Um dos animes mais aguardados da temporada, sem dúvida a continuação mais aguardada (há anos) e talvez o anime mais aguardado de todos mesmo. Já começou matador, e se você manja de Ataque dos Titãs sabe que isso não foi uma metáfora.

Mas o anime parece ter perdido algumas coisas em relação à primeira temporada, não é?

Perdeu os memes. Quero dizer, essa abertura nova é divertida e coisa e tal, mas nem a música é chiclete nem a animação é tão … não sei, o que a primeira abertura tinha de especial? Só sei que era realmente memetizável. Essa da segunda temporada é só uma abertura normal. Mas se perde-se de um lado, ganha-se do outro.

Ganhou-se muralhas feitas de titãs, titãs peludos e que sabem falar, e mais uma crise. Ok, crises são comuns em Ataque dos Titãs, então não dá pra dizer que seja algo realmente novo. Ah é, teve um breve e incrivelmente desnecessário flashback do Eren também, mas vou fazer de conta que ele não aconteceu. Vou tentar passar por cada um dos itens que importam, acompanhe-me.

A coisa das muralhas feitas de titãs ficou bem mal feita. Quero dizer, de repente depois da luta contra a Annie, na primeira temporada, olharam pra cima e viram o carão de um titã saindo da muralha. Não foi imediatamente decifrável para mim que aquele titã não estava do outro lado, mas sim dentro da muralha, isso é algo que eu só pude entender depois com a câmera panorâmica. E também confesso que minha primeira impressão foi a de que aquele seria o titã colossal, afinal ele é o único com todos os músculos expostos que eu já vi no anime até agora – e é um que gosta de aparecer de surpresa pra dar susto em todo mundo. Eu sei, ele é maior que as muralhas, mas a cena foi muito rápida, dá um desconto. Mas a cereja do bolo foi essa longa e importante cena (importante sim, não tenha dúvida) ter terminado sem nenhum tipo de conclusão ou consequência. Poderiam pelo menos ter mantido o suspense a respeito se era pra acabar daquele jeito, mas não: no intervalo do episódio disseram com todas as letras que as muralhas são feitas de titãs. Tá bom então.

Ah tá, talvez eles façam fotossíntese?

E aquele titã peludo? Acho que é tipo um orangotango, barrigudo e com braços desproporcionalmente compridos. E que sabe falar. Ah, orangotangos não sabem falar, é verdade. Achei que titãs também não, mas se titãs podem ser seres humanos normais e inclusive reter algumas características humanas (o Eren retém sua consciência pelo menos parcialmente e a Annie retinha seu estilo de luta), por que um titã não poderia ser capaz de reter seus pelos e sua habilidade de fala? Ok, acho que ele não tem aqueles pelos na forma humana (mas aposto que consegue falar). A novidade real desse titã não é ter uma aparência e uma habilidade diferentes, mas sim ser capaz de comandar os demais titãs: lembre-se que eles sempre atacam em massa o Eren quando transformado (bom, e quando não transformado também, assim são os titãs). Isso sim é uma novidade e aguardo por uma boa explicação.

Existem monstros assustadores. E os titãs de Ataque dos Titãs não são esse tipo de monstro.

Aliás, falando em orangotangos, viu os dinossauros e baleias voadoras na abertura? Só consigo rir daquilo. Acho que acabou a possibilidade de Ataque dos Titãs ser uma história séria, mas vamos ver.

Masoq…

Por fim, a nova crise: a Muralha Rose aparentemente foi rompida! Lascou-se tudo. Ainda bem que vários recrutas da equipe do Eren estavam lá, senão quem é que poderia ter fugido sem fazer nada contra míseros nove titãs, não é mesmo? Ah mas tinha que avisar todo mundo da muralha rompida! É, suponho que sim. Eu poderia reclamar do fato de um mundo tão perigoso assim não ter um sistema mais eficiente do que “corre lá com o cavalo” pra transmitir informações à distância – e não falo de telefones ou telégrafos, faróis serviriam muito bem, mas não vou me dar a esse trabalho. Só quero mesmo reclamar que ainda acho que a melhor decisão seria ter enviado apenas um grupo de mensageiros pra capital enquanto os demais derrotavam aquele pequeno grupo de titãs, e só depois deveriam se preocupar em avisar vilas próximas. Agora eles estão divididos, aguardando reforços que vão demorar horas para chegar, e uma de duas coisas acontecerão: ou 1) muitos titãs entraram e aí avisar seria inútil em primeiro lugar e todo mundo vai morrer ou 2) poucos titãs entraram e eles teriam uma chance de vencer se não tivessem pulverizados por uma vasta área.

