Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

A essa altura você deve saber o que é o Tsuzuku Awards, não sabe? Quero dizer, esse é o quinto e derradeiro artigo dessa série na qual já lemos as considerações da Tamao-chan, as críticas e os comentários do Nomichi, bem como os comentários do Flávio e a discórdia ponderada do Iwan. Mas vá lá, talvez você tenha tido uma semana muito ocupada, tenha conhecido o Anime21 hoje ou resolveu começar aleatoriamente por esse artigo, então é justo pelo menos uma explicação básica: o Tsuzuku Anime Awards 2017 é a premiação da Academia Tsuzuku, vinculada à Rede Tsuzuku e parceira nossa, aos melhores animes e mangás de 2016. Na condição de parceiros e viciados especialistas em animes fomos convidados a participar com cinco votos nessa prestigiosa cerimônia.

Entre indicados e categorias talvez você ache que um ou outro faltaram, mereciam estar ali, talvez merecessem até ganhar! Mas é assim que essas coisas funcionam, não dá pra agradar todo mundo. E se ainda não leu (sério, por quê?) os artigos dos meus colegas reitero que o faça. Verá que todos eles têm suas restrições também. Mas não vou insistir nisso, afinal, como eu disse, é do jogo. Porém!

Porém eu percebi que algo que também é do jogo em premiações do todo está, de forma inexplicável, totalmente ausente no Tsuzuku Awards. Vou jogar o link dela aqui de novo só pra você ir lá ler o artigo da premiação de novo e ver que não estou mentindo: o Tsuzuku Awards é uma premiação que não oferece prêmio algum. Mas nossos parceiros não precisam se preocupar, vamos cobrir as costas deles dessa vez e o Anime21 irá oferecer uma premiação aos vencedores do Tsuzuku Awards. Não preocupem-se, irmãos da Rede! Continua…

Curta o anime21 no facebook:

Falei e falei de prêmio e premiação e meio que quase me esqueci que isso deveria ser um artigo com as minhas expectativas para os resultados do Tsuzuku Awards, eita prego. Bom, meus amigos já foram bastante extensos sobre isso em seus artigos e sinto que estaria repetindo muitos de seus argumentos (mesmo que fosse para discordar), então serei mais ou menos sintético.

⭐ Inovação ⭐

? Indicados: Mob Psycho 100Sekkou BoysYuri!!! on Ice 
?
 Meu voto: Mob Psycho 100

Não assisti Sekkou Boys ou Yuri!!! on Ice (esse está na minha lista pelo menos!), e o outro anime do autor de One Punch Man teve um tratamento gráfico muito bom, de verdade. Mesmo que a história não fosse lá tão coisa de outro mundo, era uma delícia de assistir.

⭐ Influência ⭐

? Indicados: Boku Dake ga Inai MachiMacross DeltaRe: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu 
?
 Meu voto: Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Sem dúvida o anime mais popular de 2016 (como ademais eu já havia escrito em meu artigo sobre animes com viagens no tempo). Porém sua mãe certamente deve ter te ensinado que influência também pode ser má influência, né? Vou deixar para você decidir de que tipo foi Re: Zero.

⭐ Série de curtas ⭐

? Indicados: Kanojo to Kanojo no Neko: Everything FlowsSaiki Kusuo no Psi-nanSpace Patrol Luluco
?
 Meu voto: Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows

De novo não assisti os concorrentes (isso está virando moda). Queria ter visto Luluco e provavelmente ainda verei, e os votos de alguns de meus camaradas21 me deixaram curioso com Psi-nan, mas a releitura da produção inaugural de Makoto Shinkai é incrível, eu provavelmente teria votado nela de qualquer jeito.

