Ler nunca pode ser sinônimo de obrigação, mas sim de satisfação e caso não tenha lido a minha primeira lista de 10 light novels para iniciantes, e mesmo se tiver, não tem problema, pois estou aqui para fazer mais 10 indicações que acho adequadas para você que está começando a ler light novels agora, e até mesmo para você que já tem o hábito de lê-las, mas procura diversidade. Sem mais delongas, vamos as indicações!

 

Overlord

Quando o jogo de VRMMORPG que você joga está prestes a acabar e você espera até o fechamento do servidor para ser expulso a força, mas acaba indo parar em um outro mundo com o personagem que você construiu, assim como a guilda que ergueu ao lado de seus antigos companheiros de jogo, o que você faz? Tenta conquistar o mundo!

Essa é a ambição de Momonga, chefe da guilda Ainz Ooal Gown. Só que a história não é exatamente como aparenta ser e é junto de seus NPCs que ganharam vida; na verdade, mais influenciado por eles que qualquer outra coisa; que esse Overlord, um rei morto-vivo, constrói seu caminho rumo ao topo desse outro mundo.

Esqueça os heróis de isekai que precisam derrotar o Rei Demônio, Overlord mostra o outro lado da história.

 

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!

Kazuma era um jovem gamer que não ia para a escola, um típico hikikomori, mas isso muda quando ele morre atropelado por um caminhão e conhece uma deusa que o dá a chance de reencarnar em outro mundo podendo ter um pedido seu realizado. E o que o garoto pede? Para levar ela, a atrapalhada deusa Aqua, consigo.

É aí que se inicia Konosuba, apelido carinhoso da série, uma aventura com alto teor cômico em que Kazuma faz mais duas aliadas; a chuunibyou de um feitiço só, Megumin, e a sádica que só consegue defender, Darkness; e tira sarro de várias situações enquanto tenta upar para derrotar o Rei Demônio.

Konosuba é um sucesso inegável, não à toa teve suas duas primeiras temporadas de anime dubladas pelo Crunchyroll, que mais do que merece uma publicação aqui no país, até porque ainda somos praticamente órfãos de light novels em que o gênero comédia seja o predominante.

 

86

86 (Eighty Six) é uma série de light novels com pano de fundo militar que em seu primeiro volume (há uma mudança de cenário do segundo em diante) conta a história dos jovens residentes da zona 86, território responsável pela proteção das outras 85 zonas que compõem a Republica, país em guerra com o Império.

Nessa história os registros oficiais sobre a guerra nada retratam a realidade do conflito; a desigualdade social, a discriminação, a violência e as incontáveis perdas de vidas humanas. 86 expõe o pior do que a guerra pode oferecer, tudo isso em um cenário de armas avançadas e mistérios intrigantes.

É talvez a leitura que mais indico dessa lista. Não tem como você ficar indiferente ao que acontece em 86.

Leia as primeiras impressões de 86.

 

Ascendance of a Bookworm

O que você faria se tudo o que mais amasse na vida fosse ter livros para ler e reencarnasse em um mundo em uma época semelhante à idade média na qual livros são artigos de luxo? O que você faria se tivesse nascido pobre e precisasse percorrer uma árdua jornada antes de sequer colocar um livro de verdade em suas mãos?

Essa é a história de Myne, uma genuína viciada em livros que, ainda por cima, também tem um corpo frágil de uma garotinha bem jovem, mas mesmo assim não desiste dos seus sonhos. Livros são o que preenchem sua mente e seu coração e ela não vai desistir de ler livros. Se não puder comprá-los, ela irá fazê-los. Não há como parar o seu amor pela leitura.

Ascendance of a Bookworm é o tipo de obra com a qual é impossível se ficar indiferente, ao menos se você compartilha um pouco que seja do amor da protagonista pelo maior tesouro da humanidade, o conhecimento.

É uma indicação que faço a qualquer pessoa que goste de ler, seja light novel ou não.

Leia as primeiras impressões de Ascendance of a Bookworm.

 

Morte

Morte é uma doença que atinge jovens de até certa idade, os levando a cometerem suicídio. Na Europa existe um orfanato criado com o intuito de prover crianças substitutas aos pais de filhos vítimas de Morte, Doceo, e é lá que a trama do primeiro livro se desenrola (o que muda nos livros seguintes, pois o foco é passado para outros personagens), com o garoto Sasha que se vê envolvido pela atraente Manon, mas tem um obstáculo em seu caminho, Doudou, o padrinho responsável por orientá-la.

Em uma trama em que vários personagens e situações não são exatamente o que parecem, “Morte” constrói uma narrativa instigante cheia de drama e mistério capaz de prender fácil a atenção do leitor.

Se você busca uma leitura diferente do que mais tem feito sucesso no meio das light novels nos últimos anos essa série curta, de apenas 3 volumes, e com lançamento nacional é uma indicação mais do que acertada que faço a você.

É com o sucesso de lançamentos como Morte que mais obras “fora da caixinha” terão terreno para se criar por aqui.

Leia as primeiras impressões de Morte.

 

Shakugan no Shana

Yuji Sakai é a definição de colegial normal, mas eis que em um belo fim de tarde o garoto se vê envolvido com um conflito com outro mundo, a Realidade Escarlate, aqueles que protegem o equilíbrio entre os mundos, os Flame Hazes, e aqueles que o distorcem, os Habitantes desse outro mundo.

