Bom dia!

Decidimos reunir o maior time de especialistas em animes que pudéssemos e perguntar a cada um deles: Qual foi o melhor anime de 2018? E se não for abusar muito, poderia dizer quais os melhores em cada um dos seguintes gêneros: AçãoEsporteComédiaDramaSlice of lifeRomance, e Horror/Suspense?

Ninguém tão importante assim quis nos atender, então decidimos fazer uma coisa mais caseira. Os membros da equipe do Anime21 se reuniram em conclave para decidir quais os melhores animes de 2018!

Nesse artigo publicamos os 5 melhores animes de Comédia de 2018.

Leia também:

5 Melhores Animes de Ação de 2018

5 Melhores Animes de Esporte de 2018

5 Melhores Animes de Slice of Life de 2018

5 Melhores Animes de Drama de 2018

5 Melhores Animes de Romance de 2018

5 Melhores Animes de Horror ou Suspense de 2018

10 Melhores Animes do Ano de 2018

Imagem de capa: relevos budistas em rocha nas grutas de Feilai Feng, em frente ao Templo Lingyin, em Hangzhou, China.

 

Qual foi o melhor anime de comédia de 2018?

O que é um anime de comédia? Essa é uma pergunta fácil: comédias são feitas para rir. A coisa fica um pouco mais complicada quando metade ou mais de todos os animes possuem comédia. Ou será que não? Veja bem, retornemos à definição: comédias são feitas para rir.

Ficou mais fácil agora? Muitos animes possuem bom humor. De fato, esse é um atrativo em quase qualquer gênero, e a menos que a história tenha um bom motivo para querer que o leitor ou espectador fique tenso, ansioso, angustiado, triste, etc, usar de bom humor aqui e ali costuma ser uma boa ideia. Mas um anime de comédia não é apenas um que tenha comédia, e sim um que tenha sido feito especificamente ou primariamente para fazer rir.

Não basta ser muito engraçado, tem que querer ser engraçado em primeiríssimo lugar. Perca o sentido, mas não perca a piada. Ou nem tenha sentido nenhum desde o começo.

Esse é um dos gêneros mais populares e nos esforçamos para escolher apenas os melhores dentre os melhores. Descubra abaixo qual o melhor anime de comédia de 2018, logo depois dos que se esforçaram mas não conseguiram ser tão engraçados, em ordem crescente:

 

5. Chio-chan no Tsuugakuro

Chio-chan no Tsuugakuro

Chio-chan poderia ser só um slice of life do tipo garotas fofas fazendo coisas fofas.

Exceto que as “coisas fofas” que Chio e suas amigas fazem são absurdas, como desafiar sem querer líderes de gangues de motoqueiros e escalar edifícios. Some a isso as dificuldades do dia a dia como estar com sono demais pela manhã por virar a noite jogando ou estar apertada demais e não encontrar um banheiro e assim nasceu Chio-chan no Tsuugakuro.

Por todos os seus exageros e piadas, algumas passando da linha, Chio-chan ainda é um anime que tem coração. Ele não te faz rir apenas das situações absurdas, mas também de ver essas garotas que talvez pudessem muito bem ser nossas amigas na escola se metendo em uma encrenca atrás da outra por causa de suas personalidades bastante humanas.

Leia a resenha de Chio-chan no Tsuugakuro.

 

4. Gaikotsu Shotenin Honda-san

Gaikotsu Shotenin Honda-san

Agora sim, jogue toda a lógica pela janela: o livreiro é um esqueleto.

Ou nem tanto. Honda-san é o pseudônimo do autor do mangá original no qual o anime se baseia, que retrata seu dia a dia trabalhando em uma livraria. O anime mistura divertidas esquetes que exploram desde alguma situação peculiar ao trabalho a momentos reconfortantes que gratificam a experiência de trabalhar vendendo livros. É um anime com um ótimo timing cômico, mas que também possui um roteiro inteligente, criativo e que com certeza deve agradar a quem gosta de ler.

E quem gosta de esqueletos também.

Leia a resenha de Gaikotsu Shotenin Honda-san.

 

3. Grand Blue

Grand Blue

Grand Blue poderia ser uma comédia romântica, mas para a nossa sorte ele não quis.

Assim é a vida universitária, não é? Sem responsabilidades! Sem miolos na cabeça! Sem roupas no corpo! Ou é assim que eu gostaria que a minha fosse, sinceramente. E essa é a graça de Grand Blue: ele romantiza a universidade não como um templo do saber ou um lugar onde nos tornamos adultos, mas sim como o momento à partir do qual podemos dar azo a todas as nossas fantasias mais alopradas.

Beber até cair. Sem roupa, de preferência. Sempre ter explicações a dar para alguém mas não ter a mínima ideia do que dizer porque sequer se lembra do que aconteceu. É claro que nem todo mundo idealiza uma vida dessas, mas quem nunca quis jogar tudo para os ares nem que fosse um dia só? É dessa forma que assistir Grand Blue é estranhamente reconfortante.

Leia a resenha de Grand Blue.

