Bom dia!

A jornada é um elemento narrativo tão antigo, universal e flexível que faz pouco sentido chamá-la de clichê ou tropo. Pode ser muita coisa diferente.

Jornadas eram contadas no passado distante, como a Odisseia de Homero, em que Odisseu (Ulisses, em latim) tem uma dificultosa viagem de volta para casa após a Guerra de Troia. O Êxodo bíblico, no qual Moisés guiou seu povo para a terra prometida por Deus, fugindo da escravidão no Egito. A Jornada ao Oeste chinesa, na qual o monge Xuanzang parte para a Índia em busca de textos sagrados budistas.

Jornadas ainda são contadas hoje, como a fantasia épica de O Hobbit, o trágico road movie Thelma & Louise, a fábula animada Em Busca do Vale Encantado.

E animes, claro, muitos animes. Tantos animes que eu tive que fazer uma seleção difícil, cortando várias obras que adoro em favor da diversidade de indicações nessa lista.

Abusando do conceito, é possível dizer de quase toda história que ela é uma jornada. Jornadas psicológicas, jornadas emocionais, metaforicamente tudo se torna uma jornada se fizermos questão de interpretar dessa forma.

Para esse artigo eu selecionei apenas jornadas literais, em que a história se passa conforme seus personagens viajam pelo mundo. Alguns estão querendo chegar em algum lugar, outros estão procurando um item ou uma pessoa, também há aqueles que estão apenas viajando, sem objetivo definido, entre outros.

Nesse tipo de história, via de regra, vale a máxima de que o caminho é mais importante do que o ponto de chegada.

 

One Piece

One Piece

Esta é uma aventura que até hoje tem muita história para contar. Conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem que está em busca do grande tesouro chamado One Piece para se tornar o Rei dos Piratas. Quem o inspirou a ter sonhos tão altos foi Shanks, o Ruivo, e nada o impedirá de conseguir atingir tal objetivo.

O único empecilho seria o Fruto do Diabo que comeu, o Gomu Gomu no mi, que transformou o seu corpo em borracha e o tornou incapaz de nadar! Porém, com o passar dos anos, ele foi aprendendo a conviver com tal dificuldade. Em suas aventuras, ele vai conhecendo novos personagens e alguns se tornam seus companheiros de tripulação.

Todos eles possuem objetivos e pensamentos diferentes, mas com a insistência de Luffy, acabam se unindo de alguma forma. Assim, todos velejam atrás da One Piece e encontram diversos inimigos no caminho, muitos deles com propósitos convincentes para lutar.

 

Haifuri

Haifuri

High School Fleet, ou Haifuri, é uma obra com garotas fofinhas fazendo coisas fofas no mar. Bom, na verdade não é nada disso pois o anime vai muito além dessa impressão inicial e nos traz uma história muito interessante sobre duas melhores amigas que possuem um sonho desde a infância: se tornarem marinheiras que protegem a paz nos mares – as sereias azuis!

Para isso elas entram em uma academia naval, mas logo em sua primeira missão de treino alguma coisa deu muito errado e agora só resta à inexperiente tripulação do Harekaze, um mero contratorpedeiro, investigar e resolver o problema. Em sua jornada, elas participam de incríveis batalhas marinhas nas quais precisam usar todo o seu engenho e astúcia para salvar os demais navios e a própria academia de um desastre de grandes proporções.

 

Sora yori mo Tooi Basho

Sora yori mo Tooi Basho

Um anime muito bonito sobre autoconhecimento. Tamaki Mari, uma estudante de Ensino Médio, nunca foi muito pé no chão, sempre curiosa com o que poderia encontrar “do outro lado do universo”, mas pensava que esse momento nunca chegaria devido a limitações do seu dia a dia. O ambiente que ela vê dentro do colégio é monótono, o que se torna cada vez mais insuportável para ela. Até que encontrou Kobuchizawa Shirase.

Shirase tem aspirações de ir para a Antártida com o intuito de encontrar a sua mãe, e todo mundo a considera uma lunática por isso. Mesmo assim, Shirase está super disposta a seguir esse seu sonho. Mari acaba se sentindo inspirada e também se entusiasma para essa viagem.

Logo outras personagens são introduzidas: Miyake Hinata, uma garota inteligente que teve seus motivos para abandonar o colégio e estava em busca de coisas novas no último ano antes de começar a estudar para a faculdade, e Shiraishi Yuzuki, uma atriz-mirim educada e bondosa cansada da vida que estava levando.

Assim, as quatro decidem seguir rumo a essa aventura gelada de auto-descoberta na Antártida.

Juventude forjada à frio, resenha de Sora yori mo Tooi Basho.

 

Girls’ Last Tour

Girls' Last Tour

Duas garotas viajando no fim do mundo. Muito séculos no futuro, a civilização já passou de seu pináculo e decaiu de forma irreversível. Não resta mais quase ninguém nas vastas solidões das colossais cidades, agora em ruínas.

