Shoujos são muito discriminados, não apenas no Japão, seu país de origem, como aqui no Brasil. Mas afinal, por que tanto julgamento por obras que se descrevem ser de “menininhas”? Por que ao contrário de diversas mulheres que conferem obras shounens, homens raramente conferem os shoujos que são lançados?

Primeiro temos que entender uma coisa: o que são obras shoujo? Assim como Kodomo, Shounen, Jousei, Seinen, Yaoi, Yuri, entre outros, são demografias, porém contendo obras mais voltadas para o público feminino. Entenda: eu disse DEMOGRAFIA, e não GÊNERO, e isso porque são lançadas em revistas cujo público alvo são meninas. Mas não se restringe a apenas isso, já que qualquer tipo de história pode ser publicada nesse tipo de revista, de romance a temas históricos/políticos.

Como a maior parte das histórias publicadas em revistas shoujo são romances, naturalmente que muita gente torce o nariz, principalmente quando vem do público masculino, porém há muitos homens, que é o caso daqui, do Anime21, que acompanham diversos tipos de anime, inclusive shoujos – e na verdade este termo só vale para mangás, e não animes, mas faz parte, a gente estende o significado para “animes adaptados de mangás shoujo”.

Para mostrar que nem tudo em shoujo é romance lindo e fofinho, envolto em histórias felizes e cheios de florzinhas, esta lista foi feita com animes, atuais ou não, adaptados de mangás shoujo (“animes shoujo”), que tratam sobre tudo e qualquer coisa, desde amizades e relacionamentos a intrigas históricas – exceto romance.

 

Banana Fish

Banana Fish
Este é um anime que vai contra tudo que é associado quando pensamos em animes shoujo; não há estudantes, vento nos cabelos oriundo de fontes desconhecidas, confissões tímidas ou cenários pacíficos. Muito pelo contrário! Somos introduzidos a um universo sanguinolento repleto de ódio, traições, orgulho, ganância, luxúria e tudo que um anime sobre gangues pode nos proporcionar.

O enredo é trabalhado de forma a destacar a carga dramática e enfatizar os sentimentos dos personagens — em especial do Ash, que passa por poucas e boas do começo ao fim. O desenvolvimento do enredo é fluído e sem muitas complicações que dificultam o entendimento da história com a medida certa de suspense e alguns cliffhangers ocasionais.

O fato de Banana Fish ser uma obra tão “peculiar” pertencente a um gênero um tanto quanto estereotipado a torna ainda mais atraente quando você percebe que, apesar de ser uma obra classificada como shoujo, romance é algo que está praticamente em falta por aqui.

Ao invés disso, ela se aprofunda na relação indescritível entre Ash e Eiji e como ela se desenvolve conforme o desenrolar dos acontecimentos desde o momento em que se conheceram até a conclusão da história sem deixar a desejar nada, o que é um ponto mais do que positivo.

Outro ponto positivo é a atualização no estilo do traço que o estúdio MAPPA fez em comparação ao traço original, dos anos 80. A animação e os personagens estão bem atuais e agradáveis aos olhos, então quem sente desconforto com traços mais antigos não há o que temer.

Banana Fish é um anime com bons personagens, uma quantidade significativa de reviravoltas, drama o suficiente para alimentar mais dois animes e uma conclusão de emocionar qualquer coração!

Destino: Violência, resenha de Banana Fish.

 

Tantei Team KZ Jiken Note

Tantei Team KZ Jiken Note

Crianças brincando de detetive e resolvendo casos de verdade! A maioria é coisa miúda, mas alguns são bastante sérios, envolvendo até mesmo a polícia.

A história em si começa quando Aya entra para o Tantei Team KZ, o clube de detetive dos garotos. No começo ela está bastante preocupada, porque cada um dos garotos possui uma habilidade única que os ajuda a resolver os casos, mas e ela, o que pode oferecer?

Logo eles e ela descobrem. Acima de tudo, Tantei Team KZ Jiken Note é uma história sobre amizade e sobre fazer parte de um grupo sem que todos precisem ser iguais para isso.

 

Natsume Yuujinchou

Natsume Yuujinchou
Natsume Yuujinchou é uma série de anime baseada no mangá homônimo de Yuki Midorikawa. Com exibição datada de 2008, a obra já conta a longo de 10 anos com seis temporadas e um longa-metragem (Natsume Yūjinchō: Utsusemi ni Musubu). O estúdio responsável pela animação é o Brain’s Base, casa de séries como Kuragehime (2010) e Ookami to Koushinryou II (2009), mas que tem Natsume Yuujinchou como um dos nomes mais fortes do catálogo.

