Kimetsu no Yaiba retorna ao blog depois de um tempo com dois episódios eletrizantes que ao mesmo tempo em que expuseram a força dos protagonistas, também desnudaram suas fraquezas.

Conhecemos o passado de Zenitsu, um pouquinho do de Inosuke e pela primeira vez Tanjiro se viu completamente encurralado. O anime está de vento em polpa, o que só fortalece nosso laço com ele!

Foi-se a mãe, ficaram os filhos e o pai. Tanjiro e Inosuke foram para a luta, Zenitsu ficou correndo de um lado para o outro choramingando atrás da Nezuko. Mas o décimo sétimo episódio veio para limpar a barra do Super Choque, mas não antes da aparição bizarra de um dos filhos, o oni-aranha da história.

É, foi bizarro ver uma cabeça e um corpo de aranha, na verdade, as patas de uma. Pior ainda é o oni ser capaz de transformar humanos em seus servos leais, e eles ficarem vivos após sua morte. O veneno foi uma forma interessante de forçar o Zenitsu a ação.

Da outra vez com o oni na mansão ele agiu inconscientemente quando a vida dele e a do garoto foram postas em risco, dessa vez pensei que ele fosse ficar desmaiado, mas não, e ele lutar consciente foi a melhor forma de mostrar seu background.

Era uma casa mal assombrada, não tinha quintal, era roubada…

Zenitsu é um órfão que foi criado pelo mestre, alguém que desde antes de aprender o caminho da espada já era feito de besta pelas mulheres.

Disso eu ri, vou ter que confessar, e ele ser medroso desde sempre não ajudou muito a simpatizar com ele, mas pensa comigo, como ele mesmo expôs antes de dar o golpe derradeiro, ele é alguém de quem não se espera nada, do qual ninguém depende, então é difícil para ele dar o seu melhor.

Contudo, não é como se ele não fizesse isso quando a situação exige.

Por isso agora eu consigo entender melhor o personagem e até simpatizar com ele. Ainda acho a sua personalidade um pouco desagradável, mas não é como se ela fosse um palerma, né. Além disso, achei legal que ele não luta só inconsciente. Sua covardia não deve mudar, mas fugir de verdade ele não faz!

Os outros pontos interessantes sobre o garoto raio é a afinidade não natural dele com a eletricidade, o que acaba parecendo forçado, mas dá para engolir, ao menos se àquela altura ele já treinava sua respiração e não tinha mais o corpo de um humano comum. Como não sei se é o caso, por ora engulo.

O outro ponto é ele só conseguir usar uma das seis formas de sua respiração. Quero ver ele dominando as seis até o fim da história, mas por enquanto só uma já basta.

É um golpe rápido, poderoso e letal, ao menos foi até então. Um verdadeiro contraste dada sua personalidade, ainda mais nas condições em que ele estava. Imagina ele dominando as outras formas? Será o One Flash Man? Aliás, e seu rival?

Tenho certeza de que eventualmente ele aparece na história, talvez não nessa primeira temporada, mas Kimetsu vai ter pelo menos mais uma, anota aí! O mangá está tendo um boost ótimo e o primeiro volume do Blu-Ray vendeu bem para os padrões atuais, então devem anunciar a segunda ao fim dessa.

One Flash Man ou One Lightning Man?

Enfim, Zenitsu desfere seu golpe e logo a luta acaba, o veneno não, mas você tem alguma dúvida de que a Shinobu, uma Hashira, vai dar um jeito na situação?

Nem me preocupo com a vida dele, mas sei que o próximo arco vai demorar um pouco a engrenar porque os protagonistas devem estar um bagaço ao final desse. Eu só não gostei dessa entrada dela pelo mesmo motivo que não gostei de outras duas.

Só que antes de comentar isso, preciso elogiar a parte técnica desses dois últimos episódios, foi tudo espetacular como sempre. E escrever mais seria chover no molhado, então não vamos falar de TekPix.

O suposto Kizuki “trocar de pele” foi bem estranho, mas não só isso, a sua “personalidade” também, me pareceu mais que ele também era uma marionete, ou não tinha inteligência alguma.

