Bom dia!

Decidimos reunir o maior time de especialistas em animes que pudéssemos e perguntar a cada um deles: Qual foi o melhor anime de 2018? E se não for abusar muito, poderia dizer quais os melhores em cada um dos seguintes gêneros: AçãoEsporteComédiaDramaSlice of lifeRomance, e Horror/Suspense?

Ninguém tão importante assim quis nos atender, então decidimos fazer uma coisa mais caseira. Os membros da equipe do Anime21 se reuniram em conclave para decidir quais os melhores animes de 2018!

Nesse artigo publicamos os 5 melhores animes de Horror ou Suspense de 2018.

Leia também:

5 Melhores Animes de Ação de 2018

5 Melhores Animes de Esporte de 2018

5 Melhores Animes de Comédia de 2018

5 Melhores Animes de Slice of Life de 2018

5 Melhores Animes de Drama de 2018

5 Melhores Animes de Romance de 2018

10 Melhores Animes do Ano de 2018

Imagem de capa: A Noite dos Mortos-Vivos, George Romero, 1968.

 

Qual foi o melhor anime de horror ou suspense de 2018?

Bom, em primeiro lugar, estamos reunindo dois gêneros em uma premiação só. Por quê? Porque são dois gêneros que não costumam ter muitos animes por ano, e não tiveram muitos nesse ano mesmo. Principalmente horror.

Há histórias de horror que também são de suspense, e vice-versa, mas esse não é sempre o caso. Só estamos juntando tudo aqui na mesma categoria porque há bons animes nos dois gêneros que de outra forma ficariam sem premiação nenhuma, por não se encaixarem exatamente nos outros gêneros ou por causa da concorrência maior que isso implicaria.

Uma história de horror, no sentido que adotamos aqui, é uma com elementos de violência gráfica ou psicológica, ou com monstros ou criaturas sobrenaturais retratadas como assustadoras, mesmo que no final das contas o enredo não seja assustador ou tenso. Como o Scooby-Doo já descobriu, no final o monstro é sempre humano, e monstros em histórias de horror frequentemente representam aspectos negativos da condição humana.

Suspense é um gênero que trabalha a expectativa da audiência de forma a manter um estado constante ou quase constante de incerteza ou ansiedade. Adotamos um significado um pouco mais amplo aqui, para incluir também todas as histórias de mistérios, detetives e investigação policial.

Olhando aqui para os resultados, no final os animes que ocupam as cinco posições dessa lista são todos de horror, alguns deles com suspense também. Bom, fazer o quê se o gênero é normalmente tão maltratado? Ansioso para saber o melhor anime de horror ou suspense de 2018? Continue lendo, ele vem logo depois dos quatro que tentaram mas não tiveram sucesso em usurpar seu lugar!

 

5. Zombieland Saga

Zombieland Saga

Quem você quer ser quando você morrer?

Zombieland Saga é uma comédia. Ele não vai te fazer sentir medo, te assustar (bom, talvez um pouquinho) ou ficar ansioso (um pouquinho, quem sabe um pouquinho), mas suas protagonistas zumbis vão ensinar que mais assustador do que morrer é nunca viver. Acompanhe as peripécias de sete garotas que morreram muito jovens, foram despertas como zumbis sem pedir por isso, e agora devem formar um grupo idol para “salvar Saga”.

Toda vida aproveitada ao máximo é uma boa vida, ainda que seja uma morta-viva.

Leia a resenha de Zombieland Saga.

 

4. Devilman: Crybaby

Devilman: Crybaby

Um clássico revisitado.

A trama versa sobre um jovem que se vê obrigado a se fundir a um demônio para sobreviver, mas não qualquer demônio e sim o pior de todos eles. É quando Amon e Akira se unem que surge Devilman, meio demônio e meio homem, uma criatura que nasceu para exterminar os demônios que vivem disfarçados no seio da sociedade e ameaçam a paz na Terra.

O lore original já depravado de Go Nagai se torna vertiginoso com a animação distorcida de Masaaki Yuasa, que dirige Crybaby.

Leia a resenha de Devilman: Crybaby.

 

3. Gegege no Kitarou

Gegege no Kitarou

Mais que um anime infantil.