⭐ Ambientação ⭐

? Indicados: Boku Dake ga Inai MachiFlying WitchJoker GameKabaneri of the Iron FortressShouwa Genroku Rakugo Shinjuu
?
 Meu voto: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Kabaneri e Joker Game poderiam vencer em qualquer outro ano, mas a quantidade de ambientes diferentes através de décadas que Rakugo Shinjuu retrata brilhantemente é imbatível. Mais sorte para os dois na próxima! E pelo menos um deles já tem “próxima” confirmada…

⭐ Enredo ⭐

? Indicados: Boku Dake ga Inai MachiGundam: Iron-blooded OrphansMy Hero AcademiaRe: Zero Kara Hajimeru Isekai SeikatsuShouwa Genroku Rakugo Shinjuu
?
 Meu voto: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

BokuMachi se arrasta um pouco depois de salvar a Kayo e frustra por entregar tão cedo o culpado (cedo mesmo, tipo, na abertura do anime), My Hero Academia é um battle shounen que muita gente gosta tanto mas eu sinceramente não vi mais do que só um battle shounen com um protagonista que só chora e seu melhor inimigo de infância que só grita, Re: Zero tem um desenvolvimento de personagem muito bom do protagonista na segunda metade, mas a primeira metade toda foi “por favor acabe logo esse arco da mansão“. De Gundam Orphans eu gostei pra caramba! Mesmo quando ele se arrastou um pouco na viagem para Júpiter, Mari Okada estava competentemente construindo os personagens e situações que estavam por vir. Mas ai! Gundam Orphans, da próxima vez tente não sair no mesmo ano que Rakugo Shinjuu.

⭐ Roteiro original ⭐

? Indicados: 91 DaysFlip FlappersGundam: Iron-blooded OrphansKiznaiverYuri!!! on Ice
?
 Meu voto: 91 Days

Gundam Orphans bate na trave de novo. O conto sobre vingança vã durante a Era da Proibição ganha por ter sido uma história muito mais curta, enxuta, e por isso mesmo muito bem amarrada – não havia espaço para erros com tantos elementos e tão pouco tempo.

⭐ Drama ⭐

? Indicados: 91 DaysGundam: Iron-blooded Orphans, Hibike! Euphonium 2Kiznaiver
?
 Meu voto: 91 Days

Drama adolescente, tragédia adulta, drama adolescente no espaço ou uma metáfora sobre relações humanas ahn ou Kiznaiver? Qualquer um que ganhe aqui me deixará emocionado, pois já me emocionou. Mas eu sou ligeiramente viciado em tragédias.

⭐ Comédia ⭐

? Indicados: Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!ReLIFESakamoto desu ga?Sekkou Boys
?
 Meu voto: Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!

ReLIFE era uma comédia??? Poxa, ninguém me avisou, droga, acho que assisti errado. Enfim, Sakamoto tem seus momentos mas para uma comédia ele é no fim das contas chato. KonoSuba neles.

⭐ Suspense ⭐

? Indicados: 91 DaysBoku Dake ga Inai MachiBungou Stray Dogs
?
 Meu voto: 91 Days

Duas coisas me impressionaram a essa altura enquanto escrevia esse artigo: a quantidade de votos que estou despejando em 91 Days (é um dos meus preferidos do ano mas mesmo assim achei que votaria mais em outros … acho que eles foram pouco indicados) e que Bungou Stray Dogs seja considerado um suspense.

⭐ Ação ⭐

? Indicados: Bungou Stray DogsMob Psycho 100, My Hero Academia
?
 Meu voto: Mob Psycho 100

Mais ou menos por eliminação.

⭐ Série curta ⭐

Não confundir com série de curtas.

? Indicados: Boku Dake ga Inai Machi, Mob Psycho 100Shouwa Genroku Rakugo ShinjuuSpace Patrol LulucoYuri!!! on Ice
?
 Meu voto: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Categoria curiosa, me faz sentir falta de “série longa”. Mas bom, mais um pra conta dos contadores de histórias, então acho totalmente legítimo (embora esteja tendo segunda temporada agora e portanto deixe de ser curto, mas eu não ligo pra isso, você liga?).

