Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

Acho complicado contar histórias com protagonistas que já são desde o começo super-poderosos – e isso não se limita a poderes sobre-humanos ou que desafiem as leis da física; personagens super-inteligentes como o Lelouch se qualificam como super-poderosos também para o propósito dessa argumentação. Lelouch, que já era super-inteligente, ganhou o poder psíquico de fazer qualquer um com quem tenha contato visual obedecê-lo. Como contar uma história assim? Ele pode simplesmente sair andando pelo campo de batalha, como ele fez, e distribuir ordens para todos, amigos e inimigos. Deu certo!

Por outro lado Code Geass fez um esforço (mínimo, mas mesmo isso já é mais do que muitos outros, como o mais recente Aldnoah.Zero, só para citar um exemplo) para explicar como seu protagonista poderia ser um gênio tático. É simples: ele é um gênio do xadrez, jogo que ele joga há provavelmente muitos anos, ampliando e polindo suas habilidades. Lógico que um campo de batalha não é igual a um tabuleiro de xadrez, e o próprio anime reconheceu isso, mas pareceu-me verossímil a suposição de que alguém muito bom em um já saia de início com vantagem no outro.


Anime21 Diário

Informe o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Lelouch ganhou seu Geass do nada. A coisa caiu no seu colo – convenientemente no último instante, amplificando o efeito dramático. Além disso ele é um estudante colegial super-inteligente. Ok, existem pessoas super-inteligentes, mas ele é claramente super-inteligente mesmo para padrões einsteinianos. Nada vai mudar isso. De toda sorte, ter pelo menos explicado (e mostrando, não contando) como ele pode ser um comandante de campo tão competente foi algo positivo e que me deixou com boa impressão. Como até agora o anime ainda não se meteu em nenhum dos becos sem saída dos protagonistas super-poderosos estou achando o Lelouch um personagem interessante, cativante à sua própria maneira. Mas ainda não sei quase nada sobre ele.

Sei agora, porque o anime contou, que ele é um príncipe que até então acreditava-se morto. Me pergunto como ele conseguiu se esconder se nem o nome está disfarçando. Quero dizer, não está, está? Com qual sobrenome será que se matriculou em seu colégio? Duvido que existam muitos plebeus britânicos (desculpe mas não vou escrever britannianos) ou sequer nobres fora da família real que ostentam o Britannia em seus nomes. Na verdade, mesmo sem nada saber, aposto que não existe ninguém fora da família real com esse sobrenome. Assim sendo, ele pode até continuar sendo Lelouch, mas deve ser, sei lá, Lelouch Guinness. Ou então o império que conquistou o mundo tem um registro de cidadãos muito ruim.

A chave do robô é um PENDRIVE!

Acreditava-se que Lelouch estava morto, sua mãe está morta, e ele tem uma irmã (ele se refere a ela enquanto conversa ao telefone com sua colega de escola). Uma princesa também? Mas bem, a morte da mãe provavelmente é chave para o ódio que ele sente contra a própria nação. Motivos simples, personagem simples, anime simples. E o tal do Suzaku, hein, o que o move? Quais são seus motivos? Acho que deveria ter parecido que ele se importa com os japoneses (até salvou uma mãe em queda livre e seu bebê), mas por que exatamente ele acreditou que derrotar a resistência faria o príncipe Clovis recuar? O único efeito possível dessa ação seria exatamente o que ocorreu: os sobreviventes japoneses ficariam indefesos. E seriam massacrados, não fosse a intervenção de Lelouch.

Projeto super-secreto do Império Britânico: robô militar de resgate de pessoas em queda de edifícios

O que aquele cientista louco (que é irmão do Clovis? ou entendi errado?) disse que convenceu o Suzaku? Como um japonês, talvez ele não soubesse que as ordens eram exatamente exterminar todos do distrito, mas se àquela altura já não tinha entendido isso então ele é muito burro. O que, pensando bem, combina com sua decisão de derrotar a resistência japonesa. Quanto a porque ele decidiu servir no exército britânico em primeiro lugar ainda não há pista alguma, mas deve ser algo simples como “para sustentar alguém” ou “por chantagem”. Code Geass é um anime simples, afinal.

Quais são suas intenções, Suzaku? E o seu QI?

Suzaku descobriu que com aquele robô especial, o Lancelot, ele consegue derrotar com facilidade unidades inteiras de outros robôs – mesmo aqueles usados pelos nobres, que supõe-se ser o que há de mais avançado em material militar de linha. Mas isso não significa que possa de verdade proteger o povo japonês. Os rebeldes também descobriram que sua causa, por mais nobre que se lhes pareça, causa dor e sofrimento para o próprio povo do qual se pretendem libertadores. O Lelouch descobriu que pode usar seu novo poder e suas habilidades de enxadrista para, sozinho, dominar campos de batalha inteiros – mas enquanto um tabuleiro de xadrez é previsível, o campo de batalha não é. Nesse episódio ficou claro que muita coisa é possível. E mais claro ainda ficou que nem tudo é possível.

