Konosuba

Bom dia!

Você está precisando acordar sua mãe durante a noite?

Você gostaria que seu chefe soubesse que você assiste anime ao invés de trabalhar?

Ou o seu professor, ao invés de estudar?

Então assista algum desses animes de madrugada em casa, no trabalho ou na escola ou faculdade! A não ser que more sozinho, faça home office ou não estude.

Eu sei que humor é uma coisa bastante subjetiva e o que funciona para um pode não funcionar tão bem para outra pessoa. Ficamos saturados com algumas piadas, mas outras podemos escutar todos os dias que ainda nos trazem um sorriso no rosto.

Bem, o que posso fazer? Uma lista com vários animes diferentes, é claro, assim você pode tentar a sorte com todos eles. Se nenhum deles te fizer rir talvez o problema não esteja nos animes…

 

Gintama

Gintama

Gintama é uma obra na qual o riso é tratado com seriedade. Na história acompanhamos Gintoki, um homem que carrega o coração de samurai em um Japão feudal tomado por aliens que proibiram o uso de espadas e trouxeram consigo diversos avanços que parecem muito absurdos para a época. Ao lado dele estão Shinpachi, um simpático par de óculos, Kagura, uma garota forte e de passado misterioso, além do enorme cão dela, Sadaharu, uma espécie de mascote do local em que os três trabalham.

E o que eles fazem? De tudo, desde achar animais perdidos a desvendar grande conspirações. Gintoki e seus amigos se metem em várias enrascadas enquanto tiram sarro de tudo, driblando qualquer lei de direitos autorais para fazer paródias hilariantes, mas sem deixar de lado a seriedade em momentos dramáticos e batalhas. E eles existem, há todo um pano de fundo sério que vai sendo revelado aos poucos, mas o charme de Gintama é mesmo sua comédia excepcional e seus personagens carismáticos, capazes de provocar o riso das formas mais criativas possíveis.

 

Arakawa Under the Bridge

Arakawa Under the Bridge

Sabe aquela comédia completamente maluca com personagens únicos num cenário completamente aleatório? Caso a resposta seja negativa, conheça Arakawa Under the Bridge. Ichinomiya Kou é seu protagonista e único personagem (quase) são, um rapaz de uma família rica que segue uma regra ao pé da letra: nunca ficar em dívida com ninguém. O problema é que ele acaba tendo sua “vida” salva por uma garota chamada Nino, que como compensação lhe pede para ser seu namorado. Com isso, Kou passa a viver debaixo da ponte e é aí onde tudo começa.

Embaixo dessa ponte no Rio Arakawa que emula um hospício, além de Nino e Kou, vivem um kappa (na verdade um homem fantasiado, mas se diz kappa e todos o tratam de acordo, o que é uma constante com todos os personagens do anime), um músico com uma estrela como cabeça, uma freira que na verdade é um homem que já foi mercenário, dois irmãos com capacetes de metal para que “ninguém os localize”, porque supostamente teriam grande poder psíquico, um homem que só anda em cima de linhas brancas e por isso carrega um carrinho de cal por aí, entre outros. E mesmo com esse elenco de insanos Arakawa Under the Bridge ainda nos faz pensar se, talvez, os loucos não sejamos nós.

 

Kore wa Zombie desu ka?

Kore wa Zombie desu ka

Se você gosta de zumbis e garotas mágicas, saiba que este anime é para você. Seguimos a história do protagonista zumbi Aikawa Ayumu, que foi assassinado por uma serial killer e pouco antes de morrer foi “salvo” por uma necromante de grande poder. Agora ele tenta encontrar seu assassino enquanto trabalha como garota mágica após roubar (sem querer) os poderes de uma. Digo, não é exatamente uma garota mágica: é uma garota com uma arma mágica. No caso, uma motosserra. Mágica. Uma ninja vampira completa o elenco.

