Olá, pessoal! Aqui quem vos escreve é a Tamao-chan (outra vez!) e venho com mais um post sobre Sangatsu no Lion!

Os posts deste anime têm se tornado menos frequentes, mas a vida tem dessas, não é mesmo? Nesses dois episódios as coisas foram bem complicadas para Kiriyama, simplesmente porque ele conheceu dois bêbados, mas esses dois bêbados agem de forma diferente. Um começa a divagar sobre a história da cidade onde o saquê que estava bebendo veio, e o outro queria beber para fugir da realidade. Como o Kiriyama é menor de idade ainda e não bebe(só quando o obrigaram a beber uma vez e o largaram ao relento), ele não entendeu bem o que o velho estava falando, mas entendeu muito bem o que o segundo jogador passava.

Mas aqui vamos nós tentando colocar este anime em dia! O nono episódio (tirando a música sobre shogi que continuou tocando e cortou um pouco do drama e da comédia do episódio com sua fofura) foi bem marcante. Kiriyama ainda é muito jovem e conseguiu alavancar na carreira de jogador profissional de shogi bem cedo. Mas imagine só você, jovem e com uma carreira brilhante à frente, jogando contra alguém com 40 anos de carreira e com risco de aposentar se perder o próximo jogo? Esta é uma das situações mais tensas para o protagonista, sem contar que não conseguia entender as estratégias de seu adversário.

Kyouko acabou tendo razão, dizendo que a forma dele jogar shogi era bem impulsiva. Ele pode ter escolhido uma boa estratégia no início, mas com o nervosismo e tentando fingir que estava tudo bem, acabou ferrando todo o jogo, escolhendo locais que não faziam sentido(ou talvez para ele faziam, não sei). Com essa história de aposentadoria, mesmo lendo o mangá, achei que fosse um motivo mais sério, como não querer parar em casa e ficar depressivo, mas logo vemos que ele não queria era fazer deveres de casa para a sua esposa e sua filha. Kiriyama logicamente acha um absurdo, mas acaba que o Matsunaga não se aposenta e a irmã do protagonista quebra a cara.

E, como não poderia perder a chance, Kyouko também aparece destilando veneno no episódio 10, falando sobre o próximo oponente de Kiriyama. Mas esse é mais complicado, já que ele está prestes a se divorciar por conta de seu comportamento com a família após as bebidas. Ele fica violento e começa a apostar. O que irritou mais o menino é que o seu oponente chegou bêbado na partida e não estava prestando atenção de nenhuma de suas jogadas, apesar de começar com uma boa estratégia, assim como o Matsunaga fez.

Com o término do jogo, o oponente de Kiriyama queria ir para casa, mas não tinha certeza se queria encarar a filha por ter perdido. O que a Kyouko falou durante o episódio estava certo, aquela frase sobre “O que combina mais com o Natal deles? Um “papai” que ganha, ou um “papai” que perde”. E justamente acontece no último Natal em que a família passaria junto. Falando em Natal, esta data é muito dolorosa para Rei, pois ele acaba se lembrando de um evento que ganha um presente mais simbólico que os outros. Ele sentiu a mágoa dos irmãos, e não pôde dizer não ao pai adotivo.

E Kiriyama ficou revoltado depois de tudo. O que mais o fez pensar foram os comentários da Kyouko, e percebeu que ele nem é bonzinho, e muito menos não é culpa dele pelos outros terem perdido.

E Kiriyama ficou revoltado depois de tudo. O que mais o fez pensar foram os comentários da Kyouko, e percebeu que ele nem é bonzinho, e muito menos não é culpa dele pelos outros terem perdido.


ALGUMAS ESTRATÉGIAS MOSTRADAS!

Como todos sabem, gosto muito de sessões extras. Certos movimentos foram realizados neste episódio, mesmo que inconscientemente. Vamos começar com o primeiro!

Não tinha um ursinho saindo de uma caverna durante o jogo no episódio 9? Aquela “estratégia” do Matsunaga é chamada de “Urso no Buraco(ou Castelo, como em inglês)”, e consiste mover o rei para o canto do tabuleiro e cercá-lo com dois generais de ouro e um de prata. É uma boa defesa, mas que depois o Kiriyama não entendeu muito bem. HSFDHUIS

A segunda “estratégia” utilizada no episódio 9 foi o Castelo de Mino, onde os generais de ouro e prata se protegem enquanto protegem o Rei. É diferente da defesa do Urso no Buraco, pois nesta os dois generais agem separadamente.

E a última estratégia que falarei, mostrada no décimo episódio, chama-se Abertura Yagura. É uma defesa muito forte, onde há uma linha fortificada de peões, além do bispo e do lanceiro dando suporte a um ataque futuro do general de prata ou do cavalo, mas a defesa fica totalmente comprometida no canto e no lado.

sangatsu1

—————————————————————————————————————————————–

E com isso termino o meu post por aqui. Não é algo muito fácil de entender quando você está fora desse mundo de shogi, mas a gente tenta. HUISDFHSU E quanto mais passa os episódios, mais me surpreendo com a adaptação bem feita. Mesmo que seja uma história lenta, ela cativa de diversas formas.

Espero que tenham gostado, e agradeço muito aos que leram até aqui. Até o próximo post! o/

Comentários