Olá, nesse artigo cubro os dois últimos episódios do último arco do anime cujas análises estavam faltando, até porque está para estrear o segundo cour da terceira temporada, cujo arco é considerado pelos leitores do mangá como um dos melhores (alguns até consideram o melhor).

O episódio 11 traz um ambiente calmo, se preocupando apenas em aprofundar alguns personagens. Isso se inicia com Historia, que tem mostrado uma postura diferente dos antigos monarcas. Assim como Levi, ela passou uma parte da sua vida no subterrâneo. Um dos motivos para se tornar rainha foi para ajudar a camada pobre da população, tal experiência naquele lugar a fez tomar essa atitude.

 

 

O foco central nesse episódio foi na história do Sr. Keith, o comandante dos cadetes, que apareceu em um dos primeiros episódios do anime. Ele apareceu em um dos flashbacks do Eren quando o Lord Reiss o tocou em um dos episódios anteriores, ou seja, o ex-comandante do Reconhecimento poderia saber um pouco a respeito do pai do protagonista.

Tudo isso começa quando o pai de Eren foi encontrado fora das muralhas, sendo que só sabia seu nome – Grisha Jaeger – e que era médico.

Refletindo sobre isso, percebe-se que o número de pessoas que possuem tais poderes titânicos – ser racional e poder voltar a forma humana – aumenta para 6. Reiner, Bertholdo, Annie e Ymir chegaram nas muralhas com tais características, nenhum outro personagem chegou lá sem ser um titã. A comprovação disso foi no episódio em que Grisha acaba roubando a coordenada da Família Reiss, o estranho é que ele parecia muito atordoado. No próprio episódio ainda passa aquele flashback do Eren recebendo o poder que o seu pai tinha tomado. Parece que o estranho personagem já tinha planos definidos.

Grisha faz Keith perceber que ele era especial. A muralha estava cheia de gente confortável com suas vidas, enquanto a muralha é cercada por titãs. Entrar no Reconhecimento não era pra qualquer um, eles eram a salvação da humanidade.

 

 

No entanto, por mais que Keith se esforçasse, ele não conseguia realizar nada, isso o fez renunciar do cargo de comandante do Reconhecimento. Simplesmente percebeu que não era especial. Isso de alguma forma tem relação com Eren, um cara que de todo custo buscava se vingar dos titãs. Após descobrir que ele próprio era o seu maior inimigo, o abalo emocional toma conta. A civilização colocou sua esperança nele, todo avanço o colocava como centro. O enrijecimento, a coordenada, tudo aponta na direção de alguém que só queria se vingar, a própria liberdade que procurava só se distancia.

Todos os acontecimentos vão em direção a ele. Seu pai, que um dia “conheceu” a humanidade, apostou toda a sua esperança nele. E quem apostou em Grisha? O que o levou lá? É estranho o fato do Dr. Jaeger não ter se juntado com Reiner e Bertholdt na queda das muralhas, pelo contrário, ele pediu para que Eren vingasse a mãe. O que de fato está acontecendo fora das muralhas?

 

 

O episódio 12 mostra toda a esperança concentrada no Reconhecimento para a retomada da muralha Maria. Finalmente se dá o “início do fim” da busca pela origem de tudo. O que éramos? O que somos? O que será de nós?

Acompanhar desde o 1° episódio a trajetória da humanidade em busca de respostas é algo incrível. Ver de perto todo o avanço proporcionado pela tropa de Reconhecimento nos faz mais ansiosos por este momento. Finalmente Erwin se vê perto do seu maior objetivo: o porão. Toda a resposta para o sofrimento carregado por anos parece ser recompensado. O desejo acaba sendo bem maior que o simples motivo de não ir para a missão por suas limitações.

 

 

Reconquistar a muralha e descobrir os segredos da humanidade não só conforta de toda a melancolia mostrada no anime, mas também é motivo para finalmente se pensar num futuro que parecia impossível. Por mais que pareça não se ter nenhuma ideia do que é de fato este mundo, faz muito mais sentido agora ver com clareza que os objetivos estão nas mãos de cada um, só falta abri-las.

O que há fora das muralhas? Podemos pensar que há uma outra civilização. Quando Ymir se transformou pela primeira vez em titã, o ambiente mostrado se parede com outra cidade, é como se todos os titãs viessem de lá. Além disso, o fluido guardado por Levi que foi dado por Kenny não é algo que alguém dentro da muralha faria. Enfim, o próximo arco promete ter grande importância, os humanos voltarão para o campo de batalha contra titãs e, além disso, talvez toda a humanidade finalmente descubra o porquê do mundo ser tão cruel por todo esse tempo, ou será que não?

 

 

Comentários