A história traz como protagonista Takashi Natsume, um adolescente de 15 anos que perdeu os pais na mais tenra idade. Durante sua infância foi passado de parente para parente, cidade a cidade, devido uma circunstância interessante: Takashi é assombrado por espíritos. Acontece que sua avó, Reiko, tinha a habilidade de enxergá-los e, com muita malícia, os colocou sob seu controle. Com sua morte, os youkai (espiritos) procuram Takashi para serem libertados. Agora, morando na casa dos Fujiwara – quem Takashi jurou não incomodar com suas histórias de fantasmas – o garoto busca ser uma pessoa amável, mesmo com suas visitas paranormais.

A fórmula básica de Natsume Yuujinchou é nos apresentar a cada episódio um novo youkai, com personalidade, história e ambições originais, que procura o protagonista para ser libertado, ou em alguns casos, devorá-lo. A série toma os dramas pessoais dos diferentes personagens como ponto forte da trama, e é recomendada principalmente àqueles que buscam fortes emoções e histórias comoventes.

 

Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue

Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue
Um anime sobre um homem e uma gatinha que entra em sua vida. Mikazuki Subaru, um escritor de novels de terror, aos seus 23 anos vivia morando sozinho e evitando pessoas e outros tipos de atividades que atrapalhassem na sua vida cheia de solidão, embora ele não percebesse.

Desde criança, possui uma extrema fobia de contato com outras pessoas, além de nunca querer viajar com os seus pais porque a única paixão que tinha no mundo eram os livros. Até que os seus pais morreram em um acidente, e Subaru percebeu que nunca poderia voltar ao tempo em que era convidado para fazer as coisas e realmente aproveitá-las.

Até que um dia, Mikazuki encontrou uma gatinha que mudaria a sua vida, principalmente porque nunca teve animais de estimação, e assim passa a colocar outras prioridades no seu dia a dia além do seu livro e de seu trabalho.

O fantástico mundo de um cara estranho e sua gata, resenha de Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue.

 

Ouran High School Host Club

Ouran High School Host Club
Fujioka Haruhi é uma menina que simplesmente não está nem aí para a aparência e estuda tanto todos os dias que foi capaz de receber uma bolsa de estudos para ingressar em um colégio de ricaços. Quando pensava que sua vida seria tranquila e ninguém ligaria para ela e seu jeito masculinizado de se vestir, de repente ela entra em uma sala de música e encontra um clube de “hosts”, meninos bonitões que servem às mulheres como preferirem, mas com coisas dentro da lei, é claro.

Apesar dessas esquisitices todas, Haruhi teria uma chance de fugir sem ter que ser fazer parte daquele “antro” de gente rica e mesquinha, só que o problema foi ela ter quebrado um vaso caríssimo e, para pagá-lo, terá que fazer parte do clube. O “inferno astral” da garota começa aqui, principalmente porque ninguém sabia que ela era uma menina, até que…

 

Kujira no Kora

Kujira no Kora

Em um mundo coberto por um mar de areia a perder de vista navega uma ilha conhecida como a Baleia de Lama. Entre seus moradores existem os “Marcados”, pessoas as quais são garantidos poderes especiais em troca de vidas que acabam prematuramente.

Um dos Marcados se chama Chakuro, ele é o arquivista da ilha e aquele que protege Lykos, garota encontrada em outra ilha ao longo da viagem. Lykos carrega consigo vários mistérios e estes quando revelados serão responsáveis por abalar as estruturas da Baleia de Lama e mudar a vida de seus moradores para sempre.

Kujira no Kora possui uma animação belíssima e nos apresenta a um mundo fantástico intrigante, cheio de mistérios e sob um constante clima de luto pela morte, mas também de luta pela vida. Uma história de almas perdidas tentando encontrar o seu lugar no mundo.

Primeiras impressões de Kujira no Kora.

 

Akatsuki no Yona

Akatsuki no Yona
Akatsuki no Yona conta a história de Yona, que vive uma vida praticamente pacífica, desfrutando do que uma princesa tem acesso e só se preocupando com seu cabelo vermelho incontrolável. O ponto chave que alavanca a história se dá quando há um golpe arquitetado por Soo-won – seu primo e primeiro amor – é colocado em prática. Sendo assim, Yona precisa deixar sua vida confortável, escoltada por Hak, seu guarda, para sobreviver.

Nota-se então, uma fidelidade as limitações da personagem, é perceptível o quão atordoada a protagonista fica durante certo tempo. Os meios pelos quais ela encontra motivação e um objetivo são convincentes, cada passo para a mudança de espírito da personagem é bem posto.

O romance é suavemente tratado, quase que em segundo plano, enquanto sua jornada e questões políticas são postas. Yona precisa conciliar seus objetivos e tardar a reconstrução de sua vida, para que possa salvar as pessoas a sua volta, manejando armas e usando estratégias.

O que você pode desfrutar com Akatsuki no Yona é o crescimento do personagem na mesma medida em que seus cabelos cortados crescem: naturalmente. Causando tanta afeição quanto admiração pela mulher que a ex garotinha mimada de torna ao decorrer do mangá.

Trailer extendido, primeiras impressões de Akatsuki no Yona.

