Pelo que vi ao longo dos episódios, pude ter uma noção que este anime é formado por pequenos segmentos, algo que atribuo como “períodos”. Estes períodos formam a simples estrutura que dão o sentido ao mistério que envolve a história.

Esta estrutura é baseada em 4 períodos, e dois deles já aconteceram, os outros dois não passam de teorias e especulações. Comecemos com o primeiro período: o problema. Aqui nós temos uma apresentação básica de tudo – personagens, tempo, espaço, meio em que se dá origem ao problema etc. Nesse caso, os protagonistas que vivem numa época futurista e farão uma viagem escolar para se divertirem. O problema surge quando uma orbe os engole, teletransportando-os para o espaço.

Este primeiro período durou 1 episódio, e esse problema é a causa para a existência do segundo período. Nesta parte há o desenvolvimento dos personagens. Esse desenvolvimento ao longo dos episódios seguintes é feito pelas decisões que os personagens tomaram após encontrar a nave perdida no espaço. Lutar pela sobrevivência nesta rota de planeta à planeta cria laços entre eles. Cada um vai conhecendo mais os outros, e nós acompanhamos o desenvolvimento de cada ser ali.

 

 

Considero o 8° episódio como o último deste período, pois já tivemos o desenvolvimento de cada um (exceto “alguém”). Este desenrolar dos personagens nos faz ter um contato maior com o mistério. O 1° episódio já joga algumas peças para montarmos , mas os episódios seguintes tiveram o poder de nos fazer focar – um pouco mais ou totalmente – nos mistérios do 2° período.

Será que as pessoas estão mais preocupadas com o traidor ou com a nave desconhecida? Não há dúvidas que o “assassino” recebe mais atenção. Com esse mistério mais popular, nós entramos no terceiro período. A partir daqui são hipóteses, então só resta acompanhar o anime daqui pra frente para saber se o que eu falo realmente faz sentido.

Os próximos episódios podem finalmente trazer as revelações, ou seja, revelação é a palavra que descreve o terceiro período. O desenvolvimento dos personagens trouxe teorias e dúvidas, confirmá-las mesmo só a partir de agora. Qual a ligação? Talvez o que Kanata pensou faz sentido, quase todos tiveram pais ruins, exceto Aries, que não sabemos ainda do passado dela. Lembra que eu falei de um certo “alguém” lá em cima?

 

 

Ela não teve um momento no mesmo estilo que os outros. O que sabemos dela? Muita coisa não é. Por que os pais não amam seus filhos? Neste episódio, Zack fala que o pai quando olha para ele parece olhar para um boneco. Esse “boneco” seria no sentido de “clone”? Nos foi revelado que Quitterie e Funicia são “a mesma pessoa” (isso foi realmente estranho).

O senador Esposito pode ser o chefe disso. Algo com genética deve ser a chave. Veja que há semelhança entre os filhos e seus pais. No caso do Ulgar seria seu irmão. Talvez o irmão receba tanto amor por não ser um clone, diferente dele.

É dito também que o pai de Zack andou trabalhando num projeto envolvendo memórias de pessoas. Algo como transferência de memória, o que poderia ser um objetivo dos pais, ou seja, transferir a memória dos pais para seus filhos clones. Ainda fico com um pé atrás nisso pelo Charce. O garoto é filho adotivo – mesmo tendo uma certa semelhança com a mulher que o adotou – e na região que nasceu não haveria a tecnologia capaz de fazer clonagens.

 

 

Outra coisa é a nave. Se os protagonistas deveriam morrer, então havia um jeito muito mais simples de fazer isso do que jogá-los num transporte. Aries deve ser a grande chave para as revelações, e é aí que entra o desenvolvimento dela. A cena mais marcante do primeiro episódio do anime foi a angústia da garota ao estar no espaço. Isso pode dizer muitas coisas.

Aries tem uma memória fotográfica, e isso pode dizer muitas outras coisas ainda. Na abertura é mostrada uma cena dela, mas quando ainda era criança, ou seja, há bem mais coisa ainda! A garota pode saber de alguma coisa no passado, mas sofreu algo e perdeu a memória. Ela talvez pode ser a única que deva morrer, isso vindo desta cena do primeiro episódio.

Como ela não morreu, pode haver reviravoltas. Aries poderá se lembrar de tudo e revelar os mistérios do anime! Isso tudo me deixa cansado…

Faltou algo? Bom, se está pensando no quarto período… sim, realmente está certo. Este simplesmente será as ações tomadas por nossos protagonistas em relação à todo esse mistério. Resumindo, após revelações, haverá o desfecho dessa história. Soluções, tensão, revelações, tudo será muito bem-vindo em Kanata no Astra. Até o próximo artigo!

 

Comentários