E aí, gatão?

Sim, eles são bem burros. Mas tudo bem, no próximo episódio vamos saber o que acontece. Ou não, talvez só vejamos um flashback da Sasha Batata e o Eren correndo e correndo e correndo o episódio inteiro até finalmente chegar em algum lugar. Não tem problema gastar tempo assim, tem? Nem é como se essa temporada fosse ter apenas 12 episódios … opa, essa temporada vai ter apenas 12 episódios. Pelo menos há garantia de ação competente, titãs ridículos, baleias e dinossauros na abertura, o que mais eu poderia pedir?

  1. Teve muitas surpresas, para minha pessoa, já que eu n esperava tanta coisa acontecendo. Isso que foi o mais foda.
    E também espero por boas explicações.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Ah vá, um cara morreu em Ataque dos Titãs, você não esperava por isso mesmo? O lance das muralhas foi interessante mas resolvido de forma horrível. Resta a habilidade de controlar os demais titãs do titã orangotango – e tenho impressão que isso nunca vai ser explicado, não tão cedo pelo menos.

  2. O que dizer do primeiro episódio da segunda temporada de Shingeki, ela foi boa, mas longe do épico que foi o primeiro episódio da primeira temporada. Bom começando pela opening, eles bem tentaram criar um tom épico, para ela, como na primeira temporada, mas falharam. A música da opening em termos de sonoridade é muito parecida com a da primeira, só mudou a letra. As sequências de animação, nem sei o que dizer, mais um pouco e temos um zoo de animais titãs, que porra foi aquela de ter baleias, dinossauros e sabe-se lá mais o quê na opening, Deixando a minha embirração com a opening e passando aos acontecimentos do episódio, a treta dos titãs dentro das muralhas, introduziu uma das coisas que Shingeki faz de melhor, deixar as perguntas no ar, e respostas que é bom nada. Aquele padre, ou representante do clero, era bem chato, a igreja com toda a certeza, sabe de toda a história dos titãs dentro da muralha, mas como é um assunto delicado, ficam calados e preferem a morrer, do que a contar a verdade. Passando, à parte do trespasse da muralha Rose, como é útil, ter uma tropa de elite lá, mais conveniente do que isto impossível. Que ideia foi aquela do Miche-san, atacar nove titãs sozinho, estava na cara que ia dar mau resultado. Ao menos rendeu uns bons memes. E aquele titã com aparência de macaco, mais uma dúvida numa fogueira, que já está enorme, no que toca a dúvidas e perguntas que este anime deixa no ar. Como achei interessante, a forma como este titã peludo, usou o cavalo do Miche como arma carga de arremesso, quem precisa de uma catapulta ou um trebuchet, quando se tem um titã anómalo de 17 metros. Estava na cara que o Miche ia sofrer e muito, a sorte não estava no lado dele. Antes que me esqueça, eu estava a gostar deste episódio, até à parte, em que o estúpido, autista, mongolóide do protagonista Eren aparece. A maneira como ele se dirigiu à sua irmã Mikasa, é digna de raiva e indignação. Como ele ousa, falar daquela forma, com a pessoa que mais se preocupa com ele. A forma como ele se referiu ao amuleto e peça de estrema importância, o cachecol que ele deu à Mikasa quando ambos eram pequenos, foi digna de pena. Aquele cachecol representa uma história e não pode ser subsistido por outro, como não fosse nada. Ainda me pergunto como a Mikasa ainda suporta o Eren. Por último, a ending, ele é bastante boa e macabra. Dizem os entendidos do mangá, que a enfing está cheia de spoilers, mas isso a mim não me importa, eu achei bem interessante o esquema dela, em demonstrar várias épocas do homem a combaterem e a fugirem dos titãs. Devia ser bem interessante, combater titãs com lanças e espadas, e com aquelas lanças, que os gendarmes (lanças)franceses usavam nas batalhas, nem chegavam a arranhar os titãs.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Primeiro comentário que respondo em tempo razoável em muito tempo! Vamos lá que ainda falta um pouco para eu acertar tudo, hehe.

      A abertura é legal, mas só isso. E na parte dos animais é .. sei lá, passei a ver Ataque dos Titãs como uma comédia, comecei a achar tudo muito engraçado e isso melhorou bastante a minha relação com o anime, hahaha!!

