Apesar de eu pensar que este episódio focaria boa parte no jogo Inashiro x Ichidai, e que o “recurso narrador” fosse deixado para lá pelo menos nesse trecho (ledo engano, Tamao, sua boba), na verdade pude perceber que o foco foi outro.

Eu já sabia que Inashiro ia dar um banho no Ichidai, mas não imaginava que usariam outros arremessadores que não fossem os seus respectivos ases. Se eu fosse imaginar o jogo, coisa que não deu porque aquele narrador sempre me dá nos nervos, descreveria o jogo como “o outro time não parece ser tão bom, então vamos maneirar”. A desculpa do Amahisa foi a pior possível, ainda mais que ele disse com um sorriso, e Mei decidiu ficar em umas das laterais externas.

Mas enfim, como escrevi anteriormente, Inashiro venceu Ichidai e foi isso aí. Não senti nada como o jogo, parabéns, MadHouse!

Acredito que o episódio tenha sido focado na evolução do Sawamura e como ele consegue estimular o resto do time com suas palavras, por mais atrapalhadas que sejam. Também foi uma excelente alavanca para entender como o Okumura vê as outras pessoas, que consequentemente sempre gera interpretações super erradas.

Não vamos nos esquecer que Okumura pensou que o Sawamura estava fazendo bullying com o Asada, sendo que ele só queria incentivar o menino a comer, e neste episódio mostrou que Koushu viu Miyuki como um verdadeiro monstro diante do que estava comentando sobre arremessadores serem criaturas problemáticas.

Sawamura é realmente problemático, mas ele tem uma sede de aprendizado (claro que no beisebol, já que não costuma estudar muito e é bem cabeça de vento). Tanto que foi pedir auxílio ao Miyuki para saber alguns termos que desconhecia. Observando o desenvolvimento do protagonista, todos os outros também quiseram melhorar, principalmente porque o treinador Kataoka falou sobre a redistribuição dos números e decidirá quem vai ficar no time principal.

Até na rebatida, que Sawamura é um horror, decidiu melhorar.

Okumura inclusive decidiu se abrir um pouco mais para ele e dizer sobre o que achou da evolução de Sawamura. Logicamente que o protagonista tem muito o que melhorar, principalmente porque ainda não tem muito controle sobre muitos arremessos que realiza, e inclusive Okumura pontuou isso para que Sawamura ficasse ciente. Porém ele é não ríspido com as palavras que pareceu que estava comprando briga.

Eu estava até tentando lembrar de quem o olhar de Okumura parecia, e lembrei muito do Chris no início da primeira temporada do anime. Aquele olhar apagado e sem vida foi trazido à tona outra vez nesta temporada e parece que vai demorar um pouco mais para que volte a ser como antes.

O antigo treinador de Okumura, que se mostrava tão alegre e divertido com todos do time e pedia para que todos se esforçassem no seu tempo, na verdade era alguém que queria resultados imediatos, e toda vez que fazia algo que ele considerava inconcebível, xingava um jogador diferente.

Coitado, ele era tão cheio de esperanças e se sentiu traído.

Quando Okumura percebeu isso, já era tarde e esse treinador havia mudado de escola, e fora substituído por outro tão apagado que nem o nome foi dito. Acabou que em um jogo treino o risonho apareceu na frente deles como se nada tivesse acontecido, e o time de Okumura, como sabia das técnicas, venceu de lavada do time adversário.

Mas acredito que toda sua mágoa foi justificada e perdura até hoje, a ponto de nunca se divertir com os jogos.

Por causa desse desentendimento, a visão do Okumura mudou completamente, e todo mundo que parece fazer pose de bonzão é visto como mau para ele. Ele ainda tem que trabalhar muito seu psicológico antes de jogar como receptor principal, porém acredito que conseguirá seguir e se sentir ainda mais confiante, principalmente de pegar os arremessos de Sawamura.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários