Após uma centenas de superficialidades e desentendimentos para cima de Hiro, a mentirosa, ela resolver dar a cara a tapa, literalmente, e tudo foi resolvido com ela mesma. As outras pessoas que perderam seus(suas) namorados(as) podem ter deixado a sua vitória em seu rosto, mas o que Kurusu mesmo precisava é de alguém que a fizesse entender o mal que ela estava fazendo às outras pessoas.

Sendo assim, Kurusu melhorou um pouco a sua personalidade e se permitiu ser mais honesta, dizendo exatamente o que sente na maioria das vezes. Claro que nem tudo ela diz porque prefere esconder dentro de si mesma, mas desta vez ela até mesmo quis levar o Clube de Koto a sério, principalmente por causa do puxão de orelha do Takezou.

Este episódio tratou de diversas questões maravilhosas, mas a principal é aquela pergunta que fiz em um dos artigos de “Kono Oto Tomare!”: o que é música para você?

Até então, Chika não estava entendendo o que a música realmente representava para ele. Será que é algo que toca a pessoa a ponto de fazê-la chorar? Será que é uma mensagem que deixa as pessoas mais unidas? Será que é algo que nos faz sorrir mais verdadeiramente? O que será exatamente?

E os momentos que ele entra em transe e consegue tocar com perfeição é quando ele realmente consegue se comunicar com as pessoas. Enquanto, como um delinquente, Kudou costuma tocar no pessoal com violência, mostrando um olhar raivoso e uma voz grossa e assustadora, com a música ele consegue transmitir tranquilidade e mensagens lindas.

A emoção que Chika conseguiu transmitir através de seus dedos gentis.

Claro que ele próprio não entendeu o que Hozuki quis dizer com “encarar a música de frente” e resolveu olhar a partitura com ela de frente ao rosto, em uma linha reta. Acredito que ela estava falando sobre absorver as mensagens fortes que cada música expõe, tendo mais confiança e sem medo de tocá-la.

E claro que aquela frase da mãe da Hozuki, que dizia “a sua música é como uma arma para mim”, ficou dentro dela para sempre, e acho que uma parte disso tem a ver com “encarar a música de frente”. Depois daquele fatídico dia, Satowa também descobriu que se pode tocar músicas que já existem de maneiras diferentes.

Quando se é experiente, é outra coisa. Sendo que ela tocou naturalmente e transmitiu a mesma mensagem, só que de forma mais tocante. Kudou também conseguiu tocar uma música maravilhosamente quando finalmente usou o koto que seu avô fez para ele, e todos os seus sentimentos foram transmitidos para seus amigos e para a sua tia.

A tia dele, que o rejeitava no início, também respeitou o esforço de Kudou.

Neste episódio também teve uma pequena participação do professor responsável pelo Clube de Koto, que é totalmente alienado sobre o instrumento, mas o clube precisa de alguém para manter o clube em ordem, além dos próprios alunos, e a aparição de duas meninas fãs da Satowa. Parece que elas vieram de uma escola feminina de prestígio quando o assunto é koto, e quer mostrar para Hozuki o quanto são boas, para que ela possa sair do clube com vários meninos.

Como será a apresentação delas, e será que o professor finalmente vai se interessar em koto de alguma forma?

 

Música que comentaram que irão tocar:

Música: Rokudan no Shirabe (Estudo em Seis Ciclos)
Autor: Yatsuhashi Kengyou
Mais detalhes sobre a música: clique aqui.

 

 

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários