Bom dia!

Decidimos reunir o maior time de especialistas em animes que pudéssemos e perguntar a cada um deles: Qual foi o melhor anime de 2018? E se não for abusar muito, poderia dizer quais os melhores em cada um dos seguintes gêneros: AçãoEsporteComédiaDramaSlice of lifeRomance, e Horror/Suspense?

Ninguém tão importante assim quis nos atender, então decidimos fazer uma coisa mais caseira. Os membros da equipe do Anime21 se reuniram em conclave para decidir quais os melhores animes de 2018!

Nesse artigo publicamos os 5 melhores animes de Esporte de 2018.

Leia também:

5 Melhores Animes de Ação de 2018

5 Melhores Animes de Comédia de 2018

5 Melhores Animes de Slice of Life de 2018

5 Melhores Animes de Drama de 2018

5 Melhores Animes de Romance de 2018

5 Melhores Animes de Horror ou Suspense de 2018

10 Melhores Animes do Ano de 2018

Imagem de capa: O Discóbolo de Townley.

 

Qual foi o melhor anime de esporte de 2018?

O que é um anime de esporte? A pergunta parece trivial, mas ela deriva em “o que é esporte?”, e essa segunda pergunta não é nada trivial. Jogos físicos são esportes. O mais rápido, o mais alto, o mais forte. Mas só isso? Competições automotivas são esportes? Jogos de tabuleiro, como xadrez e go, são esportes? E jogos de tabuleiro modernos? E vídeo-games? E card-games?

Felizmente essa não é uma pergunta que precisemos ou sequer tenhamos a pretensão de responder. Um anime esportivo é um anime ou sobre algo que é obviamente esporte, independente de quem defina, seja esse um esporte real ou fictício, ou um anime com competições que seguem regras bem definidas, que seguem os clichês do gênero esportivo, e que não sejam melhor classificados em outro gênero.

Mesmo depois de filtradas as opções dessa forma, ainda houve uma disputa acirrada pelo título de melhor anime de esporte de 2018. Ele vai abaixo, mas antes e em ordem crescente, os competidores:

 

5. Major 2nd

Major 2nd

O esporte mais popular entre japoneses e entre animes pontua com esse spin-off de um dos maiores clássicos do gênero.

Nunca assistiu Major? Não tem problema. Major 2nd é a história de Daigo em sua jornada para superar a pressão que ele impôs a si mesmo por ser filho de Goro Shigeno, grande atleta e protagonista da série Major. Uma história nova com um protagonista novo e um problema quase tão velho quanto o tempo para herdeiros de pais talentosos.

Figurativamente, Major 2nd também sofre dessa pressão com relação a seu “pai”, Major. E ter chegado até aqui prova que ele superou seus desafios.

Leia a resenha de Major 2nd.

 

4. Harukana Receive

Harukana Receive

O vôlei de praia feminino fica na quarta colocação.

Kanata começou a jogar vôlei de praia quando era criança para fazer amizade com uma garota que vivia sozinha e quieta. Elas cresceram no esporte mas Kanata não cresceu fisicamente, e acabou abandonando o esporte e a amizade após muita ansiedade e um ataque de pânico durante uma partida. Anos depois, Haruka, sua prima, vai morar com ela. E é graças a ela que Kanata vai aprender de novo o quanto é divertido jogar vôlei de praia e fazer amizades.

Leia a resenha de Harukana Receive.

 

3. Uma Musume: Pretty Derby

Uma Musume: Pretty Derby

A indústria anime procura todos os anos responder variações da pergunta: e se uma coisa qualquer fosse garotas fofas?

Uma Musume responde à pergunta: e se cavalos de corrida fossem garotas fofas? Poderia ser só mais um anime para vender figures, dakimakuras e outros produtos para otakus, mas a equipe de produção se dedicou a criar uma boa história protagonizada por uma heroína cativante.

Elas também cantam e dançam como idols quando vencem e passam por muitas emoções em suas carreiras como atletas. Não é mostrado apenas o glamour das vitórias, mas também o fracasso das derrotas e os problemas com lesões, o que confere ao anime uma viés mais realista, ainda que seu grande ponto positivo seja a comédia e seu clima de alto astral contagiante

Leia a resenha de Uma Musume: Pretty Derby.

 

2. Megalo Box

Megalo Box

Ainda falando em esportes fictícios, mas agora sem garotas moe.