Só que o que me incomodou nem foi exatamente isso, mas a forma como o Giyu resolveu a situação. Aliás, diferente do encurralado Inosuke, não curti muito a entrada dele, não daquela forma e nem naquele momento.

Por quê? Porque foi muito conveniente, mas isso é um battle shonen, então posso relevar. Mas por que um Kizuki foi derrotado tão facilmente? Será que tem coisa aí? Não que ser um Kizuki signifique tudo isso, o Tanjiro mesmo exterminou um ex-Kizuki, mas a diferença de poder foi praticamente nula.

Uma montanha alta demais para escalar.

Vou estranhar se não tiver algo aí, vai cair em clichê de battle shonen e Kimetsu não está apelando tanto para isso. De toda forma, a outra entrada conveniente, essa verdadeiramente tosca, foi a do exterminador que quis dar uma de esperto e virou cubos de carne.

Precisava mesmo daquilo? Sei que a intenção era mostrar ao público que as teias daquele oni eram perigosas, mas não havia outro jeito?

Posso cutucar um pouco mais? Matar coadjuvantes já não perdeu a utilidade? No episódio 16 isso fez sentido para evidenciar a mudança de atitude na hora de exterminar o oni e assim reforçar as qualidades morais do protagonista, mas o que aconteceu no episódio 18 foi gratuito, do nada mesmo.

Agora virou anime de alien que se divide? É Kiseijuu agora?

Enfim, a luta do Monjiro e do Javaliman contra o pai foi um arraso, aliás, a luta foi mais do Inosuke, que foi bem o tempo todo, só fraquejou no momento derradeiro, e eu até entendo isso. O que ele poderia fazer naquelas condições?

O flashback dele, de algo que ele sequer lembrava, foi mais interessante porque deu um vislumbre de seu passado. Não foi dessa vez que conhecemos mais o personagem como foi possível conhecer o Zenitsu e isso eu também entendo e acho melhor ser assim.

Inosuke precisa de tempo para ser aprofundado, um episódio quase todo, como o Zenitsu teve, ou todo dele. Isso não foi possível agora porque também teve a luta do Tanjiro contra o outro filho e dado o personagem ser mais “arisco”, um aprofundamento rápido a fim de promover uma mudança significativa nele pareceria forçado.

Aliás, já teve o episódio do Zenitsu nesse arco, o episódio importante do Inosuke deve ocorrer no arco seguinte. No máximo rola até o fim da temporada, aposto!

Quando o último golpe não faz nem cosquinha.

Por fim, as lâminas de dois dos três heróis foram quebradas e como eles vão lutar de agora em diante? O Inosuke tudo bem, o Giyu já salvou ele, mas, e o Tanjiro? Como ele vai conseguir sair dessa roubada?

A longo prazo isso é bom para dar um upgrade nas forças dos dois, mas no meio da batalha isso é péssimo. Ótimo para vermos o protagonista dar seu jeitinho. Talvez ele seja salvo por um Hashira, é verdade, mas ele é o protagonista, pô, eu quero ver ele brilhando um pouco mais e acho isso possível mesmo com o que aconteceu.

Apesar de ter tido uma ou outra saída boba esses episódios foram muito bons, tanto no que se refere a ação, quanto ao desenvolvimento dos personagens Zenitsu e Inosuke, e por que não do Tanjiro? Ele está virando um guerreiro ainda melhor em qualquer sentido imaginável!

Como último adendo, o Tanjiro pontuou que o laço da família era falso, não representava nada de positivo entre eles, apenas a coerção, o medo, a violência. Parece sabe o quê? Uma família disfuncional por causa do machismo.

Por que faço a correlação? Porque quem é alvo dos maus tratos dos homens são as mulheres, a mãe da família e a filha. O filho oni replica o comportamento do pai e o Tanjiro está percebendo isso.

O triste é que na teoria ele deve exterminar a família toda sem distinção, então se a oni filha não for perigosa, não for violenta, mesmo assim ela será exterminada?

Espero que essa parte seja bem escrita, pois esse é um ponto importante e que deve afetar diretamente na construção do personagem mais importante dessa história, seu protagonista. Desejo que acabe tudo bem, como der.

Até a próxima!

Bônus

Comentários