É nesse mundo morrendo que Chito e Yuuri vivem e viajam. Viajam para viver, pois dependem de comida e combustível que encontrem pelo caminho, e vivem de viajar, pois se é isso o que podem fazer, então viverão suas vidas ao máximo enquanto viajam.

Entre um encontro fortuito e outro, entre uma descoberta sobre o quebra-cabeça que é a história desse mundo e outra, as duas garotas aproveitam cada momento enquanto, sem terem escolhido isso, escrevem o capítulo final da história da humanidade.

Primeiras impressões de Girls’ Last Tour.

Uma viagem pelas ruínas de um mundo pós-apocalíptico, resenha do mangá de Girls’ Last Tour.

 

Kamisama no Inai Nichiyoubi

Kamisama no Inai Nichiyoubi

Deus abandonou a humanidade. Ninguém mais nasce e os mortos estão condenados a continuar caminhando para sempre sobre o mundo. A protagonista é uma garota chamada Ai que trabalha como “coveira” – pessoas com poderes místicos capazes de botar os mortos para descansar.

Um dia, Ai descobre a verdade sobre o mundo em que ela vive depois de um misterioso pistoleiro atacar sua vila. Sem lugar para morar, Ai decide partir numa jornada para descobrir como o mundo acabou dessa forma na esperança de encontrar uma resposta e, quem sabe uma solução.

 

Akatsuki no Yona

Akatsuki no Yona

Yona sempre foi uma princesa mimada e pouco se interessava pelo que acontecia no mundo. Até que um dia as reviravoltas do destino a obrigam a mudar, em nome da restauração do reino e pela sua própria vida. Ao longo de sua viagem com o guardião e amigo Hak – em busca de ajuda e ao mesmo tempo justiça -, a herdeira do trono de Kouka descobre a importância de muitas coisas e vai aprendendo aos poucos a lidar com os seus problemas e os do país.

A protagonista cresce como pessoa e como governante legítima, buscando e conquistando o apoio dos guerreiros dragões, quatro guerreiros lendários (que são pessoas com seus próprios problemas que Yona acaba tendo que ajudar) que ela precisa encontrar para clamar o trono de volta.

Toda a história de Yona se pauta na evolução perante as adversidades, e de brinde ainda exibe um tímido romance ao fundo, que vai desabrochando na medida em que a épica jornada vai avançando.

Trailer extendido, primeiras impressões de Akatsuki no Yona.

 

Afro Samurai

Afro Samurai

Essa história se passa num Japão pós-apocalíptico onde há uma disputa brutal pelo posto de “deus”, denominação daquele que possui a bandana número um. Afro Samurai é uma história de vingança pura e simples.

Afro perdeu seu pai que pouco antes de morrer era o guerreiro mais forte do mundo. Agora, quer recuperar aquilo que foi tomado de seu pai: a bandana número um. Com tudo isso em mente, assista em inglês esse anime pois temos Samuel L. Jackson dublando Afro e aproveite bastante essa obra curta cheia de violência e caos.

Nada permanece, tudo perece, resenha de Afro Samurai.

 

Samurai Champloo

Samurai Champloo

Fuu quer conhecer seu pai, o “samurai com cheiro de girassol”, nas palavras de sua mãe, proferidas em seu leito de morte. No Japão do Período Edo e sem muitas posses, ela contrata Jin, um samurai errante, e Mugen, um ex-pirata e vagabundo cujo estilo de luta ele aprendeu e inventou sozinho.

Na viagem dos três enquanto procuram por rastros do elusivo “samurai com cheiro de girassol”, eles se envolvem em problemas locais, são perseguidos por pessoas de seus passados e Fuu precisa evitar que se matem seus dois guarda-costas, que se conheceram de forma violenta, por assim dizer.

E também aprendem muito uns sobre os outros e principalmente sobre si mesmos.

Uma jornada para se encontrar, resenha de Samurai Champloo.

 

Michiko to Hatchin

Michiko to Hatchin

Em um Brasil fictício, Michiko Malandro foge da prisão assim que descobre o paradeiro de sua filha. Ela vai em busca da menina que era tratada como gato e sapato por sua família adotiva, e embora Hatchin não conhecesse aquela mulher que dizia ser sua mãe não pôde deixar de enxergar naquilo a sua chance para ter uma vida melhor e mais normal.

Porém uma vida normal não estava nos planos de Michiko. Tudo o que ela queria era reencontrar seu antigo namorado, e pai de Hatchin. A mulher não tem ideia de como ser uma mãe, e não parece ter intenção nenhuma de aprender.

Mas é claro que é exatamente isso o que ela irá aprender durante essa viagem com a ajuda de Hatchin, que por sua vez irá aprender o que é ter uma família, ainda que não seja uma exatamente normal.

 

Hunter x Hunter (2011)

Hunter x Hunter (2011)

Hunter x Hunter conta a história de Gon, um garoto de 12 anos que decide seguir o caminho do pai e se tornar um hunter, um trabalho perigoso que envolve desde prender criminosos a encontrar tesouros perdidos. Ele precisa prestar um exame para se tornar hunter e lá conhece Killua, Leorio e Kurapika, amigos para toda a vida que o ajudam a procurar por seu pai e entre idas e vindas o acompanham em suas aventuras.