 

Dokuro-chan

Dokuro-chan

Se você gosta de um anjo sádico que mata o protagonista a cada três minutos de forma brutal apenas para ressuscitá-lo em seguida, além de aleatoriamente fazer coisas como trocar a cabeça de um colega de classe pela de um macaco, vá procurar ajuda, você precisa se tratar. Ou assista Dokuro-chan.

A anjo Dokuro foi enviada do futuro para matar Sakura Kusakabe, porque em 20 anos seu gosto por lolis o levará a um desenvolvimento científico que fará com que todas as garotas parem de envelhecer aos 12 anos e se tornem imortais como efeito colateral. E ela o matou. E depois o ressuscitou. O ponto é que de alguma forma ela tomou gosto pelo rapaz e decidiu ficar ao lado dele para garantir que jamais causará o apocalipse loli.

Leia a resenha de Dokuro-chan.

 

School Rumble

School Rumble

Ah, o brilho intenso e os desentendimentos hilários da juventude! Yakumo gosta de Kenji que gosta de Tenma que gosta de Ouji que não gosta de ninguém. E Yakumo é a irmã mais nova de Tenma, aliás. Ninguém nunca se declara, preferindo o caminho de tentar chamar atenção e fracassando miseravelmente, porque são tão bons em chamar atenção quanto são perceptivos.

Mas isso é só parte da história. Todos eles estão, cada qual ao seu modo, vivendo suas vidas escolares ao máximo, e um grande elenco se soma aos protagonistas e fazem toda sorte de coisas que adolescentes fazem, na escola ou fora dela, frequentemente das formas mais exageradas ou desastradas possíveis.

Leia a resenha de School Rumble.

 

Konosuba

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo

Kazuma morreu. E de forma tão patética que a deusa com espírito de porco Aqua não pôde evitar rir descontroladamente da cara do rapaz, a quem não obstante ofereceu duas opções: ir para o céu ou reencarnar em um mundo de fantasia, levando algo de sua escolha, para derrotar o Rei Demônio. Ele escolhe a segunda opção.

Ele escolhe levar Aqua, a deusa que caçoou dele – e que se mostra não muito útil para derrotar coisa nenhuma, que dirá o Rei Demônio. Os dois partem em uma missão para ficar mais fortes, ampliam sua equipe com uma cavaleira forte e uma poderosa maga, e … e passam a maior parte do tempo fazendo missões pequenas, apenas para ter dinheiro para comer bem mais um dia.

Além disso, a cavaleira que eles conseguiram é uma masoquista que sente prazer apanhando e a maga só sabe uma magia: explosão, o que ainda poderia ser útil se ela não ficasse exausta, incapaz sequer de se mover sozinha, cada vez que usa a magia.

 

Slayers

Slayers

Este é um anime de magia misturado com muita comédia, tendo várias temporadas. Lina Inverse, uma adolescente com poderes mágicos extremamente poderosos, está em uma aventura por muito dinheiro e poucos escrúpulos, chegando a roubar ladrões, fazendo-a ser considerada uma caçadora de recompensas. Enquanto Lina continua sua aventura em busca da riqueza, ela vai se encontrando com pessoas que ajudam a dar um toque ainda mais hilário à obra: Gourry Gabriev, um espadachim pouco inteligente (bem pouco mesmo), Amelia, melhor amiga de Lina e totalmente destrambelhada, e Zelgadis, homem que tem o seu corpo amaldiçoado e quer respostas de como recuperá-lo.

Muito antes de Kazuma e Aqua fazerem sucesso em Konosuba, havia Lina Inverse e Gourry Gabriev em Slayers. Em que pese eles serem muito mais bem sucedidos e suas missões muito mais importantes, tendo ao longo das temporadas derrotado poderosos mazokus (deuses demoníacos do mundo de Slayers) e salvado reinos inteiros, não são menos patetas e desastrados.

