Reviravolta é um nome que achei bem interessante neste arco. O Reconhecimento chega ao local, fecha a muralha externa de Shiganshina e, pronto para o fechamento da parte interna, é surpreendido pela investida dos titãs. No entanto, este episódio mostrou um pouco da capacidade da tropa, visto que pelo novo equipamento, a humanidade não parece estar de brincadeira, principalmente num momento tão importante quanto esse.

Começando pelos planos, novamente Eren é posto em risco, já não bastava ser capturado nos outros arcos e o coitado ainda precisa ser uma isca. Com o cerco, o Titã Encouraçado estava pronto para matar os cavalos, após isso, a tropa não teria nem como escapar e se alimentar. Os soldados, incluindo Eren, estariam tão fracos que a captura do protagonista seria moleza.

No entanto, Erwin adotou um plano em que consistia usar o maior objetivo de Reiner e Bertholdt como isca: deixar Eren fugir até chegar em Trost não seria uma coisa boa para os dois. Atraindo o Titã Encouraçado, o plano da ameaça titânica parece ter um problema.

 

 

Uma coisa curiosa deste episódio é que reconheceram o titã estranho que carrega um pacote nas costas, bem ao lado do Titã Bestial. Pelo que foi entendido, este titã também pode ter o mesmo nível de inteligência que os 3 principais titãs dessa temporada, pegando de surpresa quem assistiu. A questão do pacote é muito estranha, já que nenhum titã anda por aí com uma “mochila” nas costas.

 

 

Com relação ao combate entre Eren e Reiner, a animação não me pareceu ter muita qualidade. Os movimentos não são muito fluidos e a movimentação dos personagens é bem estranha, principalmente com relação ao Titã Encouraçado. Mesmo com o toda a motivação do protagonista, as cenas não tiveram um impacto que eu queria. Pra quem leu o mangá sabe que essa luta poderia ter um pouco mais de destaque, assim como as outras que virão.

Agora vem a parte que mais me chamou a atenção. O momento que Erwin tem sozinho é muito simbólico. É aquilo que sempre vem se repetindo: o personagem tem seus objetivos, ele precisa de pessoas para fazê-los, ele precisa persuadi-los. O que posso pensar é que ele percebeu na sua entrada no reconhecimento a falta de sonhos e motivações entre os soldados, emergir um pouco de anseio e aspiração com suas palavras talvez poderia mudar a crítica situação da humanidade. Essa cena trouxe consigo o peso que ele tem segurado por tanto tempo

 

 

A parte final do episódio se trata da execução do plano do Reconhecimento para acabar com o Titã Encouraçado. Como todos sabem, esse titã é diferente dos outros, a sua rigidez é muito diferente dos outros. No entanto, a estreia do novo equipamento teve grande sucesso ao enfrentar esse inimigo. Esse foi o clímax do episódio, por isso falei em “reviravolta”, a tropa de exploração sempre está com diversos problemas nas suas missões. Por não ter uma tecnologia altamente desenvolvida, são sempre pegos de surpresa. Dessa vez, eles se mostram preparados para a ocasião, ou seja, os soldados é que estão surpreendendo. Parece uma reviravolta, não acha?

 

 

Comentários