Bom dia!

Mais um ano, menos um ano, mais dezenas de animes e você talvez esteja se perguntando, “tá, mas o que que vale a pena eu assistir?” enquanto examina assoberbado a lista de todos os animes do ano de 2020. Provavelmente não.

Em todo caso, para eleger quais, dentre todos os animes de 2020, foram os melhores, reunimos mais uma vez a melhor equipe de especialistas em anime que pudemos: nós mesmos.

Com a pandemia, adiamentos e cancelamentos de animes, além do impacto na produção nos animes que efetivamente foram lançados, essa tarefa foi um pouco mais ingrata do que de costume, mas acreditamos ter produzido resultado à altura do desafio.

Começando hoje e seguindo ao longo dos próximos dias publicaremos os melhores animes por gênero, culminando no ranque de melhores animes do ano.

Hoje, animes de mistério, suspense ou horror.

Esse é o único ranque de melhores do ano que inclui mais de um gênero (exceto pelo ranque geral de todos os animes, óbvio). Há dois motivos para isso:

O primeiro e mais importante é a pouca quantidade de animes que eles têm. Consegue listar 5 animes de horror de um ano qualquer? E animes normais de temporada, porque não incluímos especiais ou filmes. Mistério e suspense até que dá, mas aí continuamos com o problema do horror.

O segundo motivo é que mistério e suspense (bem como thriller, o gênero implícito desse ranque) são gêneros bastante próximos, e nalguns casos podem mesmo se misturar. Então é natural unir em um mesmo ranque o mistério, o suspense e o thriller. O horror entra de carona porque não raro provoca emoções similares, e também não raro histórias de mistério ou suspense usam elementos de horror e vice-versa.

Em 2020, esses foram os melhores animes de mistério, suspense ou horror:

 

5. Moriarty: O Patriota

Texto por Flávio

Sherlock Holmes, um dos mais icônicos personagens da literatura, criado por Sir Arthur Conan Doyle, inspirou e ainda inspira as mais variadas histórias, quer sejam nos formatos de livros, filmes, séries, animações, mangás, etc. Yuukoku no Moriarty é uma das inúmeras adaptações inspiradas no morador do 221B Baker Street.

A diferença deste anime para outras obras é que ela é contada sob o ponto de vista do maior antagonista de Sherlock, que é o Professor Moriarty, que no anime é um aristocrata que resolveu fazer justiça ao expurgar aqueles que o próprio julgava como a escória da sociedade britânica sem sujar as mãos.

Por meio de planos elaborados e com a elegância que se espera de um nobre, casos intrigantes e uma batalha de inteligência entre Moriarty e Sherlock são bons atrativos desse anime que terá continuação em abril (temporada de primavera).

Primeiras impressões de Moriarty: O Patriota

 

4. Talentless Nana

Texto por Kakeru17

Na história de Talentless Nana (Munou na Nana) adolescentes foram reunidos em uma escola para portadores de habilidades especiais com o objetivo de serem treinados a fim de combater monstros chamados de inimigos da humanidade. Entre esses adolescentes superdotados um indivíduo tentará prevalecer usando apenas de sua inteligência e capacidade de manipulação. Será mesmo possível enganar a todos?

Quem tentará prevalecer sobre todos os outros é justamente a protagonista Nana, alguém que não possui superpoderes, mas é dotada de capacidade intelectual, sagacidade e treinamento apropriado para lidar com os talentosos que se aglomeram na ilha e escondem segredos que dão margem aos mais diversos questionamentos sobre os atos da heroína.

Talentless Nana é um thriller psicológico intenso que dificilmente não prenderá sua atenção. O anime é produzido pelo estúdio Bridge e possui 13 episódios.

Primeiras impressões de Talentless Nana

 

3. Pet

Texto por Fábio “Mexicano” Godoy

Há dois animes nessa lista sobre invasão mental, e eles são de certa forma antagônicos: enquanto no outro mentes são invadidas para investigar e resolver crimes, em Pet é o oposto e, pode-se argumentar, o mais provável: invadir mentes é usado para cometer crimes.