E se boxeadores usassem exoesqueletos computadorizados para que possam se socar mais rápido, mais forte, e com mais precisão? Certamente todos morreriam de traumatismo craniano antes da quinta luta, mas isso é um anime. E Joe, o protagonista, logo abandona totalmente o uso dos tais exoesqueletos (chamados de “gear”). Essa não é uma história sobre boxe. É uma história sobre alguém nascido e criado para além das franjas da sociedade canalizando toda a sua chama vital em seus punhos, porque essa foi a única oportunidade que conseguiu, à sangue, arrancar do mundo.

É um anime feito para celebrar os 50 anos de Ashita no Joe, mas exceto pelos temas em comum e um ou outro fanservice, é uma história em tudo independente.

Leia a resenha de Megalo Box.

 

E o título de Melhor Anime de Esporte de 2018 vai para:

.

.

.

 

1. Hanebado!

Hanebado!

Badminton! Aquele esporte esquisito que se joga com raquetes e petecas.

Foi uma disputa acirrada entre Megalo Box e Hanebado, os dois sobre pessoas para as quais o esporte é uma extensão de sua própria vida. Hanebado tem um elenco maior, repleto de relacionamentos complexos e coeso, mas no final triunfou mesmo porque tem um dos melhores pares de protagonista e antagonista do ano inteiro. Sim, o Joe tinha o Yuri, como não? Mas nem dá para começar a comparar.

Em Hanebado assistimos duas jornadas distintas: a luta e superação de Nagisa de um lado, e a queda e redenção de Ayano do outro. O destino das duas chocou-se violentamente uma vez, e ambas saíram desse embate piores do que entraram. O destino as reúne e suas diferenças de personalidade, criação e talento irá permitir que cresçam juntas, mas não sem muito drama no caminho!

Leia a resenha de Habebado!

 

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Lokoleaf, tudo certinho?

      Foi mesmo um ano muito bom para animes esportivos. Eu, que não sou um dos maiores fãs do gênero, gostei bastante.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  1. Não podia concordar mais com o top, só trocaria as posições de Hanebado e de Megalo Box.
    Tal como o Lokoleaf disse e bem, 2018 foi um excelente ano para animes de desporto.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Kondou, tudo certinho?

      Bom, digamos que não foi uma decisão fácil essa entre Hanebado e Megalo Box. Pessoalmente, o primeiro me emocionou mais, mas há quem pense diferente e consigo entender porquê. Se não tivéssemos decididos a não ter empates em nenhuma posição, talvez os dois animes pudessem dividir o título.

      Foi uma disputa acirrada de todo modo, adequado para o gênero 🙂

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  2. Compartilho do mesmo o campeão… É Megalobox (tá Hanebado teve uma animação fantástica, mas….) e olha que não sou de muito fã de anime de esporte….Megalobox é saga, é homenagem (excelentemente feita, sem exageros nas referências. Um “je ne sais pas” que reuniu o que tinha de melhor em Cowboy Bebop, Ashita no Joe, anacronismos… e outros tantos) é campeão!

    Uma ideia para um anime de esporte…Automoveis (bem que a Toyota poderia bancar um, já que está arrasando nos campeonatos de WEC) e fazer um tipo Kouya no Kotobuki Hikoutai (a sonoplastia e fantástica) ambientando em Le Mans Spa e Sozuka….O Katsuhiro Otomo na direção e Makoto Shinkai nos cenários iria ser a épitome do anime automobilistico!!! Aí Kyoto Animation se quer o papai aqui para escrever o roteiro me telefonem tá!

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá James, tudo certinho?

      Sobre Hanebado! vs Megalo Box, confira a minha resposta para o Kondou.

      Sobre um anime automotivo … bom, não foi exatamente automotivo, mas o último anime de corridas motorizadas que me lembro foi Two Car. Não quero outro Two Car tão cero 😂

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  3. Prezado Fabião tudo certinho (tirando o que tá ruim, mas o importante e caminhar pela terra e abaixo do céu….). E quanto a Two Car, bem….Começou bem….Mas perdeu a mão e foi devidamente dropado…Não conseguiu transmitir a atmosfera de esporte a motor (para falar a verdade era bem fraquinho….Capeta até que era bem legalzinho….). A verdade é que os caras não fizeram um anime definitivo de automobilismo definitivo para otakus petrolheads (sim eles existem e me incluo entre eles). Com cenas fantasticas de corridas e dramas paralelos as pistas convincentes….Como Le Mans como o Steve McQueen já imaginou um anime com aquela historia ia ser i c ô n i c o o o!

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      E Two Car tinha uma animação muito boa, até as corridas eram bem animadas e emocionantes. Pena que nunca engatou uma história decente.

Comentários