Que episódio maravilhoso. Como fechamento da primeira parte, Darling nos trouxe um material bem interessante. Muitas questões foram abordadas nele e com isso milhões de teorias foram criadas como consequência. O foco foi a 02, seu passado e o Hiro, ou pelo menos é o que parece num primeiro momento, afinal, os nines reapareceram e seu líder nos trouxe informações inéditas (que podem muito bem ser falsas). Isso tudo sem contar que uma mudança gradual está ocorrendo em cada um deles pois quanto mais eles descobrem, mais desconfiam e questionam.

02 quer ser humana, quer matar urrossauros pois acha que isso a fará humana e por fim quer reencontrar seu antigo Darling. Seu passado está cada vez mais claro, apesar de nublado de certa forma. É bem forte a “crença” de que Hiro é o seu antigo darling, aquele que ela encontrou no passado e por conta de eventos desconhecidos, ambos não se recordam. Ao menos as memórias do Hiro estão voltando e as peças do quebra-cabeça se juntando, assim, será que em breve teremos detalhes mais concretos sobre esse acontecimento? Sem contar que isso está interligado com o depoimento de Goro sobre a mudança que o Hiro teve quando criança. Se compararmos as personalidades, percebe-se uma mudança nas atitudes de Hiro mas mais do que isso, sua falta de conhecimento sobre detalhes que todos tem ciência (como a ida do Mitsuru para o mesmo local).

Por outro lado, 02 ainda continua “impossível”. Temos uma garota desesperada e com medo de sua transformação e um garoto que parece possuir uma paixão genuína. 02 pelo que foi dito teve inúmeros parceiros e não sabemos pelo o que ela passou com cada um deles. Fato é que todos foram apenas objetos usados por ela a fim de alcançar seu objetivo. E Hiro poderia ser mais um. Sua ação mostrou que ele se importa com ela muito mais do que aparentava e acredito que ela entendeu isso muito bem. E sobre ela salvar o mundo? Seria apenas por conta de seu sangue? E é interessante ele (líder dos 9’s) ter falado sobre ela salvar o mundo. Infelizmente temos informações escassas sobre isso e até mesmo sobre os latifúndios. E qual seria o destino dos latifúndios do continente que esse líder se referiu? Porque urrossauros apareceriam num lugar tão incomum? Acredito que seja a 02, mas porquê ela? Seu sangue atrai outros urrossauros? Sem contar que houve um aumento expressivo na quantidade urrossauros que apareceram na região em volta do latifúndio e isso nos leva a pensar na relação que esses dois fatores podem ter.

E não podemos esquecer dos questionamentos levantados pelo resto da trupe também. Eles realmente vieram do “papai”? Ao que parece Zorome pouco se preocupa sobre sua origem (assim como Miku e principalmente Hiro, que foca sua atenção no presente). Fato é que Kokoro desde que recebeu aquele livro não tem parado de gerar questionamentos sobre esse tema. Em todos os episódios desde que esse livro chegou em suas mãos ela levantou questões relacionadas em algum momento e infelizmente ninguém deu a devida atenção. Fora tudo isso, eles também tiveram um contato massivo e indesejado com seu antigo local de moradia. O choque que certos detalhes lhes trouxe foi bom pois acredito que ajudará a impulsionar os questionamentos. Como disse acima, Kokoro levantou questões sobre filhos e afins, mas nunca com todo o grupo e isso foi impulsionado por esses detalhes que apesar de chocantes, mostram uma realidade que eles não tinham conhecimento. E enquanto eles vivem na sombra da ignorância, os nines parecem ter um belo conhecimento sobre sua situação e a real sobre tudo.

No fim, a 02 continua sendo a espinha dorsal do anime e o Doutor FranXX, uma peça chave. Os nines ainda são um mistério de certa forma, mas acredito que logo logo eles irão lutar lado a lado. E enquanto a ansiedade pelo próximo episódio nos consome, vamos conversar e teorizar nos comentários abaixo e no discord do blog XD. E QUE VENHA ESSA SEGUNDA PARTE!

  1. Esse anime nunca foi um exemplo de originalidade, nem cobro isso dele, mas chega a ser frustrante como em alguns episódios, e nesse em especial, os clichês mais idiotas do gênero são jogados na nossa cara.

    Personagens desmemoriados, conversas confidencias sendo convenientemente discutidas com as portas abertas, áreas restritas sem nenhuma segurança para impedir seu acesso, e por aí vai. Tudo em prol do andamento de uma história batida e extremamente previsível. É sério, tá tudo tão na cara que fica complicado defender.

    O que tem de melhor em Franxx é a interação entre os personagens, quando o anime tenta contar sua “história” quase sempre o resultado é vergonhoso.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Darling in the FranXX é a história dessas crianças, de seus personagens, não dos elementos da lore que, concordo, são dados para eles de bandeja.

      Se acha previsível e se a história é sobre as crianças, me diga: pelo que elas vão passar, e onde elas vão chegar?

      Mas acho que mesmo o resto não seja assim tão previsível. Ou então me responda coisas como: Para onde estão indo os latifúndios e por quê? O que as crianças são? Qual a relação entre a humanidade e os urrossauros? Qual o objetivo da APE?

      Darling in the FranXX não é previsível. Pouco do que aconteceu ou descobrimos até agora sobre o mundo era tão previsível assim. Na maioria das vezes as coisas se tornaram previsíveis no exato momento em que precisaram ser. Esse é só o estilo narrativo do anime e não tem nada errado com ele.

    • Eintao, o anime trabalha com cliches, porque sabe que da certo(afinal, nao ia ter tanto do mesmo se ninguem quisesse ver). Por exemplo, ele joga na nossa cara, pelo menos depois da mancha no peito, que o protagonista tinha relação com a 002.
      Os maiores questionamentos é em relação ao mundo, geralmente os animes desse geito nunca abordam, e esse acho q nao vai ser diferente, nao ira abordar o seu mundo. Refiro-me aos abrigos, se o governo faz coisas erradas (tipo no ep 13, que eles matariam ele, se preciso), etc. Talvez o que eles falem sobre isso, é no que se refiri ao casal e a origem do grupo.
      Teorizo que os soldados sao mortos (porque eles ficam tacando essa duvida na gente), e que existem outras cidades seguras, e eles sao ponta de lança, para q a extração de energia prossiga, e para que a sociedade circule. Queria que mostrassem mais o lado distopico, o verdadeiro modo que é sociedade, e o preceito de eles existirem, mas acho que isso nao vai rolar.
      Ep 13 mostrou o passado deles, e foi bem manjado, aquela questao da dinosaura com um humano, e ele laber o sangue ja ter habilidades, mas ta ai. O anime pode nao ser a inovação do seculo, mas esta bem interessante de ver, principalmente agora

Discussão