Bom dia!

Mais um ano, menos um ano, mais dezenas de animes e você talvez esteja se perguntando, “tá, mas o que que vale a pena eu assistir?” enquanto examina assoberbado a lista de todos os animes do ano de 2020. Provavelmente não.

Em todo caso, para eleger quais, dentre todos os animes de 2020, foram os melhores, reunimos mais uma vez a melhor equipe de especialistas em anime que pudemos: nós mesmos.

Com a pandemia, adiamentos e cancelamentos de animes, além do impacto na produção nos animes que efetivamente foram lançados, essa tarefa foi um pouco mais ingrata do que de costume, mas acreditamos ter produzido resultado à altura do desafio.

Começando hoje e seguindo ao longo dos próximos dias publicaremos os melhores animes por gênero, culminando no ranque de melhores animes do ano.

Hoje, animes de esporte.

O gênero esportivo é um dos mais populares, principalmente em suas modalidades mais famosas. Compreende, grosso modo, animes cujos protagonistas são praticantes de algum esporte e contam a história de sua jornada na competição de sua escolha.

Além de esportes populares como futebol, basquete, beisebol, passando por outros menos conhecidos, mas ainda assim indubitavelmente esportes, animes esportivos também incluem competições pouco comuns e que talvez não sejam consideradas um “esporte de verdade” por todos, bem como esportes fictícios criados apenas para o anime em si.

Em 2020, esses foram os melhores animes de esporte:

 

5. Breakers

Texto por JG21

Breakers foi uma das recentes obras esportivas cuja pouca duração e o interessante conteúdo foram as surpresas que ofereceu quando comparado as várias obras de peso que figuraram no ano. Com a premissa de retratar a jornada de superação de quatro jovens com deficiência, cada um dentro de sua limitação e história de vida, a obra mantém uma leveza única sem deixar de ser menos inspiradora e até educativa no seu propósito por se inspirar em atletas reais.

Acredito que um dos fortes desse anime é o seu esforço em mostrar as dificuldades reais pelas quais passam os paratletas, especialmente quanto ao seu psicológico variado, já que alguns dos protagonistas adquiriram sua deficiência por conta de acidentes, enquanto outros nasceram e cresceram com elas – elementos que deixam a experiência ainda melhor já que engloba diferentes pontos de vista.

Mesmo o tempo e o foco no público infantil não permitindo uma maior profundidade, e levando em conta toda a força da sua ideia central, a obra funciona bem ao mostrar como esses jovens ganham confiança e se adaptam as suas realidades da melhor maneira possível, se tornando as grandes pessoas que almejam ser. Com certeza é um título que merece uma chance de ser visto e apreciado por tentar germinar uma semente tão importante.

Resenha de Breakers

 

4. Iwa Kakeru! Sport Climbing Girls

Texto por Kakeru17

Na historia de Iwa Kakeru: Sport Climbing Girls acompanhamos Konomi Kasahara, uma garota que era viciada em games até ter que dar uma parada para estudar e entrar no colegial, no qual busca um novo hobby ao qual se dedicar. Ao acaso ela encontra encontra Jun Uehara e experimenta o esporte que ela pratica, a escalada esportiva.

Jun dificulta a prova de admissão de Konomi no clube da escola para testar sua seriedade, mas é usando sua habilidade e experiência com quebra-cabeças que Konomi provará seu valor e encontrará seu espaço.

Iwa Kakeru é um anime esportivo de um esporte pouco popular, mas muito interessante (e que estará nas próximas Olimpíadas!) que segue a dinâmica de clube esportivo e foca no desenvolvimento individual e principalmente coletivo de suas personagens. O anime é produzido pelo estúdio Blade e possui 12 episódios.

Primeiras impressões de Iwa Kakeru! Sport Climbing Girls

 

3. Gymnastics Samurai

Texto por JG21

A ginástica nunca foi tão emocionante e divertida como se viu em Gymnastics Samurai – ou Taisou Zamurai. Calcada na trajetória ascendente de um ginasta viúvo quase apontado e pai de uma garotinha simpática de 9 anos, o anime se vale desse grande atleta e sua personalidade incrível para mostrar o poder do amor em suas várias instâncias.

Parece brega, mas é exatamente isso que é tratado a maior parte do tempo: a importância da família, dos laços criados com o próximo, a paixão pelo que se faz e o amor pela própria vida em si, já que assim como o protagonista cada personagem que vai surgindo na história encara um problema que toca nessas feridas.

A ginástica além de ser algo de certo modo novo no que tange aos esportes no mundo dos animes, ainda foi retratada de uma forma sólida e bela aqui, não ficando em segundo plano e tendo um papel de ser o fio condutor que amarra todos esses indivíduos em processo de construção e mudança.

Se algo tão complexo deveria ter um forte peso, Gymnastics Samurai faz a mágica que atrai quem vê, trazendo leveza, personagens extremamente carismáticos e um tantinho de comédia nessa história que envolve superação pessoal e tantos dramas escondidos. Sem dúvida alguma é uma das pérolas de 2020 e do gênero esportivo, merecendo uma posição de destaque pela sua excelente e original trama.

Primeiras impressões de Gymnastics Samurai

 

2. Chihayafuru 3

Texto por Tamao-chan

A terceira temporada de Chihayafuru é a sequência da trajetória de Chihaya Ayase para se tornar a Rainha (ou Queen, como quiserem chamar) em um fantástico jogo chamado karuta, um jogo de cartas japonês estilo bafo. Ela pode não se esforçar tanto no colégio, porém faz de tudo para alcançar o seu sonho.

O seu vício em Karuta já a fez avançar bastante nas partidas, e seus companheiros de time também estão seguindo o mesmo caminho. Antes ninguém sabia o porquê direito de continuar jogando, mas agora os sonhos estão em sincronia.

Claro que Chihaya ainda tem muito o que aprender sobre sentimentos e amor mas, enquanto o seu vício ainda estiver com ela, apenas competições vêm à sua mente.

Primeiras impressões de Chihayafuru 3

 

…e o Melhor Anime de Esportes de 2020 é…

 

1. Haikyuu!!: To the Top 2

Texto por

“Haikyuu!!” retornou em 2020 para mais uma grande temporada. Em Haikyuu acompanhamos a jornada de um garoto de baixa estatura chamado Hinata Shouyou e do genial levantador Kageyama Tobio. Ambos se tornam alunos do colégio Karasuno e integram o clube de vôlei da escola.

Haikyuu prosseguiu com o objetivo da Karasuno de se reerguer, agora finalmente retornando ao campeonato nacional. Se algum dia a escola foi gloriosa, agora é descreditada, ainda mais quando os seu oponentes são muito mais poderosos. Karasuno de um lado, Inarizaki de outro. A dupla Kageyama e Hinata de um lado contra os gêmeos Atsumu e Osamu Miya de outro.

Dois pontos importantes para um anime de esporte são as partidas e os desenvolvimentos de personagens. O anime sempre soube entregar partidas emocionantes e nessa temporada não foi diferente. Soube ter paciência e dar atenção aos seus personagens, além de desenvolve-los com muita competência. Por fim, também soube nos deixar no aguardo de uma nova temporada.

Se você gosta de animes de esporte precisa dar uma chance para Haikyuu. Pode ter certeza que não irá se arrepender. Haikyuu não é apenas um dos melhores animes de esporte do ano, mas da última década também.

Primeiras impressões de Haikyuu!!: To the Top 2

 

Esses foram os Melhores Animes de Esportes de 2020 segundo a Equipe do Anime21. Amanhã tem as melhores comédias!

Comentários