Participar de lutas entre usuários de uma técnica especial, chamada nen, investigar uma gangue de proeminentes criminosos, jogar um jogo mortal, deter a ameaça de uma espécie com poderes sobre-humanos, etc. Essas são algumas das atividades de Gon em companhia de Killua e ocasionalmente de Leorio e Kurapika, mas nada disso se compara com a dificuldade em encontrar o pai que abandonou Gon para se dedicar a uma profissão tão perigosa quanto única.

Hunter x Hunter é uma história divertida, cheia de personagens cativantes, situações interessantes e um vasto e instigante mundo a ser desbravado. Com um objetivo bem definido Gon parte em sua aventura ao mesmo tempo em que acompanhamos as aventuras de outros personagens, todos hunters, cada um atrás de sua própria presa.

 

Mahoujin Guru Guru

Mahoujin Guru Guru

Em um mundo inspirado em jogos de RPG (na verdade uma paródia de RPGs eletrônicos em forma de anime), Nike e Kukuri saem em uma aventura para confinar Giri, o Rei Demônio.

O problema é que Kukuri, que tem o poder de desenhar círculos no chão e dar vida ao que ela cria, ainda tem muito o que aprender, e Nike, o herói escolhido para derrotar Giri, também é muito jovem e precisa amadurecer tanto mentalmente quanto fisicamente.

Sendo assim, a jornada que os dois precisam fazer, além de ser para derrotar o Rei Demônio, também é para autoconhecimento. Diante de tanta coisa esquisita acontecendo no entorno e piadas de quinta série envolvendo vários personagens, Mahoujin Guru Guru é tão divertido quanto qualquer anime inspirado em jogos de RPG.

Primeiras impressões de Mahoujin Guru Guru.

 

Kanata no Astra

Kanata no Astra

Kanata no Astra é uma história de adolescentes perdidos no espaço. Os alunos do colégio Caird foram para um acampamento planetário e por conta de circunstâncias suspeitas acabaram bem longe do objetivo original. Agora eles terão que se unir e fazer de tudo para voltar para casa em segurança, ainda que a situação seja bem ruim.

O espaço é encantador e traiçoeiro, primeiras impressões de Kanata no Astra.

 

Kemurikusa

Kemurikusa

Do mesmo autor da primeira temporada de Kemono Friends (que também é uma excelente jornada), Kemurikusa é muito mais sinistro que o parque das garotas-animais.

Rin, Ritsu e Rina são irmãs, e as únicas pessoas vivas em um mundo desolado, no qual precisam desesperadamente encontrar água para sobreviver enquanto lutam contra insetos vermelhos e evitam a mortal névoa vermelha.

Logo no começo do anime elas encontram Wakaba, que é diferente delas, mas embora não tenha suas memórias tem certeza de que é humano também. A situação é atroz, e é com desconfiança e cheia de dúvidas que Rin concorda em iniciar uma grande viagem para procurar por mais água. Durante essa jornada, eles irão descobrir o que aconteceu com esse mundo, quem são eles e eventualmente irão enfrentar a fonte de toda névoa e dos insetos vermelhos.

Determinação e indeterminação, resenha de Kemurikusa.

 

Merc Storia

Merc Storia

No mundo diverso e pacífico de Meftelharne vive o covarde Yuu, filho único de um curandeiro e aventureiro que acaba herdando as suas habilidades, crescendo aterrorizado com as grandes responsabilidades que terá – assim como o pai. Um dia ele recebe um pequeno e precioso presente, um pote que guardava a simpática e curiosa Merc, garotinha que transforma a vida do protagonista em uma longa e divertida viagem de descobertas.

Em cada lugar que passa, a dupla incomum deixa um rastro de bondade, humanidade, coragem e principalmente mudança, também sendo mudados por cada realidade vivida no processo. Através dessas diferentes experiências, eles vão alcançando maturidade, entendendo seus próprios dons e finalmente encontrando seus objetivos e lugar no mundo.

A fantástica viagem rumo a mudança e o conhecimento, resenha de Merc Storia.

 

Spice and Wolf

Spice and Wolf

Em uma versão só um pouco fantasiosa da Europa medieval, Lawrence é apenas um mercador viajante que sonha em um dia abrir sua própria loja. Enquanto isso, a nova religião está substituindo as antigas crenças e Holo, uma deusa-lobo da colheita, de repente não tem mais serventia. Por acaso do destino, esses dois se encontram.

Spice and Wolf é a história das viagens de Lawrence e Holo, ele sempre na estrada para fazer negócios, e ela o acompanhando para eventualmente conseguir retornar para a sua terra natal, no norte distante.

A história alterna momentos de calmaria genuína de um slice of life enquanto Lawrence e Holo interagem e drama e ação quando ele se mete em uma furada nos negócios ou ela é descoberta por alguma autoridade.

 

Comentários