      Não tenho tanto problema com questões que ficam em aberto, o que me incomodou mesmo no caso dos titãs da muralha foi a perda de tempo. Uma cena tão longa sem conclusão nenhuma é tempo mal gasto. Isso é anime, não é mangá, não vai continuar eternamente enquanto vender, tem o tempo contadinho para 12 episódios. Você acha que resolvem isso ainda nessa temporada? Talvez, mas eu tendo a achar que não – a primeira deixou muito mais perguntas do que respostas, afinal. Por exemplo, o que diabos está escondido até hoje no porão da casa do Eren? Ou será que já se esqueceram disso? Eu não esqueci. E é uma coisa que vem desde o primeiro episódio da primeira temporada!!

      Eu até entendo que o Mike só pretendia ganhar tempo mesmo, e supostamente tão forte quanto era, ele seria capaz disso. Ainda assim achei uma decisão errada. Ele originalmente não pretendia lutar contra os Titãs, mas apenas fugir deles em quatro direções diferentes para avisar as pessoas – e essa decisão que eu achei errada em primeiro lugar. Sendo um grupo pequeno de Titãs eles ganhariam muito mais derrotando-os primeiro. Mas talvez o Mike tenha construído sua reputação fugindo de titãs para avisar os outros, né? Isso pelo menos explicaria tudo, hehe.

      E concordo com você, foi muita falta de sensibilidade do Eren. A essa altura não é possível que ele não saiba porque a Mikasa não apenas guarda, mas usa constantemente aquele cachecol, não é? Assim, a sugestão dele de trocá-lo por um novo foi horrível, uma falta de coração sem tamanho. Bom, ele é um titã, né =P E preciso ainda dizer que foi outra cena bem inútil. Aquilo serviu para construir os personagens envolvidos? O Eren ou a Mikasa saíram dela mais desenvolvidos? O Eren ou a Mikasa vão mudar alguma coisa por causa daquilo? Duvido muito. Perda de tempo. Não se perde tempo assim em anime curto com ainda tanta coisa em aberto.

      E eu fiquei com a impressão que a ending conta o passado inteiro dos titãs mesmo, seu surgimento e tudo o que aconteceu até a criação do enclave onde hoje eles vivem. Aposto que é baseado em rascunhos do mangá, porque pelo pouco que vi Ataque dos Titãs é um mangá que gosta de contar porções importantes de sua história em páginas de rascunhos comentados.

      O material original não é lá muito bom, não dá pra culpar o estúdio por todos os defeitos do anime…

      Obrigado pela visita, pelo comentário, pela paciência com os demais comentários (ainda me falta responder alguns!), e por acompanhar-nos por mais uma temporada!

      Temos vários redatores novos, acho que vamos esgotar sua capacidade de ler artigos, hein? Hehehe

  3. Aposto que os segredos, guardados no porão da casa do Eren, não vão ser nada de especial, além de que parece que quem faz e organiza o anime, parece se ter esquecido dele. Quanto à questão do material original, não podia estar mais de acordo contigo. Eu gostei bastante da ending, o início dela fez-me, lembrar daquelas pinturas macabras da Idade Média, e o resto dela também foi bem interessante, incluso a arte diferente dela, também me chamou a atenção.
    Eu já faz um bom tempo, que a minha capacidade de ler e comentar artigos, está esgotada, mas ainda assim, arranjo sempre um tempo para ler os vossos artigos. Vamos ver se eu vou conseguir acompanhar-vos nesta temporada, tenho as estreias todas em atraso, a maioria dos animes desta temporada, não me dizem nada, não sei, esta temporada de Abril, vai ser a mais difícil de acompanhar, desde que me lembre. Já agora, já decidiste que animes, vais comentar nesta temporada?

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Se o conteúdo do porão não tiver sido revelado no mangá ainda, infelizmente não há nada que os produtores do anime possam fazer a respeito.

      A ending é melhor que a opening, mas isso não quer dizer muito porque a opening que é muito ruim mesmo, hehe.

      Eu estou com estreia atrasada pra caramba também =D

      E sim, já decidimos e dividimos tudo aqui internamente. Mas sabe que gosto de fazer suspense, né?

      Enfim, tudo bem, eu conto um: Vou cobrir Ataque dos Titãs 2 aqui no Anime21! Espero que me acompanhe 😉

      • Eu já sei que gostas de fazer suspense, mas a cada dia que passa a minha curiosidade aumenta. Eu vou acompanhar os teus artigos de Ataque dos Titãs, mesmo sendo um anime que me arrelia mais do que diverte. Estou curioso para ver os outros animes, que vais cobrir esta temporada.

Comentários