Diante de tudo isso o garoto conhece Shana, uma Flame Haze, humano que fez um pacto com um Soberano da Realidade Escarlate, e é nas aventuras que vive com ela que tem sua vida mudada para sempre. É em meio a muita ação e comédia, mas também uma pitadinha de romance, que esse boy meets girl se desenvolve.

Shakugan no Shana tem lançamento nacional e aportou aqui ao Brasil com status de clássico no meio das light novels, também por ter tido um anime de enorme sucesso. Uma grata surpresa para os fãs e maior ainda para quem não conhecia a obra e teve o primeiro contato com a série de livros.

Leia as primeiras impressões de Shakugan no Shana.

Leia a resenha do segundo livro de Shakugan no Shana.

 

Death Note: L change the WorLd

L change the WorLd é a outro spin-off da série Death Note lançado no Brasil, mas este já se passa em um mundo alternativo no qual o vilão da série principal, Kira, foi derrotado apenas por L. Devido a algumas circunstâncias, L encara sua última missão e esta não poderia ser menos importante, afinal, se trata de impedir o uso de um vírus potencialmente letal por parte de um grupo terrorista.

É ao se ver em face de um grande desafio que os ideais de L e suas palavras bonitas, até estranhas se pensarmos em sua frieza e aparência, se provam mais que desejos inocentes, muito devido as ações daquele que é considerado o maior detetive do mundo e um personagem de carisma inegável, pelo qual fica difícil não se deixar cativar ainda mais com a leitura desse livro.

Leia a resenha de Death Note: L change the WorLd.

 

Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai

Taimadou Gakuen seria um guilty pleasure meu se realmente não fosse bom, pois apesar do fanservice e da escrita excessivamente dinâmica, a trama nos apresenta a personagens cativantes, boas cenas de ação e uma construção interessante.

Na história acompanhamos Takeru Kusanagi, líder de um esquadrão escolar em um mundo antes devastado pela magia das bruxas, estas que passaram a ser caçadas por um órgão chamado Inquisição. É quando Ouka Ootori entra para o grupo que o famoso 35º pelotão de peixes pequenos passa por uma positiva mudança e cada um daqueles que o compõe se aproxima mais de seus próprios objetivos.

Taimadou Gakuen é uma história de escola de magia que teve uma adaptação para anime de 12 episódios, os quais você pode assistir no Crunchyroll. Leia a novel e veja o anime, a abertura e o encerramento dele estão entre os meus favoritos.

Leia as primeiras impressões de Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai.

 

Kieli

A maior curiosidade sobre essa série é que seu mangá e ilustrado pela autora do Lost Canvas, o famoso spin-off de Cavaleiros do Zodíaco. Contudo, qualquer relação com um battle shonen acaba aí, pois a obra é um slice of life de drama que mexe com elementos sobrenaturais em um mundo de ficção científica.

Na história somos apresentados a Kieli, uma garota capaz de ver espíritos, que cruza caminho com Harvey, um soldado imortal criado nos tempos de guerra, e este é perseguido pela Igreja, órgão que detém o poder na sociedade humana, já há muito distante de seu planeta natal. Os dois seguem em uma jornada que mudará suas vidas para sempre.

Kieli é uma light novel de 9 volumes que ainda não foi lançada por aqui, e duvido muito que seja, mas saiu em inglês e indico muito a leitura. É um desafio do nivel intermediário ao difícil para quem estuda a língua e, sendo honesto, ser capaz de ler em outras línguas expande muito o seu leque de leituras.

Leia as primeiras impressões de Kieli.

 

No.6

No.6 me foi uma grata surpresa, pois não esperava uma leitura tão boa de uma light novel cujo lançamento no país está encalhado no quinto volumes há tanto tempo. Espero que um dia a série de livros seja lançada em sua totalidade, mas, quer saber? Vale muito a pena se arriscar a comprar e ler mesmo sem ter perspectiva de lançamento. Por quê? Simples, é tudo muito bom!

Na história somos apresentados a Shion, garoto que vive em uma cidade utópica, a aparentemente perfeita Number Six, mas não está satisfeito com a vida que leva até que um dia conhece Nezumi, um garoto da mesma idade, mas um fugitivo que não deveria estar ali. É a partir daí que o destino dos dois se cruza e seus caminhos se separam para, em um momento de necessidade, se cruzarem novamente.

No.6 é um shonen ai perfeito para fazer com que leitores mais resistentes se aventurem no gênero, mas não é só disso que se trata, aliás, a marca da obra não é o romance, mas a sobrevivência e a luta contra uma cidade utópica que esconde seus podres por baixo de uma fachada de perfeição.

Se você gosta de romances distópicos, ou só de uma boa história, indico muito No.6 para você!

Leia as primeiras impressões de No.6.

Leia a resenha do segundo livro de No.6.

 

E aí, gostou? Dessa vez busquei diversificar um pouco mais os títulos, tem menos do gênero isekai e mais obras de outros gêneros, como slice of life, drama e mistério. Tem até mesmo comédia escrachada que creio merecer um lançamento nacional. Aliás, metade das indicações saem por aqui e eu não poderia indicar mais que você se jogue nas compras. Os livros só estão esperando, vá lá resgatá-los das prateleiras!

 

Artigos relacionados:

10 light novels para iniciantes – Quando os animes e mangás encontram os livros

Por que é importante ler light novels?

Comentários