⭐ Diretor ⭐

? Indicados: Akiyuki Shinbo (KoyomimonogatariKizumonogatari), Masaharu Watanabe (Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu), Omata Shinichi (Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu), Tomohiko Ito (Boku Dake ga Inai Machi), Yuzuru Tachikawa (Mob Psycho 100)
?
 Meu voto: Omata Shinichi

Se eu gosto tanto de Rakugo Shinjuu, se o anime foi tão bom assim, é em grande parte graças a essa pessoa.

⭐ Estúdio ⭐

? Indicados: A-1 Pictures (Boku Dake ga Inai MachiHai to Gensou no Grimgar), Bones (Bungou Stray DogsMob Psycho 100My Hero Academia), Sunrise (um monte de Gundam, Love Live! Sunshine!!), Trigger (KiznaiverSpace Patrol Luluco)
?
 Meu voto: A-1 Pictures

Gostei mais dos animes deles, apesar de ser quem são.

⭐ Traço ⭐

? Indicados: Boku Dake ga Inai MachiBungou Stray DogsKabaneri of the Iron FortressLove Live! Sunshine!!Gundam Unicorn RE:0096
?
 Meu voto: Kabaneri of the Iron Fortress

Ver o traço dos anos 1980 em um anime de uma franquia dos anos 1980 não é tão legal quanto ver esse mesmo traço em um anime totalmente novo. Desculpa, Gundam Unicorn.

⭐ Arte ⭐

? Indicados: Amanchu!Bungou Stray Dogs, Hai to Gensou no GrimgarKiznaiverLove Live! Sunshine!!Mob Psycho 100
?
 Meu voto: Hai to Gensou no Grimgar

Acompanho o voto do Iwan nessa categoria.

⭐ Fotografia ⭐

? Indicados: Amanchu!, Boku Dake ga Inai Machi, Hibike! Euphonium 2Joker GameKiznaiver
?
 Meu voto: Hibike! Euphonium 2

Os ângulos de câmera ajudam decisivamente a elevar os dramas adolescentes relativamente comuns de Euphonium a um patamar completamente diferente.

⭐ Animação ⭐

? Indicados: Bungou Stray DogsHaikyuu (segunda e terceira temporadas), Mob Psycho 100Tales of Zestiria the X
?
 Meu voto: Mob Psycho 100

Eu já disse o quanto gostei da animação de Mob Psycho?

⭐ Figurino ⭐

? Indicados: 91 DaysBungou Stray DogsJoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is UnbreakableJoker GameRe: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu
?
 Meu voto: JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable

Para mim o figurino faz parte do character design em animação, mas já que a categoria existe separada eu voto né. Sabia que o Hirohiko Araki se inspira em revistas de moda, estilo a Vogue, para as poses e roupas de seus personagens? Pelo menos é o que diz a internet, não estou com paciência de procurar uma fonte confiável para isso agora, mas é sério, acredite em mim!

⭐ Compositor ⭐

? Indicados: Hiroyuki Sawano (Kabaneri of the Iron FortressGundam Unicorn RE:0096), Kenji Kawai (Joker Game), Saeko Suzuki (Macross Delta), Taku Matsushiba e Tarou Umebaya (Yuri!!! on Ice), Yuki Kajiura (Boku Dake ga Inai Machi), Yuuki Hayashi (KiznaiverMy Hero Academia
?
 Meu voto: Yuki Kajiura

Sou fanboy da Kajiura mesmo, e daí? Isso não muda o fato de que ela compôs a fantástica Sore wa Chiisana Hikari no you na.

⭐ Música ⭐

? Indicados: 6th Mob (Hiroyuki Sawano – Gundam Unicorn RE:0096), Kabaneri of the Iron Fortress (Egoist – Kabaneri of the Iron Fortress), no name (Hiroyuki Sawano – Kabaneri of the Iron Fortress), You can become a hero (Yuuki Hayashi – My Hero Academia),  
?
 Meu voto: Egoist – Kabaneri of the Iron Fortress

Até botei pra tocar agora, hehe.