Por isso a invasão em si é o horror desse anime, e seu palco é a organização criminosa que controla esse reduzido grupo de pessoas capazes de invadir mentes para torturar, ler e modificar memórias, implantar adestramento pavloviano, ou mesmo destruir a consciência de uma pessoa.

Mas e se algum controlador de mente resolvesse se insurgir? Como ficaria a dinâmica de poder de tal organização? O anime começa forte, deixando o espectador inseguro sobre se o que está vendo é real ou uma manipulação mental, e o surreal salta à tela quando menos se espera, mas esse elemento infelizmente logo desaparece.

As maquinações pelo poder, revelações terríveis sobre a organização e seus métodos e a história de personagens que só desejam a liberdade, ainda que o próprio conceito de liberdade seja vago e diferente para cada um, tornam Pet uma experiência deliciosa para fãs do gênero.

Primeiras impressões de Pet

 

2. ID:Invaded

Texto por 

A mente humana é uma das coisas mais fascinantes que existem, imagine então o quão interessante seria adentrar esse local tão obscuro e complexo. Ao ver a palavra “id” há quem se lembre da estrutura proposta por Sigmund Freud. Mas a sacada do anime é que o “id” daqui vem da palavra japonesa “ido” que significa poço, tendo assim os dois significados.

Esse poço é o que eles utilizam para invadir a mente de criminosos desconhecidos, através das chamadas “partículas de cognição” encontradas nas cenas dos crimes, e assim dentro do poço (o “id”) descobrir qual é a identidade desse criminoso. Id:Invaded tem um foco investigativo, porém com a diferença de que os mistérios são resolvidos dentro desse poço. E aqui é que entra o nosso querido Sakaido, um detetive genial. E por sinal um personagem tão profundo quanto os casos que ele resolve.

Sem dúvidas uma obra muito interessante e distinta. E nada me surpreendeu mais do que o quão bem trabalhados e desenvolvidos os seus personagens foram. O anime vai te surpreender bastante e quem sabe até te faça chorar num certo episódio dez. Id:Invaded é um excelente mistério e com certeza merece a sua atenção.

Primeiras impressões de ID:Invaded

 

…e o Melhor Anime de Mistério, Suspense ou Horror de 2020 é…

 

1. Great Pretender

Texto por UBFPLANK

Makoto Edamura é um vigarista, não só um batedor de carteira normal, mas ele se considera o maior vigarista de todo Japão. Nosso protagonista vive de passar a perna nos outros, mas quando finalmente tomba com Laurent, um vigarista de nível mundial, Edamura se vê em um cenário muito maior do que qualquer um que ele já imaginou, o que colocará suas habilidades como vigarista e sua moral à prova.

Great Pretender é uma experiência interessante, com uma história que é dividida em blocos focados em um grande esquema cada. O anime tem o cenário perfeito para explorar diversos cenários ao redor do mundo e como os personagens reagem a esses, focando em cada um dos personagens em um arco específico enquanto continuamente desenvolve seu protagonista em paralelo a esses grandes eventos.

Foi de longe um dos melhores animes de 2020 no que tange sua produção. Com uma direção que capta o sentimento de cada cenas, seja ela um momento dramático ou uma corrida aérea, backgrounds cada vez mais criativos tanto em forma quanto em cor, incríveis sequências de animação, uma opening pegajosa e uma ending cantada por um dos maiores cantores do último século, Freedie Mercury da banda Queen.

Outro detalhe que chama atenção é a variedade de idiomas usados. Na obra os personagens viajam pelo mundo encontrando diversas pessoas de várias nacionalidades, e cada um fala o idioma referente a sua nacionalidade – Chineses falam chinês, americanos falam inglês, cada um deles com um ótima dublagem, algo incomum em animes. Detalhes como esse mostram o cuidado e o amor posto nessa produção, e isso é algo que todo grande fã saberá apreciar.

Primeiras impressões de Great Pretender

 

Esses foram os Melhores Animes de Mistério, Suspense ou Horror de 2020 segundo a Equipe do Anime21. Amanhã tem o grande evento para o qual os ranques por gênero serviram de abertura, os 10 Melhores Animes do Ano!

Comentários