Olá! Como vão? Este anime está cada vez mais cheio de informações, não?

Apesar de sua história ter começado em meados dos anos 60 através do mangá, a atualidade permite que situações novas usando os mesmos youkais possam surgir. Em todos os episódios, vemos Mana e Nekomusume usando o celular como forma de comunicação para mostrar a Kitarou o que está acontecendo, ou prestes a acontecer. Mesmo que Kitarou tenha pedido para a humana não se meter em assuntos que não lhe diziam respeito, mas sim ao mundo dos youkais, ela foi com toda a sua coragem e tirou uma foto esclarecedora.

Aqui se dá início à história de como o tímido Kitarou e a destemida Mana se tornam amigos.

Crianças tem desaparecido esses tempos… Na verdade, essa situação é até mais antiga que imaginamos. Crianças desaparecem todos os dias, o que muda no anime é o fato de que Tantanbou, Futakuchi-Onna e Kamaitachi precisam de 13 crianças para formar pilares suficientes para fazer com que o Castelo Youkai se erga.

Também tem algo crucial no episódio. Como sabemos, nós, humanos, estamos sempre em busca de renovações. Para que a nossa cidade seja renovada, é preciso de mais construções, correto? Pois bem, só de ter derrubado toda uma estrutura natural e colocar uma que nos traga benefícios já é o suficiente para que tenhamos afetado o habitat natural de outra espécie. Não apenas isso aconteceu, como também onde o Castelo Youkai estava selado foi destruído, fazendo com que os três ficassem encarregados de reconstruir o local novamente.

Através de toda a destruição causada, os três youkais também tentaram forçar o plano que consideravam ideal, que era sacrificar os humanos para que eles se tornassem youkais.

Mana era a única que sabia onde os pilares com as outras doze crianças estavam, além do que Nekomusume e Kitarou descobriram que todas elas foram capturadas quando andavam próximas de alguma construção, estando elas, por exemplo, no centro ou perto do rio. Não podemos nos esquecer que Medama-Oyaji é totalmente antenado ao que há em volta, e dizer que todas as crianças estavam perto de construções foi uma peça-chave.

A luta do episódio fez com que todas as minhas explicações do episódio passado tomassem sentido, e todos conseguiram ajudar o Kitarou, até mesmo na destruição dos pilares que sustentavam o castelo, que eram feitas de todas as crianças que sumiram.

Tudo fica bem quando acaba bem!


Todos os youkais que apareceram nesse episódio:

Tantanbou: pelo visto, é um outro youkai que o autor de “Gegege no Kitarou” criou. O fato é que ele foi inspirado em uma criatura chamada Ookamuro, que também é um youkai em forma de cabeça gigante. Os seus ataques foram mudando conforme o tempo, e sua aparição também, além da cor de sua pele. O seu objetivo é, junto com Futakuchi-Onna e Kamaitachi, reconstruir o Castelo Youkai para que o mundo se torne um Reino Youkai.

Assim que Tantanbou é mostrado em sua sexta aparição.

Futakuchi-Onna: o seu nome é a junção de três palavras: “futa” (duas), “kuchi” (bocas) e “onna” (mulher), que em sua junção, forma Mulher de Duas Bocas, que é bem mostrado no anime. Diz-se que a segunda boca é atormentada por um espírito vingativo que é ávido por comida. Diz-se também que é uma forma de punição às mulheres que não se alimentam de forma adequada ou que são anoréxicas, por exemplo. Se quiserem saber mais fatos sobre ela, cliquem aqui.

A forma como Futakuchi-Onna é mostrada no anime.

Kamaitachi: o seu nome é a junção de duas palavras: “kama” (foice) e “itachi” (doninha). Acredito que boa parte das pessoas se lembram da forma original de um Kamaitachi através do anime “Ushio to Tora”, que mostra como eles realmente agiriam se existissem: um faria com que o humano caísse, o outro o corta, e o terceiro cura sua ferida. Um Kamaitachi tem o poder de cortar suas vítimas com seus braços em forma de foice.

O Kamaitachi de Gegege no Kitarou.


Sobre o castelo youkai:

Logicamente que esse castelo teve sua primeira aparição em 1968 em Gegege no Kitarou, porém ele apareceu em épocas diferentes ao decorrer do desenvolvimento da história:

  • Dia 17 de janeiro de 1968: O Castelo Youkai, apareceu no terceiro episódio.
  • Dia 12 de outubro de 1985: O Misterioso Castelo Youkai Aparece!!, primeiro episódio.
  • Dias 20 e 27 de outubro de 1997, Nuvens Misteriosas! O Castelo Youkai (partes 1 e 2), episódios 66 e 67.
  • Dia 8 de junho de 2008, Tantanbou do Castelo Youkai, episódio 61.
  • Em 2018, este castelo aparece no terceiro episódio mas, para não perder o costume: dia 15 de abril de 2018.

Ps.: pelo visto, não apareceu na versão de 1971.


Muito obrigada por lerem todo este artigo! Nos vemos no próximo!

Comentários