 

Fudanshi Koukou Seikatsu

Fudanshi Koukou Seikatsu
Apesar de enganar muita gente com o seu título, já que grande parte acredita que ser Fudanshi é ser gay, então no anime tem que ter romance de garotos se pegando, Fudanshi é apenas um anime sobre um garoto chamado Sakaguchi Hyou que gosta de histórias de garotos se pegando(repeti isso de propósito).

Este anime é um curta de 5 minutos bem humorado de como é o ponto de vista de um Fudanshi, contrastando muitas vezes com o de uma Fujoshi, que é mais representada que um menino que gosta de imaginar histórias hilárias envolvendo dois homens, e não o envolvendo.

Claro que muitas confusões são geradas e reações cômicas são criadas, porém todos podem assistir a este anime, principalmente porque se trata de uma paródia, não de um anime yaoi de verdade.

 

Donten ni Warau

Donten ni Warau
Este anime conta a história de três irmãos: Kumou Chutarou, o mais novo, Kumou Soramaru, o do meio, e Kumou Tenka, o mais velho. Eles vivem na era Meiji, onde as espadas foram banidas e qualquer um que desobedecer a restrição ao uso, será mandado a uma prisão que fica no Lago Biwa, a Gokumonjo.

Foi dada a tarefa de levar os meliantes para essa prisão aos irmãos Kumou, que apesar de terem muito amor e cumplicidade entre si, nada é perfeito, e muitas catástrofes poderão vir a acontecer.

Sorria, pois um novo sol irá aparecer, resenha de Donten ni Warau.

 

Gakuen Babysitters

Gakuen Babysitters

Ryuuichi Kashima é um colegial que tem um bebê para cuidar! Não se assuste com essa frase, pois Ryuuichi não é pai solteiro, mas sim um órfão que perdeu os pais em um acidente de avião e se tornou o responsável por seu irmão, Kotarou, sua única família.

No funeral de seus pais o jovem recebe uma proposta da diretora de uma escola de elite, mas em troca de um teto para morar e de um lugar para estudar o garoto vai precisar entrar no clube de babás da escola.

Sim, Ryuuichi usará toda a experiência que acumulou ao cuidar do irmão para ajudar a cuidar dos filhos das professoras em uma trama super fofa e descontraída, mas também cheia de momentos tocantes que exploram diversos aspectos do cuidar de uma criança.

Se você gosta de crianças pequenas, principalmente daquelas bem fofinhas que dão vontade de apertar e fazer carinho o tempo todo, esse anime é para você!

Que tal dar uma chance para um anime de babás?, resenha de Gakuen Babysitters.

 

Ghost Hunt

Ghost Hunt

Mai Taniyama é uma garota que junto com suas amigas estavam tentando atrair espíritos (brincadeira comum entre estudantes), mas o que para a menina era uma brincadeira inocente, para Kazuya Shibuya, presidente de uma agência especializada em investigar casos paranormais, é um trabalho muito sério e perigoso.

Seus caminhos se cruzam quando Mai causa um acidente que afeta o assistente de Shibuya e, de quebra, danifica um equipamento (uma câmera) usada para investigar um caso que envolvia a suposta “brincadeira” de atrair espíritos que a protagonistas e suas amigas estavam fazendo.

Como forma de ressarcimento, Mai passa a trabalhar para Shibuya em sua agência, assim ela adentrará no mundo sobrenatural e aprenderá que mexer com forças que estão além da nossa compreensão não é brincadeira.

 

Glass Mask

Glass Mask

Um clássico absoluto não apenas do shoujo, como do próprio mangá como mídia. Está em publicação desde 1976, mas nos últimos anos o ritmo de publicação diminuiu drasticamente e há anos não sai um capítulo novo. Já teve mais de uma adaptação para anime, sendo a mais antiga de 1984.

Maya sonha em ser uma estrela do teatro, mas ela vive apenas com a mãe e elas são terrivelmente pobres. Até que um dia ela é descoberta por Tsukikage, uma ex-atriz lendária cujo propósito em vida é encontrar uma atriz à sua altura para encenar o seu maior papel: a Deusa Carmesim.

Os ensaios são implacáveis, e mesmo a vontade de ferro de Maya vacila mais de uma vez. Uma companhia de teatro rival (e que deseja recriar a Deusa Carmesim por conta própria) as sabota sempre que tem a chance. Uma vida pessoal atribulada, a pobreza, os graves problemas de saúde da mentora. Nada disso irá parar Maya.

Ela só tem uma ameaça verdadeira: Ayumi, uma atriz da mesma idade que ela, mas filha de artistas consagrados e que pisa nos palcos desde muito antes dela.

Glass Mask é uma obra obrigatória para fãs de shoujo, e seu drama e a história incrível dessa aspirante a atriz fazem dela entretenimento e arte de alto nível para qualquer um que se der essa oportunidade.

Colecionando máscaras: Deusa Carmesim do Teatro, a atriz definitiva, resenha de Glass Mask (1984).

 

Comentários