 

2. Saiki Kusuo no Psi-nan 2

Saiki Kusuo no Psi-nan 2

Se Grand Blue é um anime cuja comédia nasce de quão aloprado seu protagonista se torna, em Saiki a comédia vem de o protagonista ficar exausto por estar cercado por pessoas sem noção.

Saiki é um esper (pessoa com poderes psíquicos) super poderoso que só quer viver uma vida comum, mas acaba sempre se envolvendo em confusões no dia a dia com sua família e amigos. O anime é dividido em esquetes, possui uma variedade de personagens e as piadas são reproduzidas de forma rápida e com um excelente timing cômico.

Leia a resenha de Saiki Kusuo no Psi-nan 2.

 

E o título de Melhor Anime de Comédia de 2018 vai para:

.

.

.

 

1. Asobi Asobase

Asobi Asobase

Olha só para esses rostinhos, eles não são fofos?

Com fofos eu quis dizer demoníacos. Não é que elas não sejam fofas de vez em quando, esse ainda é, como Chio-chan, um anime de garotas fofas, mas o nível de alopração aqui é totalmente diferente. Não existem pessoas normais e qualquer ato de normalidade será punido. Asobi Asobase atravessa a retorna da linha do absurdo incontáveis vezes em seus vários episódios.

E mesmo assim, como Chio-chan, esse anime também tem coração. Elas são egoístas, mimadas, irresponsáveis, folgadas, mas não dá para não gostar delas.

Leia a resenha de Asobi Asobase.

 

  1. Avatar

    Gaikotsu fiquei tão contente quando um brazuca apareceu na livraria e o esqueletinho perguntou “Sao Pauro”….Agora eu não sei se estava se referindo a cidade ou ao time de futebol que ganhou lá dois mundiais (e admito torci por eles naquela epoca….)….Mas no quesito comedia escrachada ah foi Grand Blue!

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá James, tudo certinho?

      Não assisti Gaikotsu, então não sei! Parece legal, talvez um dia eu assista.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  2. Avatar

    Primeira lista que concordo a mais de 100%, Asobi Asobase merece ficar em primeiro (por muito que eu goste de Saiki Kusuo Psi-nan 2, Asobase arrasou com tudo).
    Começando por Chio-chan no Tsuugakuro, eu ri muito com este anime, a protagonista era um prato cheio de personalidade e quando junto da sua melhor amiga, o nível de situações estranhas e brincadeiras pouco saudáveis só aumentavam (não esquecendo da senpai do Kabadi, outra personagem fora do comum).
    Gaikotsu Shotenin Honda-san, este anime para mim foi uma pérola escondida na sua temporada, nunca me imaginei a rir de um livreiro esqueleto e uma staff diferente (onde todos têm aspectos diferentes do que podia esperar, como o senhor cara de Coelho ou a gerente de armadura). Outra coisa que gostei em Gaikotsu é que ele mostrou um pouco como funciona uma livraria japonesa e os clientes peculiares que a frequentam (as cenas com as fujoshis e os mangás de BL são sublimes).
    Grand Blue não fiquei muito fã, teve momentos que achei muita graça e outros nem por isso, teve momentos que o uso da bebida para gerar caretas e situações cómicas me pareceu repetitivo.
    Saiki Kusuo Psi-nan 2 foi das melhores comédias do ano passado, em alguns momentos achei que a segunda temporada ultrapassou a primeira, em todo o santo episódio eu ria que nem um louco, não fosse o coitado do Saiki,o esper mais forte do seu mundo, estar rodeado de uma panóplia de “amigos” especiais, sendo que na segunda temporada introduziram a Aiura Mikoto a vidente, os momentos dela com o Saiki foram excelentes.
    Por fim, Asobi Asobase, o anime que me fez questionar a minha sanidade mental, em todos os episódios havia sempre uma cena que me fazia rir além da conta entre outras bizarrices (como um escaravelho com músculos e falante ou uma boneca ultra realista feita pelo avô da Hanako e que só falava de forma brejeira). Aqui se vê a falta de limitadores à comédia de Asobi Asobase (não dá para esquecer da Hanako no papel de Inquisidor, ou aquele episódio onde o trio joga online pela primeira vez).

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Kondou, tudo certinho?

      De todos esses, eu não assisti Saiki e Honda-san, mas morri de rir com todos os demais. Só que nenhum chegou perto de se comparar com Asobi Asobase. Mas bem, eu sou meio retardado mesmo, gosto de humor absurdo, então um anime desses me ganha fácil 😃

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  3. Avatar
    Fran Ackerman /SadVibes

    MELHOR LISTA EVERR
    Acabei de anotar todos os animes citados a cima pra eu assisti agora mesmo, o anime Saiki Kusuo Psi-nan ele é ótimo várias piadas e referências kkk, estou na segunda temporada e tô amando

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Fran, tudo certinho?

      Muito obrigado! São todos animes pra morrer de tanto rir mesmo, se maratoná-los em sequência é capaz de passar mal!

      Obrigado pela visita e pelo comentário 😃

Comentários