  1. É Fábio, eu ainda vou ter que ver, o anime Code Geass outra vez para acompanhar estes artigos, já faz uns bons anos que vi a primeira temporada deste anime, mas ainda me lembro dos momentos mais importantes. Eu não te quero dar uma noticia desmotivadora, mas o Suzaku é o personagem mais controverso do anime, eu não diria que ele é burro, mas a linha de raciocínio é muito rasa, ele é descendente de japoneses, mas não se importou em se alistar no exercito que colonizou o seu país de origem, Isso e o facto, dele não se importar de matar a resistência japonesa, mas salva os civis, mas que porcaria passa na cabeça deste personagem, ele é pior que um mercenário, pois está disposto a matar os seus compatriotas que só querem a sua liberdade. O mecha que o Suzaku usa, o Lancelot é muito overpower, mas não penses que ele é o melhor mecha, dentro das elites do Imperador Charles, pai do Lellouch. O Lellouch, mesmo antes de ganhar o geass, ele já era um génio, então quando ganhou o geass, despertou o génio máximo dele. Ele é um exímio jogador de xadrez, a maneira que ele vai utilizar nas suas estratégias de ataques ao Império Britânico, vai ser semelhante a um jogo de xadrez, o impressionante no Lellouch é que ele tem uma grande capacidade de previsão, daquilo que os seu inimigos vão fazer. E como bom vilão que o Lellouch é, não se vai coibir de usar os pobres coitados que compõem a resistência Eleven nos seus planos. Eu quando vi a primeira temporada de Code Geas, gostei mais dos integrantes da resistência japonesa, principalmente o líder (aquele que ainda usa uma Katana numa era de mechas), as motivações deste líder e dos seus seguidores é muito verossímil, afinal, quem gostaria de ver o seu país ser ocupado, por uma potência estrangeira e esta estar a deturpar a cultura deles e ainda a imporem a sua vontade. Quanto à irmã do Lellouch, nem vou dizer nada, a impressão que eu tive dela nos 50 episódios do anime, é que ela é uma ingrata e ingénua, se ela soubesse aquilo que tudo aquilo que o seu irmão Lellouch fazia, era pelo bem dela e do mundo, se calhar não seria assim.
    Como sempre mais um excelente artigo de Code Geass Fábio.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Veja sim! =)

      O Suzaku parece bem complicado mesmo. Veremos se ele é assim por ser um personagem complexo ou por ser um personage mal feito.

      A resistência por enquanto está muito genérica, mesmo a garota de cabelos vermelhos que apareceu bastante parece só uma histriônica valente (qualquer semelhança com a Asuka de Evangelion NÃO É mera coincidência). Ela chorar pelo irmão quando achou que ia morrer contudo foi muito estranho, quebrou toda a imagem que eu tinha dela. Vamos ver como se desenvolve.

      Por fim o Lelouch. A essa altura estou tentado a crer que ele age muito mais por motivos pessoais do que para libertar o Japão ou derrotar o Império ou coisa que o valha. Mas está sendo bem construído, vamos ver.

      Obrigado pela visita e pelo comentário! =)

      • A garota de cabelos vermelhos, vai ser muito importante, no anime e para o protagonista, tanto a nível pessoal, como nas batalhas. Ela faz-se de forte, mas ela também tem sentimentos, ela quando entrou na resistência, sabia que poderia perder amigos e o irmão, mas isso não quer dizer que ela não possa chorar, ao longo do anime, tanto os homens como as mulheres ainda vão chorar muito. Já para não dizer que ela,pelo menos para mim, foi a melhor piloto do anime, com o seu mecha vermelho. E acertaste na mosca, nesta fase inicial do anime, o Lellouch age mais por motivos pessoais que outra coisa, só mais lá para a frente é que ele começa a agir mais em prole das pessoas.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      É que o Clovis disse algo como “parece que devo ao meu irmão” depois do Suzaku salvar a pele dele. Mas enfim, não pareceu e continua não parecendo importante. =)

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      E ah, se você “responder” alguma coisa que seja importante para a história qualquer dia desses eu te mato, viu =P Mas acho que você já sabia disso, por isso falou só do cientista louco =D

      • Iwan

        ah
        eu até posso te dizer porque ele disse isso mas sei lá né
        basicamente os subsídios pro projeto camelot dos knightmares são patrocinados por um príncipe da britannia.
        não é que o Loyd é irmão do Clovis, o chefe do Loyd é.

Comentários