 

Caçadores de Elfas

Caçadores de Elfas

O que temos de isekai para dar e vender atualmente não é brincadeira, mas já assistiu Caçadores de Elfas? Nada mais é que um isekai de comédia lançado em meados da década de 1990, discorrendo sobre as aventuras de um lutador de artes marciais que não pensa no que fala, uma menina que é especialista em armas bélicas e em pilotar tanques de guerra e uma atriz muito talentosa que vão parar em um mundo onde existem elfas por causa de um ritual mágico de uma delas que deu errado. Assim, eles foram obrigados a ficar o tempo que for até que recuperem todos fragmentos do feitiço que estão espalhados nos corpos de algumas elfas desse mundo.

Mas onde esses fragmentos são encontrados? Oras, é precisa tirar a roupa delas para descobrir! Não perca esta comédia pastelão de uma época em que quase não existia isekais.

Leia como Caçadores de Elfas se saiu no teste do tempo.

 

Excel Saga

Excel Saga

Il Palazzo deseja conquistar o mundo, mas sendo essa uma tarefa muito difícil ele decide começar pequeno e conquistar a cidade de Fukuoka. Para tanto, ele conta com os serviços de sua única oficial, Excel, que faria tudo por ele. Isso, claro, se ela fosse competente o bastante para fazer qualquer coisa. Esquece essa coisa de única oficial, porque Il Palazzo logo contrata Hyatt, muito mais pé no chão, e agora elas são duas oficiais.

O que, francamente, não melhorou nada o prospecto de conquista de Fukuoka. Excel e Hyatt estão boa parte do tempo mais preocupadas em como conseguir dinheiro para poder ter o que comer, e suas missões não são menos ridículas do que estou me esforçando para fazer parecer.

 

Gugure! Kokkuri-san

Gugure! Kokkuri-san

Kohina mora sozinha e tem dificuldade com as pessoas – ela acredita ser uma boneca. Ela usa um encantamento folclórico para invocar Kokkuri-san, um espírito de raposa que, segundo as lendas, pode responder qualquer pergunta que você fizer. Hoje em dia, ele faz isso pesquisando no Google. Depois de alguns desentendimentos no encontro inicial entre os dois, Kokkuri-san estava determinado a possuir Kohina, mas acabou ficando tão preocupado com o estilo de vida da garota que decidiu morar com ela e cuidar de sua casa.

Outras criaturas sobrenaturais se somam ao elenco ao longo do anime, como Inugami, o espírito de um cão de rua que morreu abandonado, e o velho guaxinim Shigaraki.

 

Squid Girl

Squid Girl

Para se vingar dos humanos por toda a poluição que eles lançam nos oceanos, a Garota Lula decide invadir e conquistar a terra firme. Seu primeiro alvo é o restaurante de praia das irmãs Aizawa. Após falar muito e criar um buraco na parede, ela acaba forçada a trabalhar para pagar pelo conserto.

Ela é adorável, ela tem tentáculos como cabelo, ela cospe tinta de lula para usar como molho no restaurante, e, mais importante, ela se diverte com seus novos amigos humanos e nós nos divertimos mais ainda com suas desventuras.

 

Asobi Asobase

Asobi Asobase

Besteirol, absurdo, nonsense. Comandado pelas protagonistas Hanako, Olivia e Kasumi e com grande elenco de apoio, Asobi Asobase é histérico. As três garotas estão apenas entediadas e criam um Clube de Passatempos, onde elas fazem um pouco de tudo e basicamente nada, e quando não são coisas estranhas acontecendo ao seu redor, como assombrações e uma certa aluna suspeita de ser um garoto disfarçado, as três sozinhas são mais do que suficiente para criar todo tipo de confusão.

Eleito pela equipe do Anime21 o melhor anime de comédia de 2018, Asobi Asobase é um anime que você não pode perder caso goste de comédia de absurdo.

Leia a resenha de Asobi Asobase.

Leia a lista dos melhores animes de comédia de 2018 segundo a equipe Anime21.

