13 Animes artísticos – Parte 4 de 6: Idols femininas
Bom dia!
Gosta de animes sobre artes? Quaisquer artes? Alguma arte?
Esse artigo é o quarto de uma série de listas para animes de todos os gostos artísticos, porque existem muitos animes sobre o tema. Nesse artigo: artes tradicionais japonesas.
Listas da série:
6 Animes de artes ocidentais
6 Animes de artes “de otaku”
6 Animes de artes tradicionais japonesas
13 Animes sobre idol femininas
10 Animes sobre idol masculinos
14 Animes musicais
A grosso modo, Idols são um ramo do entretenimento japonês no qual jovens e adolescentes cantam e dançam. Todavia, essas tarefas não são as únicas da carreira idol. As (os) idols fazem de tudo um pouco. Além de dançar e cantar, elas (eles) atuam, desfilam, participam (apresentam) de programas de televisão e rádio. entre outras coisas.
O fenômeno idol surgiu no início dos anos 1970 devido a um boom de popularidade do filme francês chamado Cherchez l’idole (“À procura do ídolo”) que apareceu nas telas de cinema japonês em novembro de 1964. O termo “ídol” tornou-se usado para as meninas, a maioria entre 14 e 16 anos, que estavam apenas começando seu caminho para o estrelato. Atualmente tanto as garotas como os garotos podem seguir a carreira idol.
The Idolm@ster
Esse anime é sobre garotas comuns em busca do sonho de serem idols
A vida de uma Idol não é só glamuor e sorrisos, mas de muito suor e trabalho. Nessa obra, jovens garotas que trabalham numa pequena agência a fim de almejarem o sucesso. Não é uma tarefa fácil conseguir o sucesso, mesmo que elas sejam talentosas e dedicadas ao máximo à carreira de idol.
Não basta saber só cantar e dançar para se destacar. Uma idol é uma artista completa que atua, trabalha como modelo, participam de programas de variedades, além do básico que é cantar e dançar.
Um dos atrativos de The Idolm@ster é mostrar como é o trabalho de uma idol. Fora isso, temos um pouco de drama, comédia e a vida cotidiana de talentosas garotas em busca de um lugar ao sol.
The Idolm@ster Cinderella Girls
O segundo anime da franquia The Idolm@ster (ou terceiro, se contarmos a versão mecha inspirada na franquia, intitulada de Idolmaster: Xenoglossia)
Mantendo a essência da franquia, temos novamente um grupo de garotas sonhadoras que almejam brilhar como idols. Diferente da série anterior, temos uma agência mais luxuosa e com mais recursos, mas isso não significa que os desafios serão mais fáceis para as garotas, pois por mais que se tenha recursos financeiros, as personagens são desconhecidas e precisam conquistar o público a cada apresentação até obterem a tão sonhada fama. Inúmeros desafios são impostos às personagens, mas que elas enfrentam com disposição e sorriso no rosto.
Todavia, nem só de sorrisos vive uma idol. Lágrimas e suor também fazem parte da carreira, mas o mais importante é que as personagens continuam seguindo em frente buscando um final feliz, igual àqueles idealizados nos contos de fada.
Ongaku Shoujo
Mais um anime que mostra um pouco como é a carreira de uma idol. Aulas de canto e dança, participação em programas de variedade, sessão de fotos e, claro, alguns dramas. Tudo isso você pode encontrar nessa história sobre determinação e vontade de brilhar
Uma curiosidade desse anime é que diferente dos demais da lista, ele foca numa garota que não sabe cantar e que trabalha nos bastidores auxiliando um grupo idol intitulado Ongaku Shoujo.
Leia as primeiras impressões de Ongaku Shoujo.
Aikatsu!
Se no animes supracitados observamos o trabalho das personagens como Idol, aqui temos uma prestigiada escola que prepara garotas para serem idols profissionais de sucesso.
A história gira em torno de uma garota chamada Ichigo, que ao lado de sua fiel amiga, Aoi, passam numa concorrida seleção para a tradicional Academia Starlight. Aikatsu é uma história sobre sonhos, amizade e sobre nunca desistir diante dos problemas.
Love Live!
Uma das franquias do ramo do entretenimento mais bem-sucedidas e popular do Japão não poderia ficar de fora. Inspirado em um projeto multimídia, Love Live! conquistou o Japão e mais alguns milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro.
A história desse anime conta a saga de nove garotas que se unem para salvar a escola de ser fechada se tornado ídolos escolares a fim de ganhar fama para obter um número de matrículas o suficiente para impedir que a escola em que as protagonistas estudam encerre suas atividades.
Diferente de The Idolm@ster e Ongaku Shoujo, esse anime não é focado na indústria idol, o que nos leva a uma espécie de subcategoria de idols amadoras. Mesmo que Love Live! e Aikatsu (outro anime já listado) sejam animes escolares, eles se diferem. O primeiro não tem como foco mostrar a função de idol como uma profissão, mas sim algo que as personagens fazem por diversão ou para representar suas escolas. Já no segundo, mesmo que as personagens sejam amadoras, elas estão sendo treinadas para serem idols profissionais, portanto, o lado profissional da indústria idol acaba aparecendo, mesmo que não seja como elemento principal, diferentemente do que ocorre em Love Live!, no qual os elementos da indústria idol estão ausentes.
Love Live! Sunshine!!
O segundo anime da franquia Love Live!
Esse anime mantém a estrutura narrativa da série anterior, mas faz algumas modificações para poder ter identidade própria.
Uma das diferenças para a série anterior é que as personagens moram no interior, enquanto o cenário do primeiro Love Live! é Tóquio.
As personagens são carismáticas e o anime transita muito bem entre os momentos mais descontraídos e as situações mais dramáticas.
Por fim, o uso de computação gráfica é aperfeiçoado em comparação com sua a antecessora (que não era ruim). Não é preciso ter visto a série anterior para começar essa.
Leia as primeiras impressões de Love Live! Sunshine!!.
Futssu no Joshikousei ga [Locodol] Yattemita
Chegamos ao lado menos glamouroso do mundo idol.
Locodol é a junção das palavras Local e Idol. Esse anime apresenta uma modalidade idol conhecida como ídolos locais (locodol, como a obra se refere). Cada grupo idol representa uma cidade diferente.
Esqueça todo o glamour que envolve a indústria do entretenimento, pois aqui acompanhamos duas idols que se apresentam para um público pequeno em eventos não muito badalados (como num estacionamento de um supermercado). Tudo isso com verba da prefeitura que visa atrair turistas para cidade.
Com uma comédia sutil e mostrando a vida das personagens como ídolos locais, Locodol se propõe a retratar um ponto de vista que normalmente não é apresentado em animes mais convencionais sobre idol.
Wake Up, Girls!
Uma história sobre recomeços.
Em Sendai, a agência de entretenimento Green Leaves chega ao fundo do poço, sem mais nenhum artista em portifólio. Mas Junko, a dona, tem a solução: montar um grupo idol, ainda que eles nunca tenham tido experiência com isso.
A história se passa apenas 3 anos após o Grande Terremoto de Tohoku, no nordeste do Japão, e Sendai foi uma das cidades mais devastadas. Bairros inteiros sem nenhuma casa ainda são visíveis no anime. É nesse cenário que Matsuda tem que de alguma forma encontrar garotas para o tal grupo idol que sua chefe quer. E ele as encontra. Uma garota que toca piano. Uma modelo fotográfica. Uma garçonete que gosta de cantar em um maid café. Não dá para ser exigente. A jóia da coroa é Mayu, ex-membro do poderoso grupo idol I-1 (modelado no AKB48) que ninguém sabe porque saiu e o que foi fazer em Sendai. É o recomeço para ela, para a Green Leaves, e metaforicamente, para Sendai.
Você absolutamente deve assistir ao primeiro filme (Wake Up, Girls! Shichinin no Idol) antes da série, e absolutamente deve assistir filme anime e anime para TV. O filme é mais bem produzido e traz detalhes fundamentais dos dramas das garotas, revelados conforme o grupo é montado. Já a série para a TV desenvolve mais alguns desses dramas, bem como explora mais o cenário.
Miss Monochrome
Encerrando a sessão sobre o lado menos glamouroso do mundo idol, temos um curta de comédia que mostra uma androide que era milionária, mas que foi enganada por sua assistente que roubou sua fortuna. Agora a senhorita Monochrome tenta sobreviver buscando a fama como idol, mas todas os planos mirabolantes de seu agente para emplacar sua carreira sempre resultam em algo inesperado. Mas mesmo assim, ela continua prosseguindo o seu sonho de se tornar uma idol.
Idol Jihen
Agora chegou a vez dos animes de idol menos convencionais
Idol e política combinam? Esse anime tenta provar que sim.
Quando a confiança na politica tradicional diminui, as pessoas acabam buscando opções de fora do meio político (os famosos outsiders). Aqui no Brasil apelamos para celebridades (ou subcelebridades), juízes e, mais recentemente, militares. No universo de Idol Jihen, a melhor opção foi eleger idols para ocupar cargos públicos. Mas por que idol?
Idols tem que viver de forma regrada, sempre devem atender seus fãs muito bem, ou seja, são figuras acima de qualquer suspeita, fora o fato de serem naturalmente carismáticas o suficiente para conseguir votos.
Infelizmente, o anime tem seus problemas para conciliar temas tão distantes entre si, todavia, acho que vale a pena dar uma olhada nos primeiros episódios (para ver se a série te chamará a atenção) caso procure algo diferente.
Leia as primeiras impressões de Idol Jihen.
AKB0048
Inspirado no famoso grupo idol AKB48, esse anime apresenta uma proposta fora do convencional ao combinar uma temática tão alegre e vibrante como idols a um cenário pós-apocalíptico.
Em AKB0048, o entretenimento foi banido por razões desconhecidas, e agora um grupo idol rebelde chamado “AKB0048” desafia às leis para levar alegria e sorriso para as pessoas nos lugares mais longínquos do universo.
Zombieland Saga
Se durante sua vida inteira nunca conseguiu realizar seu sonho de ser uma idol, talvez valha a pena continuar tentando como uma morta-viva?
Sakura é uma de sete zumbis criadas pelo misterioso Koutarou para salvar a província de Saga. Salvar de quê? Ninguém sabe. Salvar como? Virando idols! Mesmo que quase todas elas tivessem alguma habilidade extraordinária em vida, com duas delas até mesmo tendo sido idols famosas, a morte de certa forma as colocou todas no mesmo nível. As garotas do Franchouchou vão precisar superar não apenas suas limitações artísticas e físicas, mas também os problemas que elas tinham quando vivas e que ainda as assombram depois de mortas.
Zombieland Saga é uma comédia sobre idols e zumbis, mas também é um slice of life e um drama, podendo ir em um só episódio do humor lunático ao melodrama pungente de partir o coração.
Leia a resenha de Zombieland Saga.
Back Street Girls
Você já imaginou ver três caras da yakuza cantando e dançando como idols? Se não, saiba que a hora é agora!
Apesar de grupos masculinos serem cada vez mais frequentes, os protagonistas fazerem uma cirurgia de troca de sexo, acompanhada de um árduo treinamento para desenvolverem qualidades técnicas de idols, e se tornarem três belas mulheres com vozes fofas que mantêm suas personalidades da época de yakuzas é o que torna Back Street Girls tão inusitado quanto divertido.
A produção brinca com essa situação bizarra e rende muitas boas piadas explorando o ponto de vista dos yakuzas sobre uma indústria com vários aspectos questionáveis, mas também uma boa dose de glamour, que é a das idols. Esse anime é daqueles que vale a pena assistir só para ver a execução de uma premissa tão bizarra.
Leia as primeiras impressões de Back Street Girls.
lokoleaf
Ah, sou muito fã de Love Live Sunshine.
Aliás Bang Dream não seria também uma franquia Idol?
Flávio
Não, pois as personagens tocam instrumentos, portanto, se trata de uma banda, e não de um grupo idol.
Eu ainda não tive tempo de ver Bang Dream, mas creio que as personalidades das personagens principais devem ser semelhantes aos de animes sobre idols
Obrigado pelo comentário!