⭐ Música de Abertura ⭐

? Indicados: 99 – Mob Choir (Junichi Sasaki – Mob Psycho 100), Great Days (Yugo Kanno – JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable), Lay your hands on me (Boom Boom Satellites – Kiznaiver), Reason Triangle (Quadrangle – Joker Game), Re:Re (Asian Kung-fu Generation – Boku Dake ga Inai Machi), Signal (TK – 91 Days)
?
 Meu voto: TK – Signal

A abertura de 91 Days é incrível. Não apenas uma boa música como casa perfeitamente com o anime.

⭐ Música de Encerramento ⭐

? Indicados: Heroes (Brian the Sun – My Hero Academia), Hajimari no Sokudo (Sangatsu no Phantasia – Kiznaiver), Namae wo Yobu yo (Luck Life – Bungou Stray Dogs), Next 2 U-eUC- (Hiroyuki Sawano – Gundam Unicorn RE:0096), ninelie (Egoist – Kabaneri of the Iron Fortress), Rain or Shine (Elisa – 91 Days)
?
 Meu voto: Elisa – Rain or Shine

Eu realmente gostei de 91 Days, hein?

⭐ Personagem Masculino ⭐

? Indicados: All Might (My Hero Academia), Arataka Reigen (Mob Psycho 100), Osamu Dasai (Bungou Stray Dogs), Rohan Kishibe (JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable), Sakunosuke Oda (Bungou Stray Dogs), Sukeroku Yuurakutei (Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu)
?
 Meu voto: Sukeroku Yuurakutei – Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Sei que isso vai virar disputa de popularidade (e bom, não faz sentido de outra forma, personagens em animação não têm existência própria para justificar um prêmio, mas sim são resultado de roteiro, character design e dublagem) então o Sukeroku não tem chance nenhuma. Mas ele é o único que merece desses todos…

⭐ Personagem Feminino ⭐

? Indicados: Chizuru Hishiro (ReLIFE), Izumi Shimomura (Ajin), Ochako Uraraka (My Hero Academia), Oumae Kumiko (Hibike! Euphonium 2), Reimi Sugimoto (JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable), Rem (Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu)
?
 Meu voto: Oumae Kumiko – Hibike! Euphonium 2

Idem para o que eu disse sobre personagem masculino.

⭐ Protagonista ⭐

? Indicados: Freyja (Macross Delta), Kei Nagai (Ajin), Hayate Immelman (Macross Delta), Midoriya Izuku (My Hero Academia), Sakamoto (Sakamoto desu ga?), Satoru Fujinuma (Boku Dake ga Inai Machi), Shigeo Kageyama (Mob Psycho 100), Tanaka (Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge)
?
 Meu voto: Tanaka – Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge

O Tanaka é bem legal e tal, e seu anime deveria estar concorrendo como melhor comédia (eu votaria!), mas nessa categoria só votei nele por absoluta falta de opção. O melhorzinho aí é o Satoru, mas sei lá. É, sei lá.

⭐ Vilão ⭐

? Indicados: Betelgeuse (Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu), Kira Yoshikage (JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable), Ougai Mori (Bungou Stray Dogs), Satou (Ajin)
?
 Meu voto: Satou – Ajin

Aquele momento constrangedor em que você é forçado a votar em Ajin…

 

E agora o momento que você mais estava esperando!

 

? Pior Anime ?

? Indicados: Big OrderDivine GateMayoiga
?
 Meu voto: Big Order

Talvez não fosse exatamente por isso que você estivesse esperando ? Mas para ser justo, faltou uma porcaria muito maior nessa lista, o único anime que eu dropei com gosto depois de uma sequência de episódios ruins, mal animados, e uma sequência especialmente horrível de ações em um dado episódio: Seisen Cerberus. Endride também merecia pelo menos a indicação porque olha … se esforçou pra ser ruim e isso é um tipo de mérito, creio.