 

Nichijou

Nichijou

Quando falamos de animes e de comédias de absurdo é um crime não falar de Nichijou. Aioi, Mio e Mai são as protagonistas, e ao contrário das protagonistas de Asobi Asobase elas até que são na maior parte do tempo bastante normais – é um anime sobre o dia à dia, afinal, isso é o que significa “nichijou”. Mas talvez seja apenas a imaginação delas, ou talvez esse mundo seja louco mesmo, porque coisas estranhas estão sempre acontecendo, como o diretor da escola lutar contra um cervo no pátio ou uma cientista genial capaz de criar uma robô senciente e um lenço que permite a um gato falar como um ser humano ser apenas uma criancinha.

A robô, aliás, é Nano, e ela entra para a escola e se junta às protagonistas. Em boa parte do tempo elas estão apenas tendo contratempos normais, como espetar o dedo com grafite de lapiseira ou engasgar com miojo, mas suas reações são multiplicadas por mil. Uma obra-prima da comédia em animes.

 

Há muitos outros animes que poderiam estar nessa lista, mas não quis escrever um artigo gigantesco também. Também é possível sub-categorizar esses animes em gêneros mais específicos, e na maioria dos casos não faltam outros tantos animes para preencherem uma lista completa. Dependendo do sucesso desse artigo, quem sabe outros vêm pela frente?

Diga aí o que achou da nossa seleção, bem como quais são os seus animes de comédia favoritos!

 

  1. Avatar

    De todos os citados o único que vi foi o Konosuba e considero o melhor anime de comedia que vi até hoje. Vi poucos do gênero comedia normalmente vejo mais shounen, mas, pretendo ver alguns episódios de vários citados aí no artigo vai que gosto e talvez supere o Konosuba.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Julio, tudo certinho?

      Konosuba é muito bom! Se gosta de comédia em mundo de fantasia, experimente os outros dois do gênero que eu listei, caso consiga: Slayers e Caçadores de Elfas.

      Mas meus preferidos são os absurdos. Dá uma chance para Nichijou também, é hilário 😂

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  2. Avatar

    Se é para eleger um campeão Gintama é o “the best”. Legal ver “Gugure! Kokkuri-san”, sim vc ri, mas quando lembra o pq de tudo aquilo (uma menina pra lá de solitária e depressiva) dá uma tristeza atroz…Prefiro “Genshiken” nessas horas ou rever “Trigun”….

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá James, tudo certinho?

      Eu gosto do gênero de humor depreciativo – e não é porque sou sádico, juro, é porque me identifico com algumas das situações mesmo. Watamote é ainda mais triste que Kokkuri-san, e foi difícil escolher entre os dois para a lista. Pessoalmente prefiro Watamote, mas acabei colocando Kokkuri-san na lista para preservar algumas boas peças para uma eventual sequência, hehe.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  3. Avatar

    Dos listados, vi “Gugure! Kokkuri-san” e “Slayers”; dos que deu uma vontade de dar uma chance, “School Rumble”. Dá pra adicionar “Seto no Hanayome”, é garantida muitas risadas no romance entre um humano e uma sereia, que a maioria quer que o Nagasumi se dane: tanto o anime quanto os OVA’s são hilariantes.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Escritora, tudo certinho?

      Seto no Hanayome, que bem lembrado! Eu só li o mangá (e não inteiro, porque não encontrei-o inteiro traduzido, mas li bastante), e é histérico mesmo. School Rumble é um dos melhores de humor escolar, definitivamente recomendadíssimo.

      Obrigado pela visita e pelo comentário 😊

  4. Avatar

    E fica aqui uma sugestão pra lá de inusitada…”Rilakkuma e Kaoru” da Netflix, muito fofis muito até melancolico e um excelente anime em ….STOP MOTION coisa que nunca vi, mas é tão relaxante neste domingo….Recomendo!!!

Comentários