Na verdade as muralhas são inteiramente construídas com titãs mesmo. Não necessariamente com titãs, mas com uma substância que eles secretam e que endurece e fica resistente pra caramba. Será que um titã seria capaz de quebrar a pele endurecida de outro titã? Isso me lembra aquela anedota sobre a lança e o escudo mais fortes do mundo. Se você assistiu Cavaleiros do Zodíaco a conhece. Se não, é assim:

Um vendedor tinha o escudo mais forte do mundo, que poderia parar qualquer lança, e também a lança mais afiada do mundo, que poderia atravessar qualquer escudo. O que aconteceria se o escudo e a lança se chocassem?

A solução anedótica diz que ambos seriam destruídos. Talvez seja apenas por isso que os titãs, conforme bem lembrado, jamais destruíram porções do muro? Quero dizer, estou só tomando essa afirmação como verdadeira, minha memória insiste que um pedaço do muro foi sim destruído na primeira temporada, mas se insistem que não, então não.

Não é como se esse fosse o maior e mais importante dos segredos de Ataque dos Titãs.

Aliás, lógico que teve um pedaço do muro destruído: aquele lascado durante a luta entre Eren e Annie, que expôs um titã sonolento e um padre apavorado. Como ninguém sabe quem ou quando quebrou aquele naco do muro, não dá para saber se isso teve alguma consequência para o titã envolvido. De resto, deixo aqui meu protesto contra a informação de que todo humano-titã deve ser capaz de secretar aquela substância com a qual o muro foi feito (posso chamá-la de murogênio? Ou se for pra parecer metido, toichogênio, de toichos, muro em grego? Me ignore por favor). De quatro titãs que apareceram até agora, só dois parecem particularmente duros – e a cristalina Annie parece bem diferente do robusto e rochoso titã encouraçado. Mas tá bom, agora estão falando que o Eren também consegue. E ele aceitou a ideia de boa. Se ele aceitou, quem sou eu para dizer que não, né? Vai lá, Eren!

Quem ousa se meter com as garotas más?

O mistério sobre o porão da casa do Eren ressuscitou com força, e sobre ele vários outros foram empilhados. A Igreja da Muralha sabe de algo que não conta para ninguém. O governo deve ter seus segredos também (sempre tem, né), mas tirando as divisões do exército e aquele juiz que julgou o Eren na primeira temporada, nada sobre a estrutura de poder e sobre os detentores do poder foi revelado até agora. Assim, o verdadeiro mistério é quem manda nessa droga toda, mais do que o que essa ou essas pessoas eventualmente saibam. A Ymir sabe de algo, e o Reiner sabe que ela sabe! A Krista também sabe de algo, se bem que me parece mais que a família dela saiba algo e a Igreja da Muralha a queira – para chantageá-los, talvez? O que a Ymir e o Reiner sabem tem a ver com a Krista. E vou dizer que o Bertolt também deve saber desse algo porque ele está sempre perto do Reiner e frequentemente imita suas reações.

Agora titãs se movimentam à noite e orangotangos escalam muralhas

Hipótese: a função da Ymir era proteger a Krista, então ao vê-las no olho do furacão da crise titânica atual, o Reiner ficou revoltado com ela. Bom, o próximo episódio é sobre o Reiner, aposto que se eu não descobrir algo sobre isso, pelo menos algumas dúvidas novas serão acrescentadas. Provavelmente tudo está interligado? Isso coloca Reiner e Ymir (e Bertolt) de um lado oposto ao da Igreja da Muralha. Qual era o dogma fundamental da Igreja mesmo? Se ainda me lembro, era algo como “parem de sair das Muralhas e querer povoar o resto do mundo, fiquemos para sempre aqui dentro confinados, escondidos dos titãs”. Era isso o que eles diziam no começo, se a memória não me falha, e não que seres humanos deveriam morrer passivamente durante os ataques dos titãs. A coisa toda perdeu sentido (e o próprio padre ficou abalado, embora ainda tenha mantido sua fé) quando os titãs fizeram seu primeiro movimento.

Ou talvez aquele movimento já tenha sido represália pelas expedições humanas fora da Muralha Maria? Mas espera, estou operando sob a assunção que os titãs colossal e encouraçado são humanos-titãs, então por quê? A Igreja de um lado, a Tropa de Exploração de outro, os humanos-titãs em um terceiro canto, e … Reiner, Ymir e Bertolt em um quarto? Opa. Eu não leio o mangá, ok? Mas me veio à mente agora como o Reiner é … parecido com o encouraçado? Sem spoilers, por favor, assumo o risco de estar falando besteira e quero descobrir isso sozinho, na hora certa. Isso faria do Bertolt o colossal? Não são exatamente parecidos, mas ele é … alto, não é? Se isso for verdade, a Ymir deve ser outra humana-titã. Uma cuja forma titânica não apareceu até agora, e faz sentido que seja assim já que ela está devotada à Krista e só no terceiro episódio dessa segunda temporada que a proximidade entre ela e o Reiner foi revelada.

O trio reunido

Quatro lados ou três lados, tanto faz. Na verdade as muralhas são circulares, então são 2πR lados. Hahaha, piada boa né? Ok, desculpa. Esse artigo já está bem grande e o quarto episódio já foi lançado, não vou ficar especulando demais. Gostaria apenas de encerrar o artigo dando meus pêsames ao Connie por sua mãe ser uma humano-titã bem inútil e pelo resto de sua família (e sua vila inteira) ter desaparecido. E felicitações à Sasha por ter reencontrado seu pai e uma batata. Até mais, o próximo artigo não vai atrasar!

Comentários