Outro clássico nessa lista, Gegege no Kitarou é apenas a sexta encarnação do anime baseado no mangá original de Shigeru Mizuki, publicado entre 1965 e 1986, e que influenciou de forma definitiva como youkais, os monstros ou demônios japoneses, são retratados em mangá e anime. É a história de Kitarou, um youkai que ajuda seres humanos em problemas sobrenaturais.

Episódico por natureza e quase sempre com enredos positivos, Gegege no Kitarou não se furta a fazer alguns poderosos comentários sociais, tratando de temas como bullying, ganância, entre outros.

Leia as primeiras impressões de Gegege no Kitarou.

 

2. Mahou Shoujo Site

Mahou Shoujo Site

Quando garotas quebradas pulam da frigideira para o fogo.

Seguindo a tendência de Madoka Magica, a maioria dos animes do gênero dark mahou shoujo oferece poder mágico a garotas no mais das vezes normais para que possam perseguir seus sonhos, mas as letras miúdas de seus contratos garantem que só o que terão é dor e sofrimento. Mahou Shoujo Site dobra a aposta, e suas garotas já eram quebradas antes de se tornarem mágicas, e as ofertas são francamente suspeitas desde o princípio. Mesmo assim, garotas mágicas elas se tornam.

E sofrimento é seu destino. Porque o mundo é simplesmente um lugar horrível e distribuir poderes descomunais para garotas psicologicamente instáveis não tem a menor chance de dar certo. O ciclo de infortúnios se realimenta. Até que surge alguém capaz de, senão interrompê-lo, pelo menos se levantar contra ele.

Leia a resenha de Mahou Shoujo Site.

 

E o título de Melhor Anime de Horror ou Suspense de 2018 vai para:

.

.

.

 

1. Happy Sugar Life

Happy Sugar Life

A maldade pode ser tão inocente quanto a bondade.

Está tudo errado na vida da Satou, e ela morar sozinha com Shio, uma garotinha de apenas sete anos, a quem ama e trata como noiva, às vezes parece o menor dos problemas. Não entenda mal: o relacionamento entre elas não é sexual, embora sem dúvida seja uma paixão pedófila. Absolutamente todo e cada personagem de Happy Sugar Life possui algum tipo de problema, de insegurança, que só precisa do empurrão certo na direção errada para acabar em mais uma tragédia. E vários deles já estão em queda livre do penhasco da insanidade assim que o anime começa.

Até onde alguém assim iria para proteger seu amor, que acredita ser a única felicidade verdadeira de sua vida? A resposta desconcertante está no episódio 9, facilmente o mais terrível que assisti em 2018 e talvez em muitos anos. Se existe uma representação definitiva da violência, está ali.

Uma história misantrópica, que nos faz refletir sobre onde começa a violência e a maldade e o que nós fazemos para interromper seus ciclos viciosos. Se é que podemos fazer algo.

Leia a resenha de Happy Sugar Life.

 

  1. Avatar

    Primeiro artigo de 5 melhores animes que não sei o que opinar ou discordar. Não vi Gegege no Kitarou, por isso não posso opinar (talvez um dia veja, já li alguns artigos da Tamao-chan sobre esse anime e achei interessante). Não achei Mahou Shoujo Site grande coisa, o que me manteve a ver o anime foi uma possível relação entre a Aya e a Tsuyuno. Nunca consumi drogas, mas Devilman Crybaby dá uma pequena noção da loucura que deve ser, com aquele ritmo frenético de violência, sexo e sabe-se lá mais o quê. Adorei Zombieland Saga, foi muito bom vê-lo semanalmente e ler os artigos sobre ele. Quanto a Happy Sugar Life não opino.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Kondou, tudo certinho?

      Esse foi o top mais difícil porque não há muitos concorrentes. Devilman: Crybaby tem aparecido alto em alguns ranks estrangeiros, e eu não terminei de ver ainda mas pelo que vi agora parece-me mais uma experiência visual do que uma grande história. A história é apenas competente.

      Mahou Shoujo Site é um representante do gênero dark mahou shoujo muito bom, e Happy Sugar Life é anime pra levar para a vida. Para ter pesadelos até o resto da vida, eu quero dizer.

      E assista Kitarou sim! A melhor parte é que ele é episódico, os episódios que estiver achando chatos pode simplesmente pular sem remorso.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

Comentários