 

E agora sim!

 

⭐ Anime ⭐

? Indicados: Bungou Stray DogsHibike! Euphonium 2Mob Psycho 100Re: Zero Kara Hajimeru Isekai SeikatsuShouwa Genroku Rakugo Shinjuu
?
 Meu voto: Hibike! Euphonium 2

Mandou bem, Kumiko! ❤

Sendo sincero, preferi Rakugo Shinjuu. Mas já votei bastante em Rakugo Shinjuu então fica esse voto de desagravo a Euphonium, tão sub-indicado nessa premiação.

 

E isso encerra né? Obrigado por ler até aqui. Até o próximo artigo!

Ok, ok, não esqueci que tinha prometido um prêmio para os vencedores, então lá vai: o Anime21 oferecerá um bolo de chocolate para os vencedores de cada uma das categorias! Basta entrar em contato conosco em até dez dias úteis após a divulgação dos resultados na Rede Tsuzuku ?

  1. Para mim os três grandes animes em termos de qualidade de 2016 foram, Rakugo, 91Days e Fune Wo Amu, mesmo que este último nem sequer tenha sido indicado, quem viu sabe como o anime foi bom.
    Realmente nunca pensei que fosse ver 91Days tão em foco por tua parte, mas eu como acompanhei os teus artigos dele, percebo que gostaste muito deste anime. Em termos de anime de comédia, Konosuba foi bom, mas quem viu Saiki, sabe que Saiki foi a melhor comédia de 2016.
    Em relação ao melhor estúdio, para mim foi o Bones, quem viu o Mob Psycho, a segunda temporada de Akagami Shirayuki, sabe o excelente trabalho que este estúdio faz nos animes que produz. Não quero dizer que o A1 pictures seja mau, longe disso, mas a qualidade técnica dele é muito duvidosa e quando sob pressão faz uma animação execrável.
    Quanto ao resto concordo com a teus votos.
    Como sempre mais um excelente artigo Fábio.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Pois é, adorei 91 Days, é um dos meus preferidos do ano, mas só ganhou tantos votos por causa da ausência de mais indicações para Euphonium, a total e lastimável ausência de Fune wo Amu e Ushio to Tora, etc.

      E estúdio grande eu tendo a achar que é tudo a mesma coisa. Só sou fanboy de alguns menores. Nenhum dos indicados, meh. Na época achei Grimgar muito zoado, mas quando eu penso no que eles conseguiram fazer com um orçamento tão baixo não posso deixar de me impressionar. Fazer animação boa com os burros cheios de dinheiro também é fácil, né?

      Obrigado pela visita e pelo comentário =)

      • Eu acho que o estúdio que merecia mesmo destaque, pelo seu trabalho em 2016, foi o estúdio Deen. Para que já assiste anime a algum tempo, já deve ter visto alguns animes do estúdio Deen e sabe que ele nos últimos anos tem andado mal das pernas com uma animação quase medíocre em alguns animes. Até que em 2016 o estúdio Deen nos traz o anime de Showa, muito bem animado, cenários com qualidade de excelência, boa fluidez nos movimentos dos personagens além de um carácter design agradável nos personagens. Já para não falar em Konosuba do mesmo estúdio, mesmo com a animação deformada de propósito, tem algumas cenas muito bem feitas, principalmente nas cenas onde os personagens usam magia.

  2. Lendo a todos esses posts, sinto que tenho que ver mais animes… Mas até que achei algumas de suas escolhas justas… Quanto a 91 days, eu até gostei dele como roteiro e adoraria ler se fosse um livro. Mas como anime… Não sei… Não curti muito a direção desse anime em si, entende?

    Alias, você tem MyAnimeList?

Comentários