momentos de pura tensão.

Aplicando a teoria acima, Kemurikusa apresenta um mundo em ruínas, escuro, em que a água é um bem vital de primeira importância mas está se esgotando. Nesse mundo vivem três irmãs: Rin, Ritsu e Rina. Ao longo dos episódios descobre-se que elas costumavam ser seis, mas Ryoku, Ryo e Riku morreram em algum momento. Mais ainda, todas elas nasceram de uma misteriosa Primeira Pessoa, que morreu assim que elas surgiram.

A natureza das irmãs (possuem “folhas” – kemurikusa – em seus corpos), sua história e seus poderes especiais sugerem que elas não são exatamente humanas e deixam em dúvida quanto à linha do tempo desse mundo. Quanto se passou desde que elas nasceram? Há quanto tempo estão vagando? O mundo sempre foi assim?

Logo no primeiro episódio surge mais um personagem: Wakaba. Ele não sabe de onde veio, e aparentemente apenas brotou de um punhado de água que as irmãs encontraram. Ao contrário das irmãs ele não tem poderes especiais e não parece ser feito de kemurikusa. Por tudo o que entendemos, ele é humano. O que só aumenta a dúvida sobre as irmãs: o que elas são? Mas será que Wakaba é humano mesmo?

 

Wakaba surge dentro da água

 

Tudo estaria bem se eles tivessem tempo para pensar e discutir calmamente sobre esses assuntos, mas o mundo está em ruínas, como escrito acima, elas precisam de água (Wakaba também, mas elas precisam mais – folhas, entende?), e há ainda a ameaça dos insetos vermelhos e da névoa vermelha. A névoa queima, e dela vem os insetos. Os insetos atacam as irmãs assim que as veem.

No ponto de partida da história, as irmãs estão vivendo na Ilha 1, um lugar relativamente seguro, mas sua água está acabando. Com a água que recém encontraram poderiam empreender uma jornada em busca de mais água, mas há sempre o risco de encontrar insetos vermelhos pelo caminho. Três irmãs já morreram, afinal. E é nesse momento que uma pergunta recorrente no anime é feita pela primeira vez para Rin, a protagonista entre as irmãs:

O que você quer fazer?

Algo inspirada pela curiosidade e otimismo de Wakaba, em quem porém ela ainda não confia totalmente, Rin decide empreender a jornada que irá mudar as vidas de todas elas, o mundo, e lançar luz no passado e nos segredos que o universo de Kemurikusa esconde.

 

Parte do trajeto da jornada das irmãs e Wakaba

 

A curiosidade que os mistérios de Kemurikusa provocam é o motivo pelo qual o anime atrai o espectador de volta para o próximo episódio a cada vez. As deixas no final de alguns episódios em particular são de arder de curiosidade.

Mas é pelos personagens que vale a pena assistir. Quero dizer, um bom mistério sempre atrai, mas só até certo ponto. O mistério faz parte de uma história maior, afinal, e se essa história for um saco de acompanhar, dane-se o mistério. A história em Kemurikusa é totalmente carregada pelos seus personagens.

O que você quer fazer?

Decisões são tomadas em todos os episódios, não raro mais de uma decisão importante em um mesmo episódio, e os processos mentais das personagens são revelados através de suas ações anteriores, suas expressões e suas reações. Não é fácil tomar decisões quando elas podem custar a vida de alguém querido, afinal.

Rin sofre tanto com isso que ela jamais consegue ter tempo para se preocupar consigo mesma. Ritsu é a irmã mais velha que age como conselheira bondosa, buscando sempre acalmar Rin para que ela se sinta à vontade para fazer o que achar que deve fazer. Mesmo assim, as decisões da Rin são sempre visando o bem de todas.

Rina gosta de comer, e se multiplicou em quatro Rinas diferentes. Originalmente eram seis, mas uma morre antes do anime começar e outra morre no começo do primeiro episódio. Elas se divertem e são as mais infantis das irmãs.

A Ritsu tem seu hobby também, que provavelmente para ela é mais do que só um hobby. Uma árvore que dá folhas (kemurikusa) verdes, chamada Midori. Ritsu a controla e nunca sai de perto dela. Rin é a única que não tem nada disso, nada para si. Não é o caso nem da Rina e muito menos da Ritsu serem egoístas, mas sim da Rin ser tão preocupada com as duas irmãs que não encontra sequer tempo para pensar em algo que a agrade individualmente.

 

Riku, Ryo e Ryoku

 

Como Kemono Friends, Kemurikusa também possui um estilo de animação 3D severamente limitado. É algo que faz parte do “charme” do Tatsuki, e a maior parte do tempo, depois que se acostuma, não faz diferença, mas algumas cenas, especialmente cenas de ação, se beneficiariam sobremaneira de uma animação melhor.

No final das contas, Rin irá descobrir o que ela realmente gosta, e o espectador irá descobrir a verdade oculta desse mundo. Kemurikusa é um pequeno diamante bruto da temporada de janeiro de 2019, e é recomendado para qualquer um que goste de mistérios ou thrillers com personagens fofos em um mundo aparentemente pós-apocalíptico. Ou algo nesse sentido.

 

Se qualquer coisa, vale a pena pelas poucas e sinceras demonstrações de felicidade da Rin

 

Comentários