Bom, aqui estou eu, fazendo artigos semanais de Yowapeda. Geralmente não faço esse tipo de post, porque não é a minha área. Se eu fizer um post assim, é porque eu realmente gosto do anime e eu torço que esse motivo seja bom o suficiente pra adicionar na qualidade desse artigo. Geralmente faço post de arquétipos, aquelas nerdices, que são interessantes… ou deveriam ser. Mas vamos focar nos semanais! Se você não sabe o que esses post são, é bem simples: você vai ler o que eu achei do episódio em si, e provavelmente minhas opiniões do quão bom o episódio foi. Logicamente, você pode comentar também. E se você está perdido por achar que não está achando uma resenha ou artigos parecidos das primeiras temporadas de Yowapeda, fique sabendo que quem tá se sentindo assim sou eu s/2, espero que logo eu tenha tempo para fazer um resenha de Yowapeda, ou outra pessoa faça. Não que essa temporada tenha uma forte conexão com as anteriores, você pode ver essa sem conhecer as anteriores e ainda entender algo, porém, você já vai saber o que aconteceu no passado. Em outras palavras, Yowapeda:New generations é algo como Fate/Stay Night. Nas primeiras impressões eu não especifiquei muito, porque eu estava esperando mais coisas e… dar assunto nesse post. Só falei que as coisas iam mudar, no post antigo, caso pessoas se perguntassem se a série continuaria o mesmo “feeling” que as anteriores.  

Depois de Sohoku realizar o sonho deles… você achava que as coisas paravam ali? Desculpa, estamos enganados. Eu esperava que Sohoku fosse perder, mesmo eu achando que eles fossem ganhar. Digo, a maioria dos animes de esporte que eu vi, o time principal sempre perdia algum torneio. Inocentemente, achei que como Yowapeda tem só 1 torneio, esse eles iam perder, mas não, eles ganharam e seguiram em frente. Não que isso seja um problema, a saída do pessoal do terceiro ano já ia acontecer mesmo, eles ganhando ou perdendo. Bom, resumindo o que eu falei até agora: surpreso pela decisão de continuar o anime. A história fechou bem, e não deixou muitas pontas abertas e as pontas abertas eram de outros times, que não são o foco da história (Ex: Q q rolou com o Midousuji?) ou você não lembrava delas mesmo.

Bom, até agora tivemos o desenvolvimento de alguns personagens, alguns deles envolvem o Onoda e o Teshima. Hakone também apareceu no segundo episódio. Mas eu quero acreditar que apareceram como pontos para fazer o Teshima amadurecer. E acho que nesse episódio ficou claro uma coisa: a série não acabou porque a missão dela é realizar o desejo do Onoda, aquele desejo bobo de querer amigos pra discutir sobre animes, ainda não foi cumprido. Tudo bem que ele conseguiu amigos, muitos até, mas não tenho confiança o suficiente pra falar se ele ainda liga pra esse desejo. Digo, ele entrou em um clube meio nada a ver com o desejo dele, e está investindo a maioria do tempo nisso. Se continuar assim, eles podem ganhar todas as temporadas e a série nunca vai acabar. E, ele nem menciona muito esse desejo dele. Acho que a única vez que mencionou foi naquela corrida contra o Midousuji. Enfim, preciso falar que a série peca um pouco em deixar claro o objetivo do anime, não que isso seja grande o suficiente pra que o anime seja ruim, muito pelo contrário, Yowapeda é daqueles animes que podem te fazer ver corridas e mais corridas com os mesmos personagens que não irão enjoar nunca, tudo por causa dos personagens serem únicos e diferentes uns dos outros. Adicionando a parte de diferenciar personagens, essa nova temporada deve focar totalmente nesse aspecto. Enquanto a série não mostrar nenhum avanço na proposta inicial dela, fazer o Onoda conseguir amigos otakus, ela é totalmente dependente nisso.

teshima

É olhando assim, as perna dele ficaram maiores.

yowamushi-pedal-new-generation-episode-2-subtitle-indonesia-546x309

Curioso pra saber, como irei zoar ele, digo, falar dele.

Indo pra Hakogaku, os rivais. Até o momento, eles foram os únicos rivais, dos antigos, que apareceram agora. Bom, nesse post por enquanto vou falar deles pensando no Teshima, porque nesse episódio o único propósito das falas deles foi pensando no Onoda e no Teshima. Mas o Onoda é mais tipo, “aquele herbívoro é na verdade um carnívoro selvagem com cara de coelho”, enquanto temos o novo membro deles que é conhecido do Teshima. E eu quero apostar que ele vai fazer mais mudanças no Teshima do que no Onoda em si, mesmo o objetivo dele ser testar / superar o Onoda.

Indo pro Onoda… ai, ai. O que falar dele desse episódio. Mais cedo, quando falei do desejo dele eu mencionei que a série não deixou isso muito claro. É aqui que eu fico confuso, Makishima saiu, beleza, mas o choque que ele sente é porque ele perdeu um possível amigo que podia discutir coisas com ele ou é mais focado no time? Bom, as chances de ser a primeira opção são bem nulas, porque não acho que o Makishima iria virar um otaku por causa dele e não tenho confiança o suficiente pra ter certeza do porquê ele sentir tanta pressão. E se isso é pressão, pode ser saudades, ou amor. Se o problema for pressão, digamos que é mais fácil de resolver, mas não. Sabemos que tem gente querendo foder a vida deles, se Onoda der brecha, os outros vão perceber e piorar a situação. Mesmo o Teshima dando todo o suporte possível, a Hakogaku tem métodos pra lidar com ele já, porém, não sabemos o quão efetivo esse método é. Se for saudades, bom, eu to curioso pra saber como vão acabar com esse problema. Engraçado é ver que mesmo Onoda tendo ganho a competição, ele sofreu problemas que perdedores sofrem. Ah, ele é literalmente o melhor ciclista do ensino médio no Japão, a moral dele deve tá melhor… não, ela tá menor s/2. Se o anime seguir do jeito que eu descrevi aqui, eu acho que faz sentido todo esse drama no Onoda. Mas temos muitos episódios pra ver e vamos com calma.
Veremos no próximo episódio, e eu espero ter algo pra falar no próximo, eu tenho a sensação que isso tá meio longo pra artigo de episódio.

  1. Onoda sempre foi muito inseguro, por isso não é surpreendente que à saída de Makishima esteja causando problemas para o protagonista. Teshima parece estar treinando bastante, espero que ele possa chegar ao nível de Makishima, assim como o Onoda, algum dia. Aoyagi está melhorando e, quanto à Hakone, vou sentir bem mais falta dos veteranos. Não gostei do Ashikiba, preferia bem mais o Shinkai.

    Fora isto, ótimo post. Até!

  2. Concordo que a temporada anterior fechou bem as pontas deixadas. A questão é que esta temporada deve focar mais nas mudanças dos times, dos que irão ficar e aos que vão sair, tipo uma transição de estilos. O tempo dirá se estas mudanças vão ajudar a melhorar ou não o desempenho e personalidade do elenco.

    De qualquer forma, YowaPedal foi o anime esportivo que mais gostei e foi minha preferência, até assistir “Major” e este ficar acima dos nossos ciclistas. Se o Onoda vai se recuperar da saída do Makishima, ainda é meio cedo pra ter certeza. Espero que sim e continue com estas análises